TACURU
Rogério Torquetti é reeleito prefeito de Tacuru com 2.208 votos
Candidato do PSDB obteve 100% dos votos em um pleito com candidatura única.
06/10/2024
16:55
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Rogério Torquetti foi reeleito prefeito de Tacuru, após receber 2.208 votos nas eleições de 2024. O candidato do PSDB alcançou 100% dos votos, uma vez que a cidade teve apenas uma candidatura para o cargo. A votação ocorreu neste domingo (6).
Tacuru, localizada a 356,5 quilômetros de Campo Grande, tinha 7.170 eleitores aptos a votar, com um aumento de 7,9% no eleitorado em comparação com as eleições de 2020. O vice-prefeito eleito é José Antônio de Souza, conhecido como Zé Antônio, também do PSDB.
Na eleição anterior, em 2020, Rogério Torquetti concorria contra Odilon (PT) e foi declarado vencedor com 2.253 votos, quando 72,73% das urnas haviam sido apuradas. Naquela ocasião, seu vice era Paulo Pedro Rodrigues, o Pedrinho (PSDB).
Perfil dos eleitos
O prefeito reeleito, de 41 anos, é casado e pecuarista, natural de Icaraíma (PR). Torquetti fez parte da coligação “Tacuru seja ainda mais abençoado, Deus eternamente seja louvado!”, que incluía partidos como PP, Podemos, PL, e Federações do PSDB e PT.
Zé Antônio, o vice-prefeito, tem 71 anos, é divorciado e servidor público municipal, natural de Pirapozinho (SP).
Cenário eleitoral em Mato Grosso do Sul
Em Mato Grosso do Sul, três cidades apresentaram apenas um candidato ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além de Tacuru, Novo Horizonte do Sul e Santa Rita do Pardo também tinham um único concorrente.
Conforme informações do DivulgaCand, todos os candidatos nesses municípios são do PSDB e estão buscando a reeleição. Em 2020, Torquetti se elegeu pelo Patriota, mas para o pleito de 2024, mudou-se para o PSDB.
De acordo com o ex-juiz do TRE-MS, Elton Nasser, a presença de apenas um candidato para o cargo de prefeito não infringe normas legais. A legislação eleitoral não estabelece um número mínimo de candidatos ou eleitores para validar uma eleição, mas é necessário seguir as regras gerais.
Eleições 2024
O primeiro turno das eleições de 2024 ocorreu neste domingo (6) em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, com mais de 2 milhões de eleitores considerados aptos pela Justiça Eleitoral para votar. Os eleitores escolheram prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos, e os eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2025.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Pedro Caravina assume presidência da comissão mais importante da Assembleia
Leia Mais
Economia forte: abertura de empresas cresce 50,5% em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Parlamentares apreciam duas matérias na primeira sessão de 2025
Leia Mais
Lula critica plano de Trump para Gaza: 'Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos'
Municípios