ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
PL de Antônio Vaz visa Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho
21/06/2024
16:12
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 127/2024, de autoria do deputado estadual Antônio Vaz (Republicanos), que dispõe sobre o estabelecimento do Programa “Meu Primeiro Emprego”, objetivando ações voltadas a inserção de jovens no mercado de trabalho no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul.
De acordo com o texto, para se inscrever no programa, o jovem deve ter entre 15 e 24 anos, conforme a Lei nº 12.852/2013, que institui o Estatuto da Juventude. A justificativa da proposta elenca vários objetivos, como o estabelecimento de políticas de incentivo à qualificação e formalização dos jovens trabalhadores e autônomos, desenvolvimento de projetos de qualificação e requalificação profissional, além da implantação de trabalho solidário nas áreas de políticas públicas de assistência social. O programa visa incluir jovens profissionais em programas oficiais e conveniados de apoio a creches, asilos, associações de moradores, adolescentes e jovens, habitação e portadores de necessidades especiais.
Conforme o deputado Antônio Vaz, a inserção de jovens no mercado de trabalho é crucial para o desenvolvimento econômico e social do estado, pois proporciona oportunidades de crescimento, qualificação e estabilidade financeira para a população jovem. “É uma iniciativa muito importante que visa promover a inclusão social e econômica dos jovens do Mato Grosso do Sul. Com a criação de novos postos de trabalho, qualificação profissional e apoio na busca por emprego, o programa contribuirá para o desenvolvimento sustentável do Estado e para a construção de um futuro mais promissor para a juventude”, complementou o deputado Vaz.
Prioritariamente, o programa atenderá jovens em situação de desemprego, que não tenham possuído vínculo formal anterior, e integrantes de famílias com renda mensal per capita de até um salário-mínimo. A iniciativa garantirá a priorização dos jovens cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou no Portal Emprega Brasil, observando a ordem cronológica das inscrições.
A implementação do programa está prevista para 90 dias após sua publicação, com regulamentação a ser realizada pela Autoridade Administrativa competente no prazo de 90 dias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Refis 2025 mantém descontos de até 90% até 28 de novembro em Três Lagoas
Leia Mais
Receita Federal reforça controle nas fronteiras de Mato Grosso do Sul após Anvisa proibir entrada de remédios para emagrecimento
Leia Mais
Deputados votam nesta terça mudanças na carreira de agentes socioeducativos em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Bolsonaro recebe visitas dos filhos na Superintendência da PF sob regras rígidas determinadas pelo STF
Municípios