ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Alems aprova isenção de 2ª Via de documentos para pessoas em situação de rua
Deputados também aprovam o ingresso de oficiais temporários no Corpo de Bombeiros e avançam em projeto de conscientização sobre Ceratocone.
28/08/2024
14:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quarta-feira (28), os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram três importantes propostas durante a Ordem do Dia. Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 227/2022, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB) e coautoria do deputado Paulo Duarte (PSB), que altera a Lei 3.665, de 6 de maio de 2009. A nova redação amplia a isenção do pagamento de taxa para a confecção de segundas vias de documentos para pessoas idosas ou carentes que foram vítimas de crimes, incluindo agora também pessoas em situação de rua. A matéria segue para sua última análise em plenário, onde receberá a redação final.
A proposta determina que pessoas em situação de rua, comprovadamente verificadas pela Secretaria de Estado responsável, terão direito à isenção da segunda via da carteira de identidade, independentemente de prova de subtração do documento devido a ações criminosas.
Outros Projetos Aprovados
Também em segunda discussão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 146/2024, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta o ingresso de Oficiais e Praças Temporários no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS). O projeto define as prerrogativas funcionais, os direitos e as vedações aplicáveis aos bombeiros temporários, além de estabelecer as normas do Quadro de Bombeiro Militar Temporário (QBMT). O projeto agora segue para sanção governamental.
Primeira Discussão
Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 138/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT). A proposta, que agora segue para nova análise em segunda discussão, institui uma campanha de ações preventivas e de conscientização sobre o Ceratocone no Estado de Mato Grosso do Sul. O Ceratocone é uma doença genética e hereditária que pode levar à cegueira.
Serviço
As sessões da ALEMS são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 9h, e podem ser acompanhadas presencialmente ou por transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMS no canal 7.2 sinal aberto, canal 9 da Claro NET TV ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5 sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eve, da Embraer, realiza primeiro voo do protótipo de eVTOL em escala real
Leia Mais
Após laudo da PF, Moraes concede prisão domiciliar humanitária ao general Augusto Heleno
Leia Mais
Operação Natal começa nesta terça e reforça combate a acidentes fatais nas rodovias federais de MS
Leia Mais
Correios divulgam funcionamento das agências no período de fim de ano em MS
Municípios