ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
O Projeto de Lei 155/2023, apresentado pelo Deputado Estadual Junior Mochi (MDB), foi aprovado por unanimidade.
28/09/2023
17:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão realizada hoje (28), o Deputado Mochi expressou seu entusiasmo e destacou: "Este projeto é um marco para a transparência e a proteção dos direitos dos consumidores em nosso estado. Estamos alinhados com a legislação federal de proteção ao consumidor e agora, com a aprovação unânime deste projeto, estamos garantindo que os consumidores em Mato Grosso do Sul tenham acesso às informações necessárias sobre a taxa de serviço. É um passo importante em direção a um ambiente de consumo mais justo e transparente."
Esse projeto estabelece que estabelecimentos comerciais, incluindo restaurantes, lanchonetes, casas noturnas, bares e hotéis, devem informar aos consumidores o percentual cobrado a título de taxa de serviço de forma clara e acessível. A nova lei também proíbe a cobrança de taxa de serviço em estabelecimentos que fazem entregas (delivery) e impede que estabelecimentos imponham valores mínimos ou taxas adicionais para pagamento com cartões de débito ou crédito.
O não cumprimento da lei resultará em multas, e os recursos arrecadados serão direcionados ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor. Esta medida visa promover a transparência e proteger os direitos dos consumidores no Mato Grosso do Sul. O projeto agora aguarda regulamentação e entrará em vigor em 90 dias a partir de sua publicação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CNJ afasta desembargador do RJ por manifestações públicas de apoio a Bolsonaro
Leia Mais
Funcionários de terceirizada da Energisa são presos por vender fios de cobre retirados de residências
Leia Mais
Temporal interdita trechos da BR-267 e provoca alagamentos em cidades do Centro-Sul de MS
Leia Mais
Correspondente bancário é sequestrado e agredido em hotel de Campo Grande por dívida de R$ 350
Municípios