TCE-MS
Tribunal de Contas participa de eventos sobre o compartilhamento de informações para o controle externo
13/05/2024
13:15
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul marcou presença na última semana nos eventos LabContas 10 Anos e a primeira edição de 2024 do Encontro Técnico da Rede de Informações Estratégicas para o Controle Externo (InfoContas).
O primeiro, em alusão aos 10 anos do Laboratório de Informações para o Controle (LabContas), foi realizado no Edifício-Sede do TCU com a participação do ministro do TCU Augusto Nardes, que abriu a solenidade destacando a importância do LabContas para a facilitação da integração de dados, promovendo uma comunicação mais efetiva entre os tribunais de contas. Ele ressaltou que, por meio da análise cruzada de dados e informações, o LabContas fortalece o controle externo. Na sequência foram debatidos a transformação social por meio da inovação e os resultados da atuação integrada nos Tribunais componentes da Rede, entre eles o TCE/MS.
O segundo encontro aconteceu no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), e contou com o apoio da Atricon, do próprio ISC e dos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Distrito Federal (TCDF). Estiveram presentes mais de 70 técnicos das Unidades de Informações Estratégicas dos TCs brasileiros com o objetivo de discutir o aperfeiçoamento do intercâmbio de informações e outros mecanismos visando ao combate a fraudes em licitações e outros crimes de corrupção na gestão pública.
Entre os assuntos abordados no encontro foram destaque as ações realizadas pelos grupos de trabalho temáticos durante o ano de 2023. Também foram debatidas as estratégias futuras para concretização das iniciativas previstas no Plano de Metas da InfoContas para o biênio 2024-2025.
Representando o TCE/MS as auditoras de controle externo, Fernanda Olegario dos Santos Ferreira e Anahi Philbois, e o analista de TI, Jonathan Aldori Alves de Oliveira participaram das atividades dos grupos de trabalho temáticos, que abordaram produção de conhecimento, bases de dados, tipologias da matriz de risco e trabalhos conjuntos.
Segundo a auditora Fernanda Olegário “O encontro foi marcado por debates sobre temas relevantes para o controle externo”. Jonatan Aldori elogiou os temas apresentados nos painéis técnicos, destacando as Inovações no desenvolvimento da Matriz de Risco dos Fornecedores da Rede InfoContas, o uso das informações educacionais cadastradas no Censo Escolar como indicadores sobre “Possíveis irregularidades” na distribuição do Fundeb. Por sua vez, Anahi Philbois destacou a importância da troca de experiências acerca de temas emergentes como “Riscos de despesas oriundas das “Emendas PIX””.
A Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo foi criada a partir de compromisso firmado pelos tribunais integrantes da ATRICON e registrados na “Carta de Campo Grande”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Toffoli retira sigilo de depoimentos no inquérito que apura fraudes bilionárias no Banco Master
Leia Mais
Malafaia pede ao STF rejeição de denúncia por ofensas ao comando do Exército
Leia Mais
Simone Tebet aparece em 2º lugar na disputa pelo Governo de São Paulo e só perderia para Tarcísio no 2º turno
Leia Mais
Prefeito de Ivinhema avalia nomear ex-esposa para Secretaria de Habitação e conduzir entrega de 300 casas populares
Municípios