Campo Grande (MS), Sábado, 27 de Abril de 2024

ARTIGOS

Manipuladores de táticas usam para controlar e confundir você

Os manipuladores usam uma infinidade de táticas de desvio que distorcem a realidade de suas vítimas

13/03/2024

15:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Muitos de nós nem percebemos quando estamos sendo manipulados. Podemos ter uma sensação desconfortável em nosso    sexto sentido que não corresponde às palavras do manipulador ou se sente preso a concordar com uma solicitação. A maioria das pessoas reage de maneira que aumenta o abuso ou joga nas mãos do agressor e se sente pequena e culpada, mas recua e permite um comportamento inaceitável. Se você teve um pai manipulador, pode ser mais difícil reconhecer um parceiro, porque é familiar.

A sabedoria antiga de "conhecer seu inimigo" é essencial ao lidar com um manipulador. Ser capaz de detectar essas flechas ocultas permite que você responda estrategicamente à manipulação encoberta. Entender o que eles estão fazendo para capacitar você.

Há casos de mulheres que cansadas de serem traídas, resolvem desistir dos seus relacionamentos para algo mais descomplicado, que não dão dores de cabeça.

A infidelidade é uma das coisas mais devastadoras que podem acontecer em um relacionamento. Quando um parceiro trai o outro, deixa cicatrizes ao longo da vida. Às vezes, essas cicatrizes podem não ser evidentes até mais tarde na vida, mas ninguém escapa ileso da infidelidade. Por isso, talvez o sugar daddy seja a melhor alternativa pra você. 

Quando as pessoas se comportam de forma passiva-agressiva, o que parece passivo ou defensivo é a agressão encoberta. É discutível até que ponto o comportamento deles é consciente ou inconsciente. Para a vítima, isso não importa. O efeito é o mesmo. Ser excessivamente empático coloca você em risco de ser maltratado repetidamente. Quando alguém te ataca abertamente ou secretamente, está sendo agressivo.

O psicólogo George Simon argumenta que esses manipuladores secretos intencionalmente dizem e fazem coisas para conseguir o que querem - por poder e controle. Para pessoas com caráter logicamente perturbado, como sociopatas e narcisistas, e algumas pessoas com transtorno de personalidade limítrofe, ele sustenta que suas táticas não são inconscientes da maneira como os mecanismos de defesa normalmente operam. No entanto, seu comportamento é tão habitual que, com o tempo, se torna reflexivo. Eles nem pensam nisso, mas ainda estão conscientes disso.

Objetivos de um manipulador

O objetivo de toda manipulação é obter influência para satisfazer nossas necessidades, mas os manipuladores habituais o fazem para poder controlar e usam métodos enganosos e abusivos. Os manipuladores mantêm a dominação através de manipulação contínua, recorrente, emocional, abuso e controle coercitivo.

Geralmente eles são agressivos . Eles podem mentir ou agir com carinho, magoados ou chocados com suas queixas - tudo para desviar qualquer crítica e continuar a se comportar de maneira inaceitável.

Eventualmente, você é vitimado e pode perder a confiança em si mesmo e em seus sentimentos e percepções. Gaslighting é uma forma traiçoeira e incapacitante de manipulação.

A manipulação pode incluir agressão aberta, como críticas, abuso narcísico e formas sutis de abuso emocional.

As armas secretas preferidas dos manipuladores são: culpa, queixa, comparação, mentira, negação, fingimento de ignorância ou inocência (por exemplo, “Quem me !?”), culpa, suborno, minação, jogos mentais, suposições, “porta-a-porta Reversões, chantagem emocional, evasão, esquecimento, desatenção, preocupação falsa, simpatia, desculpas, elogios e presentes e favores.

Consulte "Como identificar a manipulação". As táticas típicas são descritas abaixo:

1. Mentir

Mentirosos habituais às vezes mentem quando é desnecessário. Eles não mentem porque têm medo e são culpados, mas confundem você e fazem o que querem. Alguns colocam você na defensiva simultaneamente com acusações e outras táticas manipulativas.

Mentir também pode ser indireto através da imprecisão e / ou omissão de informações materiais, embora tudo o que foi dito seja verdadeiro. Por exemplo, um infiel pode dizer que estava trabalhando até tarde ou na academia, mas não admitir um encontro adúltero.

2. Negação

Não é uma negação inconsciente, como não perceber que você está sendo abusado, ter um vício ou evitar enfrentar verdades difíceis. É uma negação consciente de recusar o conhecimento de promessas, acordos e comportamento. A negação também inclui minimização e racionalização ou desculpas.

O manipulador age como se você estivesse fazendo um grande negócio por nada ou racionalizar e desculpasse suas ações para fazer você duvidar de si mesmo ou até ganhar sua simpatia.

3. Prevenção

Os manipuladores querem evitar ser confrontados e assumir responsabilidades a todo custo. Eles podem evitar conversas sobre seu comportamento simplesmente recusando-se a discuti-lo. Isso pode ser combinado com um ataque, como "Você está sempre me incomodando", colocando você na defensiva com culpa, culpa ou vergonha.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: