CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Aprovado PL do vereador Carlão sobre Assistência Médica Contínua a pessoas com deficiência que terão laudos válidos indeterminadamente
27/08/2024
14:20
JANAÍNA GASPAR
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, desta terça-feira (27), foi aprovado o Projeto de Lei 11.037/23, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), que altera o Art. 3º da Lei n. 6.321, de 31 de outubro de 2019, autorizando o Poder Executivo a criar o Programa de Assistência Médica Contínua a Pessoas com Deficiência e com Doenças Crônicas. Estabelecendo que o laudo médico pericial que ateste a necessidade de assistência médica contínua a pessoas com deficiência e outras doenças crônicas, passa a ter prazo de validade indeterminado.
“Esse laudo com validade indeterminada vai facilitar o tratamento e assistência médica contínua às pessoas com deficiência e com doenças crônicas. Essa alteração deve-se em razão de mães, especialmente as que possuem lar atípico com a presença de pessoa com transtorno do espectro autista - TEA, continuar enfrentando busca por agendamento médico, com perda de dia de trabalho ou atividade, deslocamentos, gastos e em geral, a média de espera para consulta, perícia e laudo, pode chegar até dois anos. O caráter permanente deste transtorno torna injustificável e desnecessária esta exigência burocrática. Ampliar o prazo de validade destes laudos facilitará muito a vida dos portadores e de seus familiares, podendo ainda apresentar cópia autenticada acompanhada do original para verificação, conforme exigência”, explicou Carlão.
Conforme o Projeto, o laudo de que trata a lei poderá ser emitido por profissional da rede de saúde pública ou privada, observados os demais requisitos para sua emissão estabelecidos em legislação pertinente. A matéria segue para sanção do Executivo Municipal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Anitta trava disputa judicial contra farmacêutica por uso de nome em cosméticos
Leia Mais
Justiça condena deputado Nikolas Ferreira por discurso transfóbico na Câmara
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 11 milhões
Leia Mais
CBF nega camisa vermelha da Seleção Brasileira e afirma compromisso com estatuto
Municípios