BATAGUASSU
Prefeitura orienta população sobre limpeza de terrenos particulares em prevenção ao Aedes Aegypti
29/01/2024
13:48
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Bataguassu está orientando a população, em especial, os proprietários de imóveis para que procedam à limpeza e manutenção dos terrenos particulares que encontram-se sujos, pois as irregularidades podem ocasionar em notificação e posterior multa aqueles que não corresponderem às solicitações.
De acordo com a coordenadora municipal do setor de Vigilância em Saúde, Elayne Nunes, baseado na Lei nº 2.443/17 e no Decreto 31/2017, que adota medidas para o combate do mosquito, o município é autorizado a expedir notificações aos proprietários e/ou responsáveis para a limpeza de terrenos e também quintais, jardins e áreas externas de lotes residenciais ou comerciais; devido a proliferação do Aedes Aegypti.
Elayne explica que as notificações foram intensificadas através de ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.
O objetivo é reduzir a incidência de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e demais doenças no município.
Conforme a Lei, após a verificação do local por parte dos Agentes de Endemias e se constatado que o terreno encontra-se coberto por mato, pantanoso, com água parada e com acúmulo de lixo, entulho ou de elementos propícios à proliferação do mosquito, é emitida uma notificação para a limpeza que deverá ser atendida pelo proprietário no prazo máximo de dez dias.
Caso a limpeza não seja realizada no período solicitado, o município executa os serviços [limpeza] através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e é emitida pelo setor de Tributação a cobrança ao proprietário do imóvel que passará a ter débito com o município (R$ 0,50 por m²). O prazo para pagamento é de 30 dias, caso contrário o mesmo passa a estar na dívida ativa.
“Pedimos a colaboração de todos. É preciso que a população cuide dos seus terrenos”, comentou Elayne.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios