ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto determina remoção do cabeamento após interrupção de serviços por assinatura
Roberto Hashioka é autor da matéria que protege os direitos do consumidor
04/10/2023
12:33
CHRISTIANE MESQUITA
©DIVULGAÇÃO
Apresentado nesta manhã (4) pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União), o Projeto de Lei 287/2023 dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas prestadoras dos serviços de televisão, internet ou telefonia por assinatura, após o cancelamento do serviço, realizarem a remoção e o descarte do cabeamento inativado e dá outras providências.
A remoção e descarte do cabeamento inativado em local adequado, será sem ônus para o consumidor. E será facultado ao consumidor, por meio de manifestação expressa, a opção pela não remoção do cabeamento inativado. O descumprimento das disposições desta Lei, sem prejuízo de outras medidas legais, sujeitará também o infrator às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, devendo a multa ser estipulada em regulamentação própria e revertida para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC).
“Após o cancelamento dos serviços de televisão, internet ou telefonia por assinatura, os prestadores de serviço, em regra, realizam apenas recolhimento do equipamento decodificador ou modem, deixando para trás toda a rede utilizada na instalação. O cabeamento inativado ocupa espaço na estrutura da casa ou apartamento. Dessa maneira, o passivo desse cancelamento é deixado para o consumidor, que, na maioria das vezes, realiza a remoção e o descarte dos cabos às suas expensas”, justifica o deputado Roberto Hashioka.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Congestionamentos e bloqueios marcam manhã em Campo Grande durante a Corrida do Pantanal 2025
Leia Mais
Campo Grande vira palco internacional com 25 mil atletas na Corrida do Pantanal 2025
Leia Mais
Confira seu astral para este domingo, 12
Leia Mais
Mega-Sena 2.926 acumula: prêmio chega a R$ 33 milhões para o próximo sorteio
Municípios