CORUMBÁ
Marcelo Iunes é multado em R$ 79,8 mil pela Justiça por divulgar pesquisa eleitoral irregular
Prefeito de Corumbá, radialista e empresa de comunicação tiveram que responder por desinformação
27/08/2024
15:15
Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB) em agenda na cidade localizada a 428 km de Camp Grande (Foto: Instagram)
O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB), foi condenado pelo juiz eleitoral Jessé Cruciol Junior a pagar uma multa de R$ 79,8 mil por ter divulgado uma pesquisa eleitoral irregular. Além de Iunes, a Associação Pantaneira de Comunicação e Cultura, que opera a Rádio Comunitária FM Pantanal - 87.9, e o radialista Joel de Souza também foram penalizados.
A denúncia, apresentada pelo partido Solidariedade, alega que no dia 25 de julho deste ano, o prefeito foi até a rádio e divulgou dados de uma pesquisa eleitoral sem comprovar a veracidade das informações. Esse ato foi considerado um crime eleitoral e também foi divulgado na página do Facebook do radialista Joel de Souza.
Em sua defesa, Joel alegou à Justiça que apenas realizou a entrevista e que não participou da divulgação dos dados, afirmando que não se responsabilizava pelo ato. Marcelo Iunes, por sua vez, argumentou que a divulgação ocorreu após a realização das convenções partidárias e se tratava de uma "simples sondagem informal", negando que tenha caracterizado a divulgação de uma pesquisa sem prévio registro.
A Associação Pantaneira de Comunicação e Cultura inicialmente defendeu que se tratava de propaganda eleitoral, mas depois alegou que não houve pesquisa, apesar do prefeito ter usado esse termo durante a entrevista.
O juiz acatou a denúncia apresentada pelo partido Solidariedade e determinou a retirada da entrevista do ar. A decisão foi cumprida, e a página do Facebook onde a entrevista estava disponível já foi removida.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Filho diz que matou a mãe em Glória de Dourados após ser impedido de sair para comprar drogas
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Municípios