ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Com projeto sobre o assunto, Pedrossian Neto abre campanha de combate ao abuso e exploração infantil
30/04/2024
08:15
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) participa da abertura da campanha Maio Laranja, de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que será nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, às 10h30.
Este assunto é tema, inclusive, de projeto de lei apresentado pelo parlamentar. A expectativa com a medida é que os cartórios informem ao MPE (Ministério Público Estadual) o registro de nascimentos de bebês, cujos pais tenham 14 anos de idade ou menos.
É uma forma de criar mecanismo de apuração e combate aos crimes de estupro de vulnerável e abuso. A propositura está pautada para votação em 1ª discussão nesta terça-feira.
Os dados atualizados da DPCA (Delegacia Especializada na Proteção à Criança e ao Adolescente) apontam que 98% dos abusos, estupros e exploração, acontecem dentro de casa e 90% não são denunciados. Mesmo com a maioria destes crimes sem registro, a Polícia Civil contabiliza números assustadores.
São 451 boletins registrados de estupro de vulnerável e 5 tentativas de estupro. Atualmente, o Mato Grosso do Sul ocupa o 5º lugar no Brasil de casos abuso sexual contra crianças. Já quanto à exploração sexual infantil, o País fica atrás somente da Tailândia.
Autoridades
Para falar do assunto durante a abertura da campanha, foram convidadas Carolina Calache, conselheira tutelar; Viviane Vaz, coordenadora do Projeto Nova e Zaira Brito, coordenadora do abrigo Segunda Casa.
Eles vão falar sobre projetos, diretrizes e formas de combate à violência e abusos cometidos contra criança e adolescente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeitura de Terenos firma contrato emergencial após Operação Spotless; prefeito afastado e mais 25 são denunciados por corrupção
Leia Mais
Juiz absolve Edson Giroto em ação sobre Aquário do Pantanal, mas ex-secretário é condenado e fica inelegível por 10 anos em outro processo
Leia Mais
Sistema Fiems prorroga inscrições do Prêmio MS Industrial de Jornalismo 2025 até 24 de outubro
Leia Mais
Hospital de Câncer Alfredo Abrão abre Outubro Rosa 2025 com mamografias gratuitas e inauguração de mamógrafo 3D em Campo Grande
Municípios