Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Paulo Duarte faz apelo para salvar Pantanal de desastre ambiental

“O Pantanal corre risco de desaparecer, de deixar de ser a maior área alagada para se tornar um deserto", alertou Paulo Duarte

25/06/2024

11:29

HELOÍSE GIMENES

©DIVULGAÇÃO

As queimadas no Pantanal avançam a passos largos para se tornar o ano mais devastador em número de incêndios, superando todos os índices captados pela Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O deputado Paulo Duarte (PSB) fez um apelo na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), na sessão desta terça-feira (25), para salvar a maior planície de inundação contínua do planeta.

“O Pantanal corre risco de desaparecer, de deixar de ser a maior área alagada para se tornar um deserto. Estive neste fim de semana na Festa de São João e assisti cenas dramáticas, com o avanço do fogo na área rural. Corumbá concentra a maior parte dos focos e a população de toda região tem sofrido com a fumaça. Assim como o mundo se une pela Amazônia, faço um apelo para que salve o Pantanal”, disse.

Duarte informou que uma delegação do Governo Federal deve visitar a área na próxima sexta-feira e sugeriu que o presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), esteja presente, como forma de evidenciar o protagonismo da ALEMS no debate das queimadas do Pantanal.

Gerson reforçou o convite ao Centro Integrado de Comando e Controle do Mato Grosso do Sul (CICC), às 16h30 de hoje. “Vamos buscar informações sobre as ações de combate. Primeiro, a solução para conter o fogo e, num segundo momento, vamos tratar da responsabilização”. 

Em aparte, Zeca do PT disse que os motivos do desastre é o desmonte que passaram os órgãos federais de defesa ambiental, como o Ibama. Para João Henrique (PL), a grande massa orgânica contribuiu para a situação em que se encontra uma das maiores reservas naturais do Brasil. Coronel David (PL) e Mara Caseiro (PSDB) falaram que o momento é de colocar em prática as ações emergenciais e esquecer discursos políticos.

Gleice Jane (PT) ressaltou a necessidade de debater a pauta ambiental. “A terra das águas pegando fogo. O recente desastre no Rio Grande do Sul. É a natureza dando resposta para forma como o ser humano tem utilizado e se apropriado do meio ambiente. Precisamos nos aprofundar no debate das questões climáticas”.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: