POLÍTICA
Desembargador nega recurso para Câmara e oitavo suplente tomará posse na quarta-feira, 29
27/05/2024
16:33
INVESTIGAMS
WENDELL REIS
©DIVULGAÇÃO
O desembargador João Maria Lós negou recurso para Câmara de Campo Grande e determinou a posse do suplente de vereador, Gian Sandim, para a vaga de Claudinho Serra.
Na decisão, Lós pontuou que os suplentes Dr. Livio, Elias Longo, Antonio Cruz e Cida Amaral não estão mais filiados ao PSDB, de modo que não podem mais ocupar a cadeira obtida a partir dos votos proporcionais pertencente ao partido.
Em relação ao Delegado Wellington, que teve mais votos que Gian, o desembargador destacou que também não pode ocupar a vaga, uma vez que trocou o partido, filiando-se ao PL para se candidatar a Deputado Federal nas eleições de 2022, “o qual, inclusive, ostenta a 4 posição de suplente de Deputado Federal pelo Partido Liberal (fls. 66-68)”.
O desembargador ainda pontuou que o suplente de vereador, Dr. Livio, não detinha mandato, apenas uma expectativa de direito. “Era suplente pelo PSDB, porém mudou de partido e atualmente està filiado ao União Brasil (fl. 38, desde 02/04/2024), de modo que não pode se aproveitar da denominada Janela partidária.Dessa forma, como o suplente não era detentor de mandato, não há se falar em necessidade de instauração de procedimento prévio de perda de mandato a ser proposto perante a Justiça Eleitoral, sobretudo porque o art. 22, V, do referido diploma, prevê que o cancelamento imediato da filiação partidária verifica-se nos casos de filiação a outro partido”.
Com a notificação, Gian Sandim tomará posse na Câmara na próxima quarta-feira, quando não tem sessão legislativa. A Câmara convocou Dr. Lívio para a suplência de Claudinho Serra (PSDB), mas Gian recorreu e conseguiu cancelar a posse. A Câmara recorreu, Lívio Tomou posse, mas depois a Gian conseguiu outra decisão favorável.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara amplia prazo para regularização de imóveis rurais na faixa de fronteira por mais 15 anos
Leia Mais
Entidades repudiam retirada da imprensa do plenário da Câmara e cobram explicações de Hugo Motta
Leia Mais
CNJ mantém afastamento e abre PADs contra desembargadores do TJMS por suspeita de venda de sentenças
Leia Mais
Mega-Sena acumula no concurso 2.949 e prêmio sobe para R$ 38 milhões
Municípios