Campo Grande (MS), Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

ENTREVISTA

ENTREVISTA MUSICAL - Banda Sãos e Sóbrios fala da carreira musical e dos próximos shows no MS

21/07/2023

20:00

ALESSANDRA PAIM

©DIVULGAÇÃO

A banda Sãos e Sóbrios iniciou sua carreira musical em 1995 em Campo Grande. O carro-forte da banda, tocar Paralamas do Sucesso. Além de gostar muito do Paralamas a Sãos e Sóbrios diversificava seu repertório com diversos estilos musicais, incluindo Iron Maiden à Mamonas Assassinas. Foi dessa forma que a banda conquistou um público fiel que acompanha os shows até hoje. Tiveram uma pausa nos palcos de 10 anos retornando com novo repertório e atualmente a São e Sóbrios também está fazendo cover da Banda Skank. Segundo informações do Edu Arimura, os shows da banda ocorrem anualmente pelo fato dos integrantes terem outras obrigações/compromissos pessoais e destaca que a banda não para, sempre trabalhando nos bastidores e incrementando outros ritmos e sons para a galera. Para o final do ano a banda está preparando um mega show que ocorrerá no Blues Bar. A Página Expressando com Alessandra Paim teve um bate papo muito legal com o Edu Arimura que falou tudo sobre a banda Sãos e Sóbrios, do início da carreira à novos projetos. Muito obrigada pela entrevista concedida Edu Arimura e estendo o agradecimento pra toda banda. Desejo sucesso e muitos shows no nosso MS, prestigiando o nosso público com som de qualidade.

Expressando com Alessandra Paim - Quanto tempo existe a banda São e Sóbrios?

Eduardo Arimura_ a banda começou em 95 logo quando eu cheguei do Japão e montamos uma banda com os amigos de infância da vila. Tocamos nas noites de Campo Grande até 2006 quando paramos, uma pausa de 10 anos e voltamos em 2016. Dali pra frente resolvemos fazer um show por ano e foi o que aconteceu. Em 2017 começamos tocar, 01 apresentação por ano no Blues Bar e assim foi, com 02, 03, 04 apresentações no ano. Até por que cada um tem sua vida particular, mas a gente nunca deixou de se encontrar e fazer o nosso show. Sempre que podemos estamos fazendo. Esse ano nós fizemos uma apresentação no Blues Bar e pro final do ano temos mais um show.  É assim que a gente vai levando a banda Sãos e Sóbrios.

Expressando com Alessandra Paim - Integrantes da banda

Eduardo Arimura_ atualmente a banda está composta por Edson Arimura no vocal, Edu Arimura no violão-base, Jean Marques no teclado, Emerson Cambará na bateria, Marcelo Armôa no baixo, Andre Escobar no trompete, Adriano Nascimento no saxofone e Erik no trombone.

Expressando com Alessandra Paim - Repertório da Banda

Eduardo Arimura_ o repertório da banda sempre foi eclético. Na época quando começou a gente tocava de Iron Maiden à Mamonas Assassinas. A gente nunca teve uma escolha principal, sempre fomos ecléticos e foi isso que fez a banda avançar no cenário da música daquela época.

Expressando com Alessandra Paim - Influências musicais

Eduardo Arimura_ Internacional (Iron Maiden Roxette, The Police, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Legião Urbana, Skank e outros) essa era a base do repertório.

Expressando com Alessandra Paim - Shows e festivais no MS e fora

Eduardo Arimura_ o primeiro show da banda foi na Pit Pizzaria. Depois veio o Farol, Choperia 4 mil e também nos Festivais da UFMS, outros Festivais importantes como as Temporadas Populares. Tocamos em vários lugares do Estado principalmente em Dourados e São Gabriel Do Oeste.

Expressando com Alessandra Paim - Qual a música mais pedida nos shows

Eduardo Arimura_ músicas do Paralamas do Sucesso, mais especificamente” Lanterna dos Afogados”.

Expressando com Alessandra Paim - Autorais

Eduardo Arimura_ a “Música Menino Bola” no CD Talento Latino da escola Latino Americano. A gente fez a nossa gravação do nosso disco autoral. O produtor nosso era o Toninho Porto, outro maestro era o Adriano Magu. Nós fizemos lá na Musiarte no Estúdio do Jarbas Roberto. Não conseguimos lançar na época

Expressando com Alessandra Paim - Parcerias

Eduardo Arimura_ a parceria rolava com uns amigos nossos de infância, músicos renomados como Marcio Armôa que foi um cara que acompanhou a banda de técnico de som à guitarrista, fizemos vários shows, gravamos algumas músicas também. Jarbas Roberto, Agareno Alves que foi o nosso empresário que acreditou na banda mesmo, fechou vários shows pra gente.

Expressando com Alessandra Paim - Momento marcante pra banda

Eduardo Arimura_ foi a abertura da banda do Barão Vermelho, onde tocava-se 45 minutos cravados e todo mundo mandava descer, era obrigado você parar 45 minutos. Primeiro, o Barão não quis ceder o palco deles pra gente, tivemos que montar um palco provisório ao lado do palco deles nas temporadas populares. E o nosso show foi de 1h e meia e o empresário do Barão que mandou a gente continuar tocando por que estava curtindo show pra caramba e foi muito legal, casa cheia, todo mundo cantando junto. Teve um momento na hora da música Ana Júlia dos Los Hermanos, todo mundo tocando e cantando junto.

Expressando com Alessandra Paim - Projetos em andamento e futuros

Eduardo Arimura_ os projetos continuam e a vontade de tocar continua. Depois dos shows que fizemos no Blues Bar Tributo à Paralamas do Sucesso e Skank rendeu alguns contratos pra fora que futuramente vamos tocar pra fora do Estado. Estamos na luta pra fechar com esses shows que vamos fazer em vários Estados, inclusive Manaus e RS.

Expressando com Alessandra Paim - Como foi a ideia de criar a banda e o nome Sãos e Sóbrios?

Eduardo Arimura_ a ideia da banda foi que nós chegamos nessa festa Melancia Atômica e estava tocando Bêbados Habilidosos. E a gente não tinha nome nenhum e pensamos em colocar São e Salvos e não deu e aí pensei: Se eles são Bêbados nós somos sóbrios e ai ficou Sãos e Sóbrios.

Expressando com Alessandra Paim - FÃS

Eduardo Arimura_ a galera da nossa época continua fãs, temos muitos fãs. Temos até gente do RS que acompanha até hoje. Temos fãs espalhados por vários lugares do Brasil e Campo Grande tem uma galera que curte o som da banda e todo show que sabe que vai ter o público está marcando presença. Desde a época dos anos 90 até hoje, tem uma galera que acompanha a banda.

Expressando com Alessandra Paim - Cena local X São e Sóbrios

Eduardo Arimura_ a cena local está muito legal pra gente agora, está muito convidativo. Tanto que começamos a ensaiar e montar o repertório novo, manter esses 02 shows que é Paralamas e Skank. Com repertorio novo a gente ensaia de vez em quando, mesmo porque eu moro fora da Capital. Então, não dá pra gente estar direto ensaiando, mas sempre estamos conversando e a estratégia da banda é passar o repertório pelo grupo e quando chega pra ensaiar já está todo mundo tocando a música que a gente pedi pra tocar e cada um tira a sua parte e quando se encontra o som sai perfeito.

Expressando com Alessandra Paim - Porque a escolha do cover da Banda Paralamas do Sucesso?

Eduardo Arimura_ por que nós éramos muito fãs, era unânime, todo mundo gostava da banda, gostava de escutar e tocar.

Expressando com Alessandra Paim - Qual o próximo show da banda?

Eduardo Arimura_ vai ser pro final do ano lá pra novembro ou dezembro no Blues Bar.

Expressando com Alessandra Paim - Contatos pra shows

Eduardo Arimura_ (67) 99861-7294

Expressando com Alessandra Paim – Eduardo, fale um pouco da autoral “Menino Bola”

Eduardo Arimura_ o Fabinho que era o baixista da banda tem um irmão que se chama Dennis menino bola e o moleque jogava bola demais e era uma promessa pro futebol brasileiro na época. Nós estávamos reunidos num local falando da história do Dennis e foi que surgiu a ideia de fazer essa música “Menino Bola”.

Expressando com Alessandra Paim - Um sonho

Eduardo Arimura_ o sonho do músico é o sucesso. Mas hoje em dia acabou aquela gana, aquele negócio que era buscar, a gente parou de caçar esse sucesso que a gente sonhava em fazer, em ter. Hoje está bem tranquilo, a gente toca porque a gente curte tocar e uma coisa interessante que está acontecendo, que quando a gente parou de ligar pra isso, de ir atrás dessa gana de ter sucesso, as coisas começaram a aparecer, começou gente vindo atrás querendo fechar. Estamos suspensos do show devido a Faculdade do meu irmão que é o vocalista principal, do show do Paralamas. Mas, a gente não para. O sonho é continuar sempre tocando.

Expressando com Alessandra Paim - Um momento considerado difícil pra banda

Eduardo Arimura_ eu acho que o momento mais difícil da banda foi o momento de transição daquela primeira formação pra segunda. Depois o final da banda, quando a gente estava cansado já, cada um seguiu seu rumo, um profissional. A vida vai tomando esses laços. Esse foi o momento mais difícil pra banda.

MENSAGEM

“O que eu tenho pra deixar pra essa galera nova, estude muito, se dedique muito no que você faz na música, seja o melhor pra você mesmo, não para os outros. Acredite que todo dia vai ter um lugar novo pra mostrar seu trabalho, isso em qualquer parte do Estado, do Brasil, do mundo. Acredite no seu trabalho, no seu som e mete a cara porque o sol brilha pra todo mundo e espaço pra você não vai faltar”, Eduardo Arimura.

REFERÊNCIAS DE PESQUISA

https://fb.watch/lWjMgUYh7u/

https://fb.watch/lWjQlUV9fA/

https://fb.watch/lWjT8_LEpg/

https://fb.watch/lWjW1FEtAP/

https://fb.watch/lWk0Lk2F0L/

https://fb.watch/lWk1OAGMoV/

https://fb.watch/lWk36unOZw/

https://fb.watch/lWk6HrMBRV/

https://fb.watch/lWk8ZllWDA/

Ensaio Geral - Banda faz show em tributo aos Paralamas do Sucesso em Campo Grande

Anos depois do último show, Sãos e Sóbrios se reencontram na Capital - Rede Educativa MS (portaldaeducativa.ms.gov.br)

https://www.youtube.com/@saosesobrios

Depois de 13 anos, banda Sãos e Sóbrios retorna ao palco em show especial (uol.com.br)

https://www.youtube.com/watch?v=HmmOfk5wz64

https://www.youtube.com/watch?v=IMpyCEnohxQ

https://www.youtube.com/watch?v=4rPg7nBTjw0&list=FLuA4ERu-AW1CHT_2fro_Z0Q

https://www.youtube.com/watch?v=v8DDW6dAG7A&list=FLuA4ERu-AW1CHT_2fro_Z0Q&index=2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: