TCE-MS
Comitê define próximas ações do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância
03/10/2023
11:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O mês dedicado às crianças começou no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul com uma reunião do Comitê Ampliado do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância. A reunião, nesta segunda-feira 2 de outubro, teve a participação do presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos; da desembargadora do Tribunal de Justiça, Elizabete Anache; da defensora pública Débora Paulino; da procuradora de justiça, Vera Vieira; do conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira; do diretor da Secretaria de Controle Externo, Eduardo Dionizio; da coordenadora da Escoex, Sandra Rose Rodrigues; da chefe da Diretoria de Comunicação Institucional, Alexsandra Oliveira; e do chefe da consultoria jurídica do TCE-MS, André Puccinelli Júnior.
Essa é a primeira vez que os parceiros do Programa se reúnem depois do lançamento oficial no dia 4 de agosto de 2023. A desembargadora do TJMS, Elizabete Anache, explicou que os trabalhos estão sendo objetivados no sentido de preparar, pavimentar o caminho para 2024. ”O Comitê ampliado esteve reunido hoje para discutir os próximos passos a fim de deixar tudo pronto para que no próximo ano, realmente, o Programa funcione de uma forma bem efetiva”.
A promotora de justiça do Ministério Público, Vera Vieira, avalia de forma positiva o encaminhamento do trabalho. “Estou bem otimista. Todos estamos muito envolvidos e isso é extremamente importante para a implementação dos direitos da primeira infância em Mato Grosso do Sul. A soma de esforços de várias instituições fará toda a diferença”.
A representante da Defensoria Pública do Estado, defensora Débora Paulino, afirmou estar bem otimista com o desenvolvimento do trabalho. “Relacionamos alguns itens a serem tratados e agora estamos traçando as estratégias de atuação. Acho que temos muito o que caminhar, mas estamos bem fortalecidos para implementar evoluções significativas nesse cenário”.
O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, coordenador do Comitê, avaliou a reunião como muito proveitosa. “Prestamos conta do que o Tribunal vem fazendo desde o lançamento do Programa e alinhamos as ações conjuntas que serão feitas, por meio de reuniões com gestores públicos a respeito de assuntos que são prioritários, como vagas em creches e tratamos também de definições de metodologias de acompanhamento da situação e evolução dos municípios”.
O Programa
O Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância foi instituído pela Resolução TCE/MS nº185, de 19 de abril de 2023, com o objetivo geral de contribuir, com absoluta prioridade, para a efetiva concretização em Mato Grosso do Sul dos direitos das crianças de zero a seis anos, de modo a fortalecer e consolidar o Marco Legal pela Primeira Infância e o Pacto Nacional pela Primeira Infância.
O trabalho será promover ações de estímulo a políticas públicas que produzam resultados reais em prol das crianças, em especial aos primeiros mil dias de vida, que compreende da gestação aos dois anos de idade. E para isso, o programa foi estruturado em cinco dimensões fundamentais: fiscalização, capacitação, comunicação, mobilização e boas práticas.
Tania Sother
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após deixar prisão, Daniel Alves surge como pregador em igreja evangélica na Espanha
Leia Mais
TSE marca julgamento que pode definir o futuro político do deputado Lucas de Lima
Leia Mais
Puccinelli nega debandada no MDB com ou sem candidatura de Simone Tebet
Leia Mais
Instagram lança “Histórico de Visualização”, nova função que permite rever vídeos já assistidos
Municípios