POLÍTICA
Presidente da ALEMS celebra acordo do STF que põe fim aos conflitos fundiários em Antônio João
Deputado Gerson Claro destaca o protagonismo da ALEMS no acordo que encerra um dos mais longos conflitos de terras em Mato Grosso do Sul
26/09/2024
15:30
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro, celebrou na manhã desta quinta-feira (26), durante a sessão plenária, o acordo histórico celebrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que põe fim ao conflito fundiário na região de Antônio João, um dos mais antigos e complexos de Mato Grosso do Sul.
Gerson Claro ressaltou o papel central da ALEMS no debate sobre a questão fundiária e a importância de buscar soluções pragmáticas que beneficiem todas as partes envolvidas. Segundo ele, o acordo representa um marco que coloca de lado as posições ideológicas e prioriza o bem-estar humano e a justiça para as partes envolvidas.
"Nós vamos pautar e estamos pautando o nosso trabalho, buscando o resultado. E o resultado alcançado com este acordo no STF, deixa de lado posições ideológicas e assume o compromisso de humanidade", afirmou Gerson Claro. O deputado destacou que o acordo traz esperança para diversas comunidades indígenas e famílias de pequenos e grandes produtores que, por décadas, sofreram com a insegurança jurídica sobre a terra. "Esperamos comemorar ainda mais vitórias para o nosso Estado", completou.
O acordo celebrado pelo STF define uma indenização aos proprietários das terras reivindicadas pelos indígenas, abrangendo tanto o valor das benfeitorias quanto o da terra nua, somando um total de R$ 144,8 milhões. Após o pagamento ser efetuado pela União, as comunidades indígenas poderão retomar definitivamente a Terra Indígena Nhanderu Marangatu, reconhecida como território tradicional do povo Guarani-Kaiowá.
Esse acordo histórico representa um avanço significativo na pacificação de disputas fundiárias em Mato Grosso do Sul, encerrando décadas de tensão e incerteza para todas as partes envolvidas.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prédios abandonados no Jardim Santa Luzia serão revitalizados para geração de empregos
Leia Mais
Bataguassu realiza primeiro mutirão da saúde e atende mais de 850 pessoas
Leia Mais
Município de Bataguassu receberá R$ 408 mil na segunda parcela do FPM de Janeiro
Municípios