MEIO AMBIENTE
MS está em alerta para onda de calor e umidade de deserto
Campo Grande tem previsão de temperatura máxima de 39°C e umidade mínima que pode chegar a 10%
08/09/2024
11:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Mato Grosso do Sul está sob alerta de onda de calor e baixa umidade, com níveis semelhantes aos de regiões desérticas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os dois avisos emitidos são classificados como de "perigo", com riscos à saúde e ao meio ambiente.
Para os próximos dias, Campo Grande deve enfrentar temperaturas de até 39°C e uma umidade mínima que pode atingir 10%. O alerta de calor se estende até terça-feira (10), exigindo cuidados especiais da população.
Neste domingo (08), a capital do estado, Campo Grande, deve registrar 38°C, com umidade entre 15% e 40%. Na segunda-feira (09), as temperaturas caem levemente para 37°C, mas a umidade segue baixa, entre 15% e 40%. Na terça-feira (10), espera-se 36°C, com umidade mínima de 15%.
A previsão para quarta-feira (11) indica 36°C, com umidade de 12%, e na quinta-feira (12), os termômetros podem chegar novamente aos 39°C, enquanto a umidade atinge os preocupantes 10%. O alerta de baixa umidade abrange 69 municípios, com o aviso de calor extremo terminando às 19h deste domingo.
Segundo o meteorologista Cleber Souza, "a partir de hoje começa uma nova onda de calor, que ocorre quando as temperaturas ficam 5°C acima da média. Será uma semana extremamente quente, o que favorece a queda brusca da umidade do ar".
A combinação de calor intenso e baixa umidade eleva os riscos de incêndios florestais, além de afetar diretamente a saúde das pessoas. Entre os problemas estão o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de um aumento na ocorrência de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos.
O Inmet orienta a população a tomar medidas preventivas, como beber bastante água, evitar atividades físicas ao ar livre e reduzir a exposição ao sol durante os horários mais quentes do dia. Recomenda-se ainda o uso de hidratantes para a pele e a umidificação dos ambientes internos, visando reduzir o impacto do ar seco.
Em caso de emergências, as autoridades recomendam contatar a Defesa Civil, pelo número 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Além de Campo Grande, diversas cidades de Mato Grosso do Sul estão sob os mesmos alertas de calor extremo e baixa umidade. Em Corumbá, os termômetros podem atingir impressionantes 42°C neste domingo, com umidade mínima de 10%. Ao longo da semana, a cidade deve manter temperaturas entre 39°C e 42°C.
Em Miranda, as temperaturas variam de 39°C a 40°C; em Três Lagoas, os termômetros marcam entre 37°C e 39°C; Dourados, de 38°C a 40°C; Bonito, de 38°C a 40°C; e em Bodoquena, as máximas ficam entre 37°C e 39°C.
Além de hidratação constante, é recomendado evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, quando os índices UV são mais altos, o que aumenta o risco de queimaduras e complicações como insolação. Para quem precisa se deslocar, o uso de protetor solar e chapéus ou bonés pode ajudar a reduzir os danos causados pelo calor intenso.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro foi alertado sobre fraudes no INSS ainda na transição de governo, dizem peritos
Leia Mais
TCE-MS lança consulta pública para definir áreas de fiscalização em 2026
Leia Mais
Mega-Sena pode pagar R$ 54 milhões no sorteio desta quinta-feira
Leia Mais
MS Florestal abre 53 vagas de emprego em Santa Rita do Pardo
Municípios