Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

PANTANAL TECH MS

Vitrines tecnológicas do Pantanal Tech MS abordarão técnicas de criação e cultivo sustentável

Evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de junho

21/06/2024

18:40

ASSECOM

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o Governo do Estado de MS, em parceria com instituições públicas e empresas privadas, realizam Vitrines Tecnológicas durante o Pantanal Tech MS nos dias 28 e 29 de junho de 2024, na Unidade Universitária de Aquidauana.

Nestes ambientes o participante irá conhecer as mais inovadoras técnicas de criação e cultivo dedicadas à atividade produtiva sustentável no pantanal e terá a oportunidade de conversar com pesquisadores, especialistas e técnicos renomados em suas áreas, para trocar experiências e conhecimento.
As vitrines estarão disponíveis para visitas guiadas durante todo o evento e o acesso é gratuito.

Faça a sua inscrição gratuitamente em: https://pantanaltechms.com.br/# 

Confira as vitrines:

BOVINOS DE CORTE | “PECUÁRIA PANTANEIRA - PRODUÇÃO COM EFICIÊNCIA E BAIXO IMPACTO”

Aqui serão exibidos animais de cruzamento genético e de seleção genética da raça nelore, além da demonstração de tecnologias e práticas inovadoras para a pecuária na região do pantanal, como a utilização de drones na semeação e controle de pastagens, ultrassonografia de carcaça, avaliação fenotípica entre outras.

BOVINOS PANTANEIROS | “O FUTURO DO PANTANAL EM NOSSAS MÃOS: A IMPORTÂNCIA DO BOVINO CRIOULO DO PANTANAL”

Demonstração da Eco pecuária, um sistema de produção sustentável tanto economicamente quanto ambientalmente, utilizando um grupo genético de gado crioulo altamente adaptável às condições climáticas e de pastagens da região pantaneira.

IRRIGAÇÃO | “ÁGUA NA AGRICULTURA: UTILIZAÇÃO RACIONAL DOS RECURSOS HÍDRICOS”

Vitrine focada em soluções de irrigação avançadas, incluindo o eficiente sistema de pivô central, ideal para grandes áreas para manter a hidratação das plantações durante estiagens, potencializando a produtividade e a rentabilidade do produtor. Os visitantes poderão observar diretamente a aplicação prática dessa tecnologia na lavoura de feijão, além de aprender sobre as técnicas de manejo que determinam as necessidades hídricas das plantas.

SUÍNOS | “ZOOTECNIA DE PRECISÃO E SUSTENTABILIDADE NA SUINOCULTURA”

Esta vitrine apresentará uma nova proposta de criação de suínos ao ar livre, utilizando uma raça nativa brasileira. Também será demonstrado como a inteligência artificial pode elevar a eficiência produtiva e aumentar a rentabilidade para os trabalhadores do campo e promover a sustentabilidade do bioma simultaneamente.

SOLOS | “MANEJO E CONSERVAÇÃO DE SOLOS”

O solo é o recurso mais valioso para o produtor rural e nesta vitrine serão demonstradas as principais novidades e contribuições dos diferentes sistemas de manejo e conservação para que o produtor rural tenha eficiência e sustentabilidade na sua atividade, melhorando a sua produtividade e minimizando danos ambientais.

PISCICULTURA | “CENTRO DE PRODUÇÃO DE PEIXES DO PANTANAL SUL”

Os visitantes conhecerão o Centro de Produção de Peixes do Pantanal Sul, onde serão demonstradas tecnologias de diferentes níveis de psicultura, como o viveiro simples em tanque escavado ou o avançado sistema de recirculação de água, adequado para propriedades com limitações hídricas.

FLORESTAL | “SISTEMA DE INTEGRAÇÃO NO BIOMA PANTANAL”

Aqui o visitante poderá fazer uma imersão nas práticas e tecnologias de integração entre floresta, pecuária e agricultura, com o uso de materiais genéticos avançados, adaptados às condições da região para maximizar a produtividade e os ganhos

OVINOCULTURA – “OVELHA PANTANEIRA”

A vitrine apresentará uma solução sustentável e de baixo custo para a criação de ovinos, com raças adaptadas à região, como a Ovelha Pantaneira e a Santa Inês, dentro de um sistema extensivo no Pantanal, abrangendo todas as fases de produção.  

LAPIM - LACAEFA | “Padrões da natureza desvendados com auxílio da Inteligência Artificial”

Os laboratórios LAPIM (propriedades e identificação de madeira) e LACAEFA (ciência de dados aplicada a estudos florestais e do ambiente) apresentarão seus projetos de pesquisa e inovação e resultados de estudos científicos sobre o mundo natural do pantanal.  Também será realizada uma exposição de espécies de madeiras e imagens de satélite e serão promovidas atividades de educação ambiental com o viés da ciência.

HORTICULTURA NO PANTANAL: DIVERSIFICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Esta vitrine exibirá uma variedade de culturas frutíferas e olerícolas adaptadas à região do Pantanal, com foco na diversificação de cultivos, oferecendo alternativas para os produtores rurais visando a segurança alimentar e a sustentabilidade. A vitrine mostrará como a diversificação permite o uso eficiente do espaço, evitando a necessidade de expansão para novas áreas.

CEMAP | “CONVIVER SILVESTRE - MANEJO INTEGRADO DA PROPRIEDADE RURAL PARA MITIGAR IMPACTOS COM A FAUNA SILVESTRE”

A vitrine irá apresentar opções de planos de manejo integrado de pecuária e afins que visam evitar ataques de predadores, além de equipamentos e técnicas para o afugentamento, captura e contenção de animais silvestres e exóticos. O participante poderá participar de oficinas práticas e exposições de equipamentos e tecnologias relacionados ao tema.

CEMAP | “INCÊNDIOS FLORESTAIS”

Nesta vitrine serão apresentados os planos de manejo integrado de fogo e as novas tecnologias, equipamentos e técnicas de combate e prevenção a incêndios florestais no pantanal e no cerrado. O visitante também conhecerá o trabalho das brigadas do PREVFOGO IBAMA, em especial a Brigada Indígena Terena – Limão Verde e também as brigadas voluntárias, em especial a Brigada Pantaneira SOS Pantanal e a Brigada Universitária da UEMS, ICMBIO (Parque Nacional da Serra da Bodoquena), prof Geraldo Damasceno /UFMS )- projeto Noledi.

ESCALADA UEMS

Esta vitrine está vinculada ao projeto de extensão “Trilhas Interpretativas e Escalada:
Rumo à Conscientização Ambiental”, que tem por objetivo conscientizar os estudantes das escolas da região sobre a valorização do meio ambiente através de sua sensibilização pelo contato com a natureza e promover a inclusão social por meio da prática esportiva de aventura. Durante o evento os visitantes poderão experimentar a prática de escalada esportiva monitorada através de um muro artificial.

AVICULTURA – “AVICULTURA AGROECOLÓGICA: PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL NO CERRADO PANTANAL”

Aqui o objetivo é demonstrar ao pequeno produtor rural alternativas na produção de aves (ovos e carne) que sejam ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, incluindo as práticas de bem-estar animal, a preservação do meio ambiente e a produção de alimentos mais saudáveis. 

LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO DA FLORA PANTANEIRA

Conservar os recursos genéticos da flora é importante para a preservação da biodiversidade do Pantanal. A vitrine de conservação da Flora Pantaneira tem como objetivo principal promover a conservação da flora pantaneira, mediante o conhecimento de espécies encontradas na região que estão ameaçadas de extinção. Desta forma, para aumentar a conservação dessas espécies e recuperar áreas degradadas é necessário conservar as sementes, propagar e produzir mudas de espécies vegetais. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer este importante trabalho.

AGROECOLOGIA E TECNOLOGIAS SOCIAIS: “ESTRATÉGIAS SOCIOTÉCNICAS E SOCIOEDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BIOMA PANTANEIRO”

A vitrine tem por finalidade difundir tecnologias sociais de uso agrícola e de práticas de manejo que podem ser utilizadas pelos agricultores familiares para produção de alimentos pelo sistema de base ecológica. Será um espaço onde o visitante poderá  circular e trocar experiências com os estudantes, professores e técnicos extensionistas acerca ao conhecimento agroecológico.
As tecnologias sociais agroecológicas da vitrine serão simples, inclusivas, ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justas que podem ser replicadas pelos visitantes da exposição em suas propriedades.
Entre os temas, os visitantes poderão conhecer mais sobre o sistema de produção agroecológica integrada e sustentável (PAIS); cobertura de solo em cultivo de  maracujá; sistema de plantio de mandioca de mesa e alternativas de consórcios; cultivo de feijão em sistema de base ecológica; consórcio de milho e leguminosas; e alternativas de adubos verdes e consórcios.

CONTROLE BIOLÓGICO: CASA DE VEGETAÇÃO DO LABORATÓRIO DE FITOSSANIDADE

Na vitrine de Controle Biológico do Laboratório de Fitossanidade serão apresentadas as tecnologias para minimizar os entraves encontrados no manejo biológico de fungos fitopatogênicos de solo com agentes de biocontrole (fungos). Objetivando a busca de isolados de biocontrole adaptados ao Pantanal com elevada capacidade de controle de fungos fitopatogênicos, aliadas com tecnologias de aplicação adequadas para utilização desses organismos vivos, visando sua eficiente ação contra os fungos fitopatogênicos. A utilização desses organismos de biocontrole provenientes do Bioma Pantanal visa a minimização de riscos ambientes, pela não utilização de agrotóxicos e ainda a não introdução de agentes de biocontrole exóticos ao Bioma.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: