COMEMORAÇÃO
Desfile da Independência em Campo Grande tem menos autoridades políticas
Governador Riedel comenta sobre PEC da Segurança que ainda vai tomar conhecimento da proposta
07/09/2024
22:15
O ESTADO
CAROL CHAVES
Com menos autoridades políticas do que o costume, o Desfile Cívico em comemoração aos 202 anos de Independência do Brasil neste sábado (7) contou com os deputados federais Dagoberto Nogueira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Gerson Claro (PP), além da prefeita Adriane Lopes, que fez uma breve passagem, do governador Eduardo Riedel e participação de Camila Jara (PT) durante o grito dos excluídos.
ância do ato que acontece anualmente na Afonso Pena com 13 de Maio. ‘temos que proporcionar às crianças o debate de como chegamos até aqui”, comentou.
Em resposta ao jornal O Estado, governador também comentou sobre a PEC da Segurança Pública que será discutida entre os governadores, com o presidente Lula e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. “A gente conversou com o ministro na semana passada em Goiânia, junto com os governadores do Brasil Central, e o ministro pediu apoio para que pudéssemos avançar com a PEC. Eles têm intenção de evoluir a Polícia Rodoviária Federal para Unidade Ostensiva Federal, mas não tivemos acesso ainda ao texto da PEC”, informou o chefe do Executivo estadual.
De acordo com Riedel, o primeiro contato foi positivo. “Acho que toda iniciativa que a União for fazer somada ao Estado para poder melhorar a Segurança Pública é bem-vinda. Nós temos que entender bem o texto, mas a primeira abordagem do ministro foi positiva com resguardo e autonomia do Estado”.
O deputado Luiz Ovando (PP), comentou o “recesso branco” e enfatizou a importância de separar o momento cívico de campanhas eleitorais. “Não vejo dificuldade, um problema simples você separar um momento cívico patriótico do momento político eleitoral. Na minha forma de ver, eles se complementam. Devemos, através da campanha eleitoral, eleger os nossos representantes que estarão defendendo os interesses cívicos patrióticos da população e olhando suas necessidades. Aqui nós não podemos fazer campanha e nem devemos, mas saindo daqui estaremos em atividade política eleitoral’.
Ovando aproveitou para falar da influência da presença de representante da bancada federal. “Quando se olha para o deputado, eu represento aqueles que votaram em mim, e sendo eleito, represento o Estado de Mato Grosso do Sul, então é justo que eu esteja aqui representando o Estado e parcela da população dele”.
Candidatas
As únicas postulantes à Prefeitura de Campo Grande que compareceram foram Adriane Lopes (PP), e Camila Jara, sendo que a prefeita ficou presente até o hasteamento das bandeiras, momento tradicional do Desfile Cívico.
Já a deputada federal petista, compareceu durante o ato do “Grito dos Excluídos”, manifestação realizada todos os anos após as comemorações do 7 de setembro. “A gente entende que a independência do nosso país ainda não chegou para todas as pessoas. Estamos cobrando alimentação digna para todos e que os serviços públicos cheguem não só no Centro, mas nos bairros também”, disse Camila.
Segundo Camila, atos de campanha estavam sendo realizados nas proximidades do evento com sua equipe distribuindo ‘santinhos’ mas ressaltou que sua participação não era por campanha e sim por “militância’. “Estamos aqui para respeitar o direito dos povos excluídos. Quando a gente chega e diz as nossas pautas a gente está mostrando porque lutamos e quais direitos a gente vai defender quando estiver à frente da Prefeitura”, concluiu.
O Desfile tinha expectativa de reunir 10 mil pessoas, mas números oficiais serão divulgados posteriormente. Participaram Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e grupamentos do Exército Brasileiro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Anitta trava disputa judicial contra farmacêutica por uso de nome em cosméticos
Leia Mais
Justiça condena deputado Nikolas Ferreira por discurso transfóbico na Câmara
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 11 milhões
Leia Mais
CBF nega camisa vermelha da Seleção Brasileira e afirma compromisso com estatuto
Municípios