SEBRAE
Com presença de autoridades, Bonito receberá série de ações para capacitar comércio local
Iniciativas também visam impacto sustentável e produtores rurais; lançamento ocorre na próxima terça-feira (1º), às 18h30, no prédio do Sebrae no município
26/07/2023
11:30
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Com o objetivo de capacitar o comércio local, trade turístico e produtores rurais, com ações que unem empreendedorismo e sustentabilidade, Bonito receberá em 2023 três programas gratuitos: “Capacita Bonito”, “Bonito Carbono Neutro” e “Bonito + Agro”. O lançamento das iniciativas ocorrerá na próxima terça-feira (1º), às 18h30, na Regional Oeste do Sebrae/MS, com a presença de autoridades, empresários e comunidade.
O Capacita Bonito e Bonito Carbono Neutro são fruto de uma parceria entre o Sebrae/MS e a Prefeitura de Bonito, via Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur). Já o Bonito + Agro é uma cooperação entre Sebrae/MS, Sindicato Rural de Bonito, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Bonito, Sistema Famasul, por meio do Senar, e empresa Ciclo Azul, localizada no município.
“O Sebrae sempre apoiou o desenvolvimento local de Bonito a partir da inclusão do pequeno negócio. Identificamos mais possibilidades de contribuir com a região, focando em ações para fortalecer o comércio. Também queremos preparar os produtores rurais para atender às necessidades da cadeia do turismo, principal atividade econômica do município. É assim que vamos gerar mais renda e oportunidades de negócios para todos”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Capacitações para o comércio e sustentabilidade
O Sebrae identificou a oportunidade de atender à uma demanda do comércio de Bonito, áreas do trade turístico – Agências; Gastronomia; Hospedagem –, e a Comunidade do Distrito Águas do Miranda, localizada a cerca de 70 quilômetros do município. Desta forma, surge o Capacita Bonito. A intenção é melhorar a gestão dos empreendimentos participantes por meio de capacitações em atendimento, qualidade, vendas e inovação.
As mesmas empresas participarão do Bonito Carbono Neutro, programa que visa contribuir para a meta de neutralidade de carbono no município. Nesta dinâmica, os empreendimentos irão pagar o equivalente aos impactos ambientais que ocasionam – o chamado “Cálculo Pegada Ecológica (UCS)”, valor que será destinado a uma Unidade de Conservação, como forma de compensação. A iniciativa também prevê consultorias do Sebrae em Marketing Ambiental e Mercado; entrega de selo “Tesouro Verde Selo Sustentabilidade”, entre outras ações.
Qualificação de produtores rurais
O Bonito + Agro vem para criar oportunidades e parcerias comerciais, conectando a cadeia de turismo do município à produção local de pequenos produtores rurais, nas áreas de hortifrúti e derivados do leite. Desta forma, esses produtores participarão de uma série de capacitações, aliando empreendedorismo, mercado e sustentabilidade. Ao final do projeto, os que executarem todas as etapas vão receber um selo como reconhecimento.
No dia do evento, estarão em exposição sete estandes com a produção destes produtores rurais, para que os empresários do segmento turístico conheçam o que é produzido localmente.
Serviço – Lançamento Capacita Bonito, Bonito Carbono Neutro e Bonito + Agro
Quando: 1º de agosto, terça-feira
Hora: 18h30
Local: Regional Oeste do Sebrae/MS (R. Cel. Pílad Rébua, 2480, Bonito)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Vander Loubet lança projetos estratégicos com mais de R$ 25 milhões em investimentos na UFMS
Leia Mais
Suzano abre processos seletivos em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas com vagas para diversas áreas
Leia Mais
Marfrig abre vagas de emprego para unidade de Bataguassu com inscrições até 30 de abril
Leia Mais
Gerson Claro ganha força como nome de Tereza Cristina para o Senado em 2026
Municípios