IDENTIFICAÇÃO
Estado reabre agendamento para emissão do novo RG
Segundo instituto de identificação, o Estado já emitiu 14.119 mil novos regsistros; veja como agendar
26/02/2024
10:20
CAMPOGRANDENEWS
IDAICY SOLANO
Novo RG não terá mais distenção entre nome e nome social nem campo que indica o gênero (Foto: Idaicy Solano)
Com alta demanda em todo Mato Grosso do Sul, a agenda de atendimentos referente ao mês de março de 2024, para a emissão do novo RG digital (Registro Geral), reabre na próxima terça-feira, dia 27 de fevereiro. Ao todo, serão disponibilizadas 1.029 vagas por dia em todo o Estado
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, Márcio Cristiano Paroba, o Estado já emitiu 14.119 mil carteiras desde a primeira remessa. O agendamento é aberto de mês em mês. “Todos final de mês, a gente abre [o agendamento] para o mês seguinte. É uma forma de evitar ficar com a demanda reprimida”.
Márcio também reforça que não é necessário pressa, pois o RG antigo, emitido nos últimos 10 anos para cá, continuará valendo até 2032.
Facilidade - Com o novo modelo do RG, o cidadão tem todos os documentos em um único lugar, sendo CPF, PIS/PASEP (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Cartão do Sistema Único, título de eleitor, título militar e carteira de trabalho.
1° via é gratuita - Algumas pessoas alertam que no ato do agendamento há um boleto no valor de R$ 47,00 para pagamento. Márcio alerta que a cobrança deve ser ignorada, pois a 1° via do documento é gratuita. A emissão só será cobrada em caso de perdas e roubos (2º via).
Mudanças - Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.
A nova carteira terá um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.
Outra alteração é para tornar o registro mais inclusivo e representativo. O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. Dessa forma, passará a adotar o nome ao qual a pessoa se declara no ato da emissão. A carteira de identidade também será impressa sem o campo referente ao sexo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Silas Malafaia admite possibilidade de prisão e intensifica ataques a Alexandre de Moraes
Leia Mais
Novo RG pode ser emitido também aos sábados em Campo Grande no Shopping Norte Sul Plaza
Leia Mais
Mato Grosso do Sul recebe seis Unidades Odontológicas Móveis para ampliar atendimento em áreas remotas
Leia Mais
PF aponta movimentação de R$ 30 milhões em contas de Jair Bolsonaro em um ano
Municípios