Campo Grande (MS), Terça-feira, 21 de Maio de 2024

ENTREVISTA

RAPHAEL VITAL - jovem músico que vem fazendo a diferença no MS fala da sua carreira musical 

18/04/2024

11:45

ALESSANDRA PAIM

©DIVULGAÇÃO

Ele sentiu que a música seria parte da sua vida com 06 anos de idade, quando seu pai comprou um violão para distração, mas foi ele quem pegou o instrumento e não largou mais, foi paixão à primeira vista. Raphael Vital começou carreira na sua cidade natal, em Três Lagoas, MS. Inicialmente, fez aulas de violão, onde morava e a partir desse momento não parou mais, uma conexão forte com sua viola caipira, ingressando completamente no universo musical. Raphael Vital vem conquistando o público de Campo Grande, onde mora atualmente, com sua identidade musical e sua forma ímpar de mostrar a arte da música em seus shows. A Página Expressando com Alessandra Paim teve um super bate papo com o compositor e cantor Raphael Vital que falou toda sua história musical, autorais, momentos marcantes, shows, projetos dentro e fora do MS. Meus mais sinceros agradecimentos pela entrevista concedida. Foi muito bom conhecer seu trabalho maravilhoso dentro do nosso cenário musical. Desejo sucesso sempre na sua carreira e nós sul-mato-grossenses agradecemos a música de qualidade que Raphael Vital vem mostrando no nosso Estado.  

Segue a entrevista completa  

Expressando com Alessandra Paim - Como foi que você descobriu a música na sua vida. Fale um pouco. 

Raphael Vital – eu comecei a tocar com 06 anos de idade. Meu pai trabalhava no comércio na época e buscando um hobby no final do dia, comprou um violão simples para aprender a tocar. Quem pegou o violão e tomando conta disso tudo, fui eu. (risos). Peguei o instrumento pra mim, de curiosidade e dali pra frente a música entrou na minha vida e acabei sendo o artista pioneiro da família. A seguir, entrei numa escola de música, no meu bairro em três Lagoas, na minha cidade natal, onde tudo começou. Fiz aproximadamente 01 ano de aula violão que foi o meu primeiro instrumento e dali pra frente, não parei mais. Começando a fazer shows com 08 anos de idade na Orquestra de Violeiros de Três Lagoas, tocando violão e cantando. 

Expressando com Alessandra Paim - Influências musicais 

Raphael Vital – minhas influências musicais são as mais diversificadas possíveis. Num determinado período a música regional, inclusive a música campo-grandense, influenciou muito o meu trabalho. Começando por uma das violeiras que considero uma das mais importantes da minha carreira que é a mulher que eu sempre levei o nome dela a frente. Porque considero uma história genuína e brilhante de uma artista visceral que foi a dona Helena Meirelles. É uma artista que sempre esteve presente no meu trabalho. E claro, no decorrer do tempo como comecei com 08 anos de idade conheci o trabalho da dona Helena Meirelles que influenciou muito, muitas pessoas de Campo Grande, muitos artistas, Almir Satter, Paulo Simões, família Espíndola toda. Enfim, dando continuidade na infância, na adolescência eu tive muita influência da música popular brasileira e também, principalmente do rock ‘n’ roll que foi uma escola muito importante também para poder traçar uma assinatura musical na minha carreira. Inclusive, com algumas influências internacionais como Bob Dylan, New Young, entre outros artistas. 

Expressando com Alessandra Paim - Discografia 

 Raphael Vital – tenho oficialmente lançado 04 músicas, (singles) nas plataformas digitais, com Spotify, Deezer e etc. Tenho um trabalho bastante concentrado no meu canal do Youtube, onde trabalhei mais a parte audiovisual, videoclipes individuais, músicas por músicas, músicas lançadas pelos festivais. E também tem um material muito importante da minha carreira que conta com 09 canções autorais que é o DVD Raphael Vital Voz & Cordas. Tem muita coisa lançada e já tenho projetos futuros que em breve estarei falando.  

Expressando com Alessandra Paim - Festivais  

Raphael Vital – os festivais nacionais que eu participei circulando um pouco pelo Brasil, foram momentos de muita importância na minha carreira. Ali, consegui difundir muito a minha própria música autoral em diferentes Estados, diferentes culturas, onde muitos artistas olharam pra mim, além do público. Os festivais foram pra mim muito importante na minha carreira, para uma formação de público e também pra conexões interestaduais com outros artistas, outras culturas e linguagens. Isso enriqueceu muito a minha bagagem musical e eu tive a felicidade de ser premiado em vários deles. Não vou lembrar de cabeça pra falar, mas lembro de um Estado que foi muito importante que foi em Minas Gerais, onde o público foi muito receptivo com meu trabalho. Participei de alguns festivais de São Paulo, também. Então, os festivais foram e agora estou um pouco afastado dos festivais e do palco, mas continuam muito importante para mim, eu considero um evento essencial para gerar visibilidade, conexões interestaduais e formação de público em diferentes regiões do Brasil.    

Expressando com Alessandra Paim - Cena local  

Raphael Vital - falando um pouco sobre a cena local de onde eu me encontro hoje que é Campo Grande MS. No momento em que cheguei aqui há 05 anos, eu peguei um período que eu considero muito bom com uma efervescência artística, novos artistas, muitas coisas boas acontecendo, muitos bares e movimentações. Infelizmente de um tempo pra cá eu senti uma decadência nesses movimentos, mas quem resistiu e seguiu firme no trabalho acabou se destacando. Eu sou muito grato inclusive, por ter um destaque na cena local, pelo público campo-grandense e também do Estado de MS por ter acolhido tão bem o meu trabalho. Eu sou muito feliz de estar vivendo por enquanto por aqui, em breve estarei alçando novos voos. É isso, a cena local é algo muito importante que eu acho que a população deveria explorar um pouco mais, não vou dizer nem em valorizar, acho que a valorização vem após o conhecimento que é explorar, se a gente não conhece não tem como valorizar. A cena local é um movimento muito importante pra gente expandir em outros Estados, em outros cenários pra que o nosso trabalho seja difundido em diferentes locais. 

Expressando com Alessandra Paim - Repertório  

Raphael Vital – o meu repertório hoje está pautado: Ele tem 02 shows que já foram lançados na Capital. Um deles se chama show Raphael Vital Vaqueiros Urbanos – que é a mistura da música do campo com a música da cidade. Que são as minhas 02 referências e espaços de vivências. Gosto muito tanto do campo quanto da cidade, cada lugar tem sua peculiaridade e seu momento em diferentes momentos até de criação pra mim. Eu não gosto de definir em gênero musical, por que pra mim música é música e eu não pretendo me enquadrar em alguma placa, eu deixo isso mais livre para que o público defina e escute.  

Expressando com Alessandra Paim - Diferencial do Raphael Vital  

 Raphael Vital – o diferencial do meu trabalho a viola caipira naturalmente se tornou o principal instrumento da minha carreira. As pessoas me reconhecem hoje como violeiro, além de compositor e cantor. E uma coisa que eu considero diferente é a versatilidade e a forma com que eu consigo explorar o instrumento, até por que eu acho que a viola caipira é um instrumento que ainda é muito estereotipado na coisa de ser obrigatoriamente da linguagem do modão e da música caipira. Só que hoje com o meu trabalho inserido com a música contemporânea que é a minha leitura que está acontecendo agora, eu consigo mostrar outras coisas. Eu não tenho limitação de gênero musical, não tenho limitação de escalas, pensamentos e etc. Eu procuro ter uma conduta estética que combine comigo, que combine com as coisas que eu penso, que eu acredito e tento entregar uma música bonita, feita de coração, para que eu consiga tocar a alma das pessoas, com as letras e também com o som da minha viola caipira. 

Expressando com Alessandra Paim – Autorais 

Raphael Vital – DVD Raphael Vital Voz & Cordas: 

1 - De Passagem (Raphael Vital) 00:19 

2 - Encruzilhada (Raphael Vital) 03:42  

3 - Eu Vou De Trem (Raphael Vital) 08:58 

4 - Pantanal (Raphael Vital) 12:08 

5 - Preta (Raphael Vital) 16:58 

6 - Não Violência (Geraldo Espíndola / part. Geraldo Espíndola) 21:48 

7 - Lagos (Raphael Vital part. Ivan Cruz) 26:49 

8 - Mensageira (Raphael Vital) 29:51 

9 - Revoada Silenciosa (Raphael Vital part. Ivan Cruz) 

Faltou apenas uma, chamada: Se Engana Não (que é uma parceria com Carlos Colman). 

Expressando com Alessandra Paim - Onde podemos ver o show do Raphael Vital em Campo Grande?  

 Raphael Vital – o próximo show está marcado para dia 24/04 no Palco SESC – Shopping Campo Grande as 18h30. Estarei levando um show especial com minhas autorais, um show solo a princípio e também com interpretações músicas que eu gosto muito da música popular brasileira e também da música regional e Folk de Campo Grande de excelentes artistas, que já me influenciaram bastante. 

Expressando com Alessandra Paim - Receptividade do público  

Raphael Vital - é algo pra mim maravilhoso, não teria outra palavra pra descrever por que a receptividade do público em Campo Grande foi muito generosa comigo, não só do público, mais também de todos os artistas consagrados da nossa terra. Sou muito grato e muito feliz pela forma com a qual as pessoas olham pro meu trabalho, acolhem, elogiam, escutam, compartilham. Aproveito aqui até para deixar o meu muito obrigado publicamente, porque é para as pessoas, é para o público que meu trabalho é feito. Se não tiver ouvinte, não tem artista e sigo muito grato e feliz com tamanha receptividade. 

Expressando com Alessandra Paim - Qual a música mais pedida pelos fãs em seus shows?  

Raphael Vital - a música mais pedida no meu show, sem dúvida é a música “Mensageira” é uma história um tanto curiosa de uma senhora, vem um lado lúdico, talvez imaginário, eu gosto muito de brincar com essa coisa da poesia, do lúdico, dos personagens, da criação e tudo mais. Ela conta uma história de uma senhora um tanto misteriosa que perseguia um garoto e através da música eu convido a todos, inclusive para poderem escutar essa canção, é um causo e de um causo virou uma canção. E essa música foi gravada e lançada, eu gosto muito de tocar ela nos shows, sempre muito legal ver todas as pessoas pedindo, desde o público infantil e até os mais velhos. É muito interessante como essa música atravessa várias faixas de idade e como cada um tem a sua interpretação. Convido a todos pra escutarem a música Mensageira

Expressando com Alessandra Paim - Fale um pouco do show “Vaqueiros Urbanos”  

Raphael Vital – o show Vaqueiros Urbanos é um show pelo qual eu tenho muito carinho por que ele traduz bastante da minha identidade e formação e também assinatura musical como artista, compositor, autor das minhas próprias canções. Esse nome é o que traduz um pouco da minha história. Eu vim de uma cidade do interior que é Três Lagoas, onde gosto muito de sempre estar me reconectando ali com a minha terra, de estar sentado na margem do rio Sucuriú no silêncio do mato. É um lugar que gosto muito, muito inspirador pra mim, adoro o barulho dos pássaros, de ouvir todos os movimentos naturais e trazer isso para a minha viola de 10 cordas e para os outros instrumentos que me acompanham, isso enriquece muito as minhas letras. E tem a parte urbana, por isso Urbanos é onde eu percorro atualmente, desde sempre, sempre viajando pra outros Estados, para grandes cidades onde o movimento é bastante diferente, o som é bastante diferente, a experiência da gente andar nas grandes cidades, numa capital como Campo Grande é bastante diferente. Então, o show “Vaqueiros Urbanos” nada mais é do que uma tradução dos 02 lados da identidade do artista do Raphael Vital que é o campo e a cidade. 

Expressando com Alessandra Paim - Projetos em andamento e futuro  

Raphael Vital – agora começamos a dar alguns passos maiores partindo para alguns projetos em parcerias que em breve estarei contando, na região da grande São Paulo com artistas que admiro muito também. É um pouco dos projetos futuros, transformar esse DVD em um disco e lançando ele aos poucos também através de uma gravadora, começar a circular para novos lugares com mais força e com voos mais alto. 

Expressando com Alessandra Paim - Agenda  

Raphael Vital – Atualmente nesse mês de abril eu tenho trabalhado como assistente de produção executiva. Um projeto muito bonito o Pop & Poesia dos meus amigos Jerry Espíndola e Ju Souc. É um projeto que tem circulado nas escolas do ensino EJA no período noturno. Está sendo muito gostoso poder participar dessa produção, dessa vivência, desses momentos de aprendizado onde levamos música boa para os lugares que mais precisam que a música chegue, isso eu acho muito importante. E sobre a minha agenda de shows, pra esse mês temos um show muito bonito pelo SESC que vai acontecer no dia 24/04 às 18h30 com a entrada gratuita no palco SESC, localizado no Shopping Campo Grande. Quem quiser conferir maiores detalhes, estaremos divulgando nas redes sociais do Raphael Vital. 

Expressando com Alessandra Paim - Qual foi o momento mais marcante pra você? 

Raphael Vital – posso dizer que tive inúmeros momentos marcantes na minha vida. Mas vou citar 02 momentos: um desses momentos foi poder tocar com uma grande artista da nossa terra, Delinha, da dupla Delio & Delinha, antes da sua partida. Eu tive o prazer de gravar um programa na íntegra com ela na TV Educativa. Onde ela foi homenageada como a nossa rainha, a dama do rasqueado. Foi um momento muito especial pra mim, eu tinha recém chegado em Campo Grande, é uma artista da qual eu sempre admirei muito, um trabalho muito forte, muito importante para o nosso Estado e também para o Brasil. Ela sem dúvida é uma artista nacional de uma riqueza musical muito grande. Tanto com o seu parceiro Delio na época da dupla Delio & Delinha, quanto no posterior onde ela continuou no seu trabalho solo como Delinha. Então, esse foi um momento muito importante pra mim. Outro momento ímpar pra mim foi ter a participação desse grande ícone para mim que é meu amigo Geraldo Espíndola, participando do meu DVD Raphael Vital - Voz & Cordas. Foi um momento muito mágico onde podemos partilhar de histórias brilhantes, eu pude contar pra ele como foi legal conhecer essa música e tudo mais e a gravação ficou muito bonita. E tem diversos momentos importantes na minha carreira, eu me lembro também de fazer um show muito importante com o grupo Acaba que é grupo de música regional muito importante pro nosso Estado. E se eu for falar uma lista aqui, posso dizer que sou muito feliz, porque eu não consigo citar apenas um e acabei citando 03 aqui. Peço até desculpa aos meus amigos artistas dos quais eu não lembrei de alguma coisa, mas cada pessoa que passou pela minha vida, cada artista, cada parceiro, cada pessoa que ainda vai passar, todos fazem parte da minha formação, sem exceção. Eu acho que um artista se constrói com isso, além do público, a gente se constrói com quem vem antes da gente. Eu tenho muito respeito por todos os artistas que produziram obras maravilhosas e importantes para a história, não só do MS, mas também para a história da música brasileira. 

Expressando com Alessandra Paim - Um sonho  

Raphael Vital – falar de sonho é algo complexo pra mim nesse momento. Porque sonhos que eu imaginei que fossem demorar muitas décadas a frente ainda da minha vida pra se realizarem, muitas coisas bonitas aconteceram já até aqui. Mas eu diria que um sonho muito especial pra mim é tocar nos 04 cantos não só do Brasil e sim do mundo. Por que é isso que eu sinto que eu vim pra fazer aqui, levar música bonita que toque a alma das pessoas, nos 04 cantos do mundo. Eu acho que um artista é um canal pra cura, pra beleza, pra fazer parte da história da vida no máximo de pessoas possíveis. Eu adoro quando as pessoas se identificam, se emocionam, choram ao ouvir alguma música e vem falar comigo. Adoro também falar com os fãs, tirar fotos, ouvir o que foi sentido o pós-show. Então, o sonho é ampliar isso cada vez mais para que o público se multiplique e eu possa entregar o melhor de mim para os 04 cantos do mundo. 

Expressando com Alessandra Paim - Contatos para shows 

Raphael Vital - o principal contato para shows hoje é o nosso e-mail de trabalho  [email protected] e para quem tiver alguma dúvida, procurar em todas as redes sociais do Raphael Vital. 

MENSAGEM 

Vou citar um trecho de uma canção que eu escrevi em uma noite muito especial na casa de uma grande amiga que é a artista Alzira E em São Paulo. Um sarau muito bonito, onde estava a Tetê Espíndola, entre outros artistas maravilhosos. Eu olhei pro céu naquele momento e escrevi a seguinte frase: “mais uma noite na selva de pedras, céu estrelado e uma janela, nada e o tudo que eu estava buscando, sinto que aos poucos, eu vou encontrando”. Então, eu quero deixar aqui essa mensagem para que as pessoas acreditem em seus sonhos, por que se a gente é capaz de sonhar, a gente é capaz de fazer acontecer. Fácil não é, às vezes as pessoas acham que é muito fácil ser artista, vê a gente postando coisas bonitas e tudo mais. Fácil não é, mas é possível, é muito gratificante. Eu tenho aprendido muito com isso, e é isso que eu posso dizer ao meu público, muito obrigado! Acreditem nos seus sonhos, chutem as pedras do caminho e sigam em frente;” Raphael Vital - cantor, compositor, instrumentista. 

REFERÊNCIAS DE PESQUISA  

Aos 23 anos, Violeiro Raphael Vital tem talento e o respeito de grandes músicos (uol.com.br) 

A beleza da música sul-mato-grossense na viola inquieta de Raphael Vital - Revista Arte Brasileira 

Vídeo | Facebook 

Ensaio Geral - Raphael Vital promete encantar o público com a música instrumental 

Três-lagoense Raphael Vital canta folk com viola caipira | CBN Campo Grande | RCN 67 

Raphael Vital - Mato Grosso do Sul — Rádio Senado 

Show da Terra recebe Diego Simonete e Raphael Vital - Rede E (portaldaeducativa.ms.gov.br) 

INSTAGRAM @ RAPHAELVITALOFICIAL 

Facebook 

Raphael Vital - YouTube 

RAPHAEL VITAL | ENCRUZILHADA (CLIPE OFICIAL) (youtube.com) 

RAPHAEL VITAL | DE PASSAGEM (Clipe oficial) (youtube.com) 

Raphael Vital - Voz & Cordas (youtube.com) 

Castelânea - Carlos Colman (Por Raphael Vital) (youtube.com) 

Tipo 2 - Animado - 11/01- para o ano começar longe de dor (youtube.com) 

Uma pra estrada, de Geraldo Roca. (youtube.com) 

Mochileira - Raphael Vital (youtube.com) 

Leveza - Joice Terra e Raphael Vital (youtube.com) 

Mensageira (Acústico) - Raphael Vital (youtube.com) 

Princesa do meu lugar - Belchior (Por Raphael Vital) (youtube.com) 

Show Raphael Vital Som da Concha 2020 (youtube.com) 

Revoada Silenciosa (youtube.com) 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: