Campo Grande (MS), Sábado, 18 de Janeiro de 2025

BATAGUASSU

Prefeitura orienta população sobre limpeza de terrenos particulares em prevenção ao Aedes Aegypti

29/01/2024

13:48

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Bataguassu está orientando a população, em especial, os proprietários de imóveis para que procedam à limpeza e manutenção dos terrenos particulares que encontram-se sujos, pois as irregularidades podem ocasionar em notificação e posterior multa aqueles que não corresponderem às solicitações.

De acordo com a coordenadora municipal do setor de Vigilância em Saúde, Elayne Nunes, baseado na Lei nº 2.443/17 e no Decreto 31/2017, que adota medidas para o combate do mosquito, o município é autorizado a expedir notificações aos proprietários e/ou responsáveis para a limpeza de terrenos e também quintais, jardins e áreas externas de lotes residenciais ou comerciais; devido a proliferação do Aedes Aegypti.

Elayne explica que as notificações foram intensificadas através de ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

O objetivo é reduzir a incidência de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e demais doenças no município.

Conforme a Lei, após a verificação do local por parte dos Agentes de Endemias e se constatado que o terreno encontra-se coberto por mato, pantanoso, com água parada e com acúmulo de lixo, entulho ou de elementos propícios à proliferação do mosquito, é emitida uma notificação para a limpeza que deverá ser atendida pelo proprietário no prazo máximo de dez dias.

Caso a limpeza não seja realizada no período solicitado, o município executa os serviços [limpeza] através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e é emitida pelo setor de Tributação a cobrança ao proprietário do imóvel que passará a ter débito com o município (R$ 0,50 por m²). O prazo para pagamento é de 30 dias, caso contrário o mesmo passa a estar na dívida ativa.

“Pedimos a colaboração de todos. É preciso que a população cuide dos seus terrenos”, comentou Elayne.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: