TCE-MS
Presidente do TCE-MS recebe comissão do Fórum Permanente pela Paridade Institucional
13/05/2024
14:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Jerson Domingos, recebeu na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, integrantes do Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres. A conselheira substituta do TCE-MS, Patrícia Sarmento, também participou da reunião.
O 2º Congresso Nacional e Estadual Mulheres pela Paridade, com data marcada para ser realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, foi a pauta do encontro que reuniu no gabinete da presidência representantes de órgãos participantes do Fórum Permanente. Nesta segunda edição, o congresso traz como tema principal “Igualdade, Paridade e Democracia”.
O TCE-MS integra o Fórum Permanente, juntamente com outras instituições, por meio do Termo de Cooperação, assinado no dia 4 de agosto de 2023, durante a primeira edição do congresso.
Conforme explica a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Campo Grande e coordenadora do Fórum, Carla Charbel Stephanini, a parceria do Tribunal de Contas, sob a presidência do conselheiro Jerson Domingos, tem sido fundamental para que a discussão sobre a paridade de gênero nas instituições seja ainda mais difundida em toda a sociedade e entre as instituições públicas e privadas.
“Discutir a paridade entre homens e mulheres nos espaços de poder e de decisão, reconhecendo as grandes contribuições que as mulheres dão à nossa sociedade nas diversas áreas de atuação, é o objetivo do congresso. E, compondo o Fórum, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul dá ainda mais expressão a esse trabalho, quando nos apoia em nossas iniciativas”, destaca Carla Stephanini.
Como representante do TCE-MS na comissão do Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, a conselheira substituta Patrícia Sarmento dos Santos, destaca a importância da participação da Corte de Contas no segundo congresso.
“Neste ano, além de apoiar o congresso, o Tribunal de Contas se faz presente apoiando a iniciativa pela paridade de gênero, apoiando a questão das mulheres em cargos de liderança. E dessa vez, no congresso, haverá a participação de uma integrante do sistema Tribunal de Contas, que vai debater sobre a questão da paridade de gênero nas carreiras públicas. Serão dois dias [no congresso] de discussões, e a gente busca que seja cada vez mais enriquecido, que seja discutido e que a gente possa de fato, alcançar essa paridade nas carreiras públicas, nas empresas da iniciativa pública e privada, no terceiro setor, para que as mulheres possam realmente alcançar a sonhada paridade de gênero”, conclui Patrícia Sarmento.
Participaram também da reunião, a promotora Clarissa Carlotto Torres (MPMS), Kátia Simone Maia dos Santos (TRE-MS), Larissa Marques (OAB-MS), e a cerimonialista do congresso, Ticiana Contis.
O 2º Congresso Nacional e Estadual Mulheres pela Paridade conta com a correalização dos seguintes parceiros: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Campo Grande-MS; Ministério Público (MPMS); Ministério Público do Trabalho da 24ª Região; Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS); Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região; Tribunal de Justiça (TJMS); Procuradoria-Geral do Estado; Defensoria Pública; Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF; Associação dos Magistrados de MS (AMAMSUL); Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP-MS); Associação das Defensoras e Defensores Públicos de MS (ADEP-MS); Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ); Associação dos Delegados de Polícia do Estado de MS (ADEPOL-MS); Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS); Conselho Regional de Odontologia; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia; Conselho de Arquitetura e Urbanismo; União de Advogadas do Brasil; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Grande-MS; ONG Paridade de Verdade; Virada Feminina, e Faculdade INSTED – Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso do TJMS mantém inscrições abertas até janeiro para cartórios em todo o Estado
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Municípios