ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputada Lia Nogueira pede resgate de indígenas em condições precárias em MG
28/11/2023
13:05
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Em uma manifestação contundente durante a sessão da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou o resgate de 52 homens indígenas sul-mato-grossenses encontrados em condições degradantes na cidade de Planura, Minas Gerais.
O pedido foi encaminhado, em caráter urgente, à Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas, ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Governo de Mato Grosso do Sul.
Na última sexta-feira, 24, a Polícia Militar de Minas Gerais encontrou os indígenas, da aldeia de Pirajuí, em Paranhos, vivendo em condições análogas à escravidão e alojados em situação precária.
"Tudo fica ainda mais complexo considerando que alguns deles se comunicam apenas em guarani e não sabem ler e nem escrever", denunciou a deputada.
A solicitação, conforme Lia Nogueira, pede não só o resgate, mas também a garantia de transporte apropriado até Paranhos, com objetivo de inseri-los na comunidade de origem.
Lia Nogueira reforçou que tem acompanhado o empenho do governador Eduardo Riedel (PSDB) em pôr em prática seu lema de não deixar ninguém para trás e que o apoio do Estado, nessa situação, é essencial para erradicar essas práticas desumanas e assegurar que tais episódios não se repitam.
"Precisamos de uma resposta ágil e eficaz diante dessa violação dos direitos fundamentais. É necessária a solidariedade e justiça para com os indígenas afetados", pediu a parlamentar
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes determina monitoramento integral de Jair Bolsonaro por risco de fuga
Leia Mais
“Careca do INSS” pedirá habeas corpus ao STF para ficar em silêncio na CPMI
Leia Mais
Aposta do Rio de Janeiro leva sozinha prêmio de R$ 33,7 milhões da Mega-Sena
Leia Mais
PT oficializa saída do governo Riedel e entrega todos os cargos em Mato Grosso do Sul
Municípios