BATAGUASSU
Com visita de desembargador, prefeito Akira busca alternativas para regularização fundiária em Bataguassu
Através do Programa Lar Legal MS, iniciativa do TJ-MS, objetivo é promover a regularização fundiária nos municípios
14/07/2023
14:55
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 14 de julho, a visita do Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva.
A vinda do magistrado faz parte das ações do Programa Lar Legal MS desenvolvido pelo TJ-MS, que visa promover a regularização fundiária, valorização das moradias e, sobretudo, a garantia da dignidade e segurança jurídica da população, bem como reduzir as ações judiciais, viabilizando a inclusão e justiça social à faixa mais vulnerável da população.
Durante o encontro, o desembargador, que é gestor das ações do programa em Mato Grosso do Sul comentou sobre a iniciativa normatizada pelo Provimento nº 488/2020 e explicou que a proposta tem como referência a experiência de sucesso implantada em Santa Catarina há mais de 20 anos.
“O Lar Legal MS quer somar esforços com os municípios que estão conduzindo essas situações de regularização fundiária, e que por muitas vezes, se deparam com situações inusitadas. Desta forma, será possível fazer o pedido pelo Lar Legal MS, por petição. O juiz vai dar uma sentença e as pessoas envolvidas serão citadas por editais. A ideia é com o auxílio do judiciário fazer com que esse munícipe receba a titularidade de sua propriedade”, disse.
Akira expôs que Bataguassu possui vários imóveis que aguardam por regularização e comentou que em maio deste ano esteve presente na audiência realizada na Assomasul juntamente com demais prefeitos do Estado em que houve o ato de assinatura para difundir o Programa Lar Legal em MS.
“Estamos desde 2021 trabalhando com a questão da regularização fundiária por meio do REURB, mas temos esbarrado em questões burocráticas e é do interesse do município resolver essas pendências o mais rápido possível, oportunizando aos moradores a segurança com relação a regularização dos seus imóveis. Com essa ajuda do Programa Lar Legal MS, o Poder Público poderá apoiar essas famílias para que recebam o mais rápido possível o reconhecimento documental de suas moradias”, enfatizou o prefeito.
Em Bataguassu, de acordo com o Setor Municipal de Habitação, em torno de 390 famílias, de diversos bairros (Jardim Santa Luzia, Jardim São João, Jardim São Francisco, Jardim Santa Rosa e Jardim Campo Grande) aguardam pela regularização documental dos seus imóveis.
Participaram da reunião, o procurador jurídico do município, Nelson Moacir Alves Barroso; o advogado do município, Leandro Vitolo Menezes; a coordenadora municipal de Habitação, Maria Olímpio (Sônia) e a chefe de gabinete, Maria Aparecida Maia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lady Gaga emociona 2,1 milhões em show histórico na Praia de Copacabana
Leia Mais
Perícia em celulares reforça indícios de venda de sentenças no TJMS, aponta PF
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 20 milhões
Leia Mais
Janja cumpre agenda cultural e educacional na Rússia antes da chegada de Lula
Municípios