ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto garante paridade de gênero na divisão de recursos públicos aos esportes
Gleice Jane é autora da matéria que dispõe sobre a paridade de gênero no incentivo a modalidades esportivas
03/07/2023
14:49
CHRISTIANE MESQUITA
©DIVULGAÇÃO
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 198/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade de paridade de gênero na divisão de recursos públicos destinados ao incentivo de modalidades esportivas, garantindo que nenhum gênero receba menos que 30% dos recursos destinados, em Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O projeto considera paridade de gênero a destinação de valores equivalentes para o incentivo de modalidades esportivas masculinas e femininas, respeitando o mínimo de 30% para qualquer gênero. Os órgãos e entidades responsáveis pela distribuição dos recursos destinados ao incentivo do esporte no Estado serão os responsáveis pela implementação do projeto.
“A matéria tem o objetivo primordial de combater a desigualdade de gênero no contexto das práticas esportivas de alto rendimento, uma disparidade historicamente arraigada que prejudica a diversidade e a inclusão no esporte. O esporte, como um reflexo da sociedade, não está imune às desigualdades de gênero presentes em diversos setores. Este cenário repercute não somente no desempenho das atletas, mas também na representatividade e no estímulo para as futuras gerações”, justifica a deputada Gleice Jane, autora da matéria.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dia da Árvore: Suzano produz 60 milhões de mudas de eucalipto por ano em MS e reforça compromisso com sustentabilidade
Leia Mais
Marcos Pollon lança pré-candidatura ao Governo de MS em 2026 após racha no PL com filiação de Reinaldo Azambuja
Leia Mais
Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes por gripe em 2025, com alta puxada pelo H1N1
Leia Mais
PEC da Blindagem deve ser enterrada no Senado, diz Otto Alencar após manifestações
Municípios