POLÍTICA
Aeronave presidencial da FAB apresenta problema técnico após decolagem no México
Após decolagem, avião que transportava o presidente Lula precisa retornar ao aeroporto devido a falha técnica
01/10/2024
18:33
G1
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na manhã desta terça-feira (1º), a aeronave presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável por transportar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do México ao Brasil, enfrentou um problema técnico logo após a decolagem na Cidade do México. De acordo com informações preliminares divulgadas por fontes do governo e confirmadas pela FAB, a falha já foi solucionada, mas a aeronave precisará retornar ao aeroporto de origem para completar o pouso, após queimar uma quantidade necessária de combustível, por questões de segurança.
O problema técnico foi identificado logo após a decolagem, com 16 pessoas a bordo, incluindo o presidente. A aeronave em questão é o VC-1, utilizado regularmente em missões presidenciais. Embora a natureza exata da falha ainda não tenha sido confirmada, uma das hipóteses mencionadas é a colisão com um pássaro, que teria atingido uma das turbinas do avião, forçando o retorno imediato ao aeroporto da Cidade do México.
Até o momento da última atualização, a aeronave ainda estava no ar, aguardando a queima de combustível para permitir um pouso seguro. Segundo uma fonte oficial, o tempo estimado para o pouso variava entre duas e duas horas e meia, mas o exato momento do início dessa contagem não foi especificado.
O presidente Lula estava no México para a cerimônia de posse da presidente Claudia Sheinbaum, a primeira mulher a assumir o cargo no país. Antes disso, ele havia participado da Assembleia Geral da ONU em Nova York, nos Estados Unidos. Mesmo diante da situação, o presidente e sua equipe mantêm contato constante com o Palácio do Planalto e estão tranquilos quanto à resolução do problema.
Em nota oficial, a Força Aérea Brasileira confirmou o ocorrido e assegurou que os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso. A FAB também informou que o consumo de combustível está sendo monitorado e, assim que atingido o nível necessário, a aeronave retornará ao aeroporto de origem para o pouso. A FAB declarou:
“A aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México. Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem.”
Esse não é o primeiro incidente envolvendo aeronaves presidenciais neste ano. Em janeiro, um avião que transportava a equipe de segurança do presidente apresentou uma pane em Campina Grande, Paraíba, o que impediu a decolagem. Em fevereiro, outro episódio foi registrado, quando a decolagem da aeronave presidencial foi interrompida no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por motivos técnicos.
Apesar das dificuldades, a previsão é que o presidente Lula retorne ao Brasil ainda nesta terça-feira, mas em outra aeronave, após a substituição do avião no México.
Clique AQUI e siga JE no Instagram para mais atualizações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Auxílio-doença: Conheça os requisitos para ter direito ao benefício
Leia Mais
Sebrae lança inscrições para o Brasil Mais Produtivo em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Chapadão do Sul homenageia farmacêuticos da rede pública de saúde
Leia Mais
Barron Trump se destaca na cerimônia de posse ao lado dos pais
Municípios