PLANEJAMENTO
Participação popular é vital no debate do PPA em Dourados
23/06/2023
16:55
SECOM
Vice-governador Barbosinha representou o governador Eduardo Riedel
Com a participação de mais de 300 pessoas, o auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Dourados sediou, nesta sexta-feira (23), o segundo encontro regional para discussão do PPA (Plano Plurianual) que visa estabelecer o planejamento das ações do Governo do Estado para os próximos quatro anos.
O vice-governador Barbosinha abriu a etapa de Dourados representando o Governo do Estado e saudou os participantes, entre eles dirigentes sindicais da área urbana e rural, vereadores, prefeitos e representantes dos municípios que integram essa região, detalhando a importância de um governo aberto e receptivo às demandas da comunidade.
“O PPA é um instrumento que reúne as políticas públicas de investimentos para os próximos quatro anos. Um Estado que se propõe próspero, inclusivo, verde e digital precisa atrair as pessoas para esse debate. A sociedade civil organizada traduz o sentimento da população e, com isso, a gente consegue mensurar e medir o que se propõe, a participação da população é essencial”, disse Barbosinha, que conduziu, juntamente com o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo da Segov (Secretaria estadual de Governo), Thaner Castro Nogueira, os trabalhos em Dourados.
Encontros regionais dessa modalidade, conforme definiu o secretário-executivo Thaner Nogueira, visa dimensionar a capacidade que se deva atribuir ao Estado de executar uma estrutura de forma a tornar Mato Grosso do Sul competitivo, equivalente às perspectivas do crescimento econômico, “projetando o atendimento das demandas reclamadas, de forma que, se a gente vier a errar, e isso é natural, tenhamos as condições ideais de corrigir rumos e não desperdiçar recurso público”.
O reitor da UEMS, professor Laércio de Carvalho, anfitrião do evento em Dourados, disse que a instituição já vem debatendo sugestões a serem inseridas no PPA 2024-27. “Já nos antecipamos em alguns encontros com o governador Eduardo Riedel e estamos aperfeiçoando nossas reivindicações, dentro da perspectiva do ensino, pesquisa e extensão, e elencando novos desafios como a questão da Rota Bioceânica e avançar em pautas que são caras ao nosso governador, voltadas à inclusão e a prosperidade para Mato Grosso do Sul”.
Carvalho, que preside o Crie (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior) em Mato Grosso do Sul, destacou a importância da participação da comunidade. “As mudanças acontecem pelo debate, e aqui a gente consegue acompanhar o desenvolvimento dos programas que são realizados no Estado e incluir parte das propostas da nossa Universidade Estadual, principalmente quando recebemos a equipe do Governo na nossa Universidade e podemos compartilhar dessa vontade em implementar políticas que venham a acompanhar esse desenvolvimento”.
Descentralizando decisões
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes, defendeu a necessidade de que sejam incluídas no PPA “a discussão de estradas rurais, questão de armazenagem, programação de escoamento da safra e políticas capazes de atender o produtor da porteira pra fora, proporcionando a segurança jurídica com direitos e deveres ao cidadão da área rural”. Paulo Campione, presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), elogiou a proposta de consulta popular na formatação do próximo Orçamento do Estado: “É muito importante participar da montagem desse PPA e o Governo foi muito feliz em vir ao nosso pólo regional de quase 1 milhão de pessoas para ouvir as demandas de Dourados e região”.
Para o vereador Elias Ishy (PT), que participou do encontro de Dourados junto com os colegas Marcelo Mourão (Podemos), Tânia Cristina (PP) e o presidente da Câmara, Laudir Munaretto (MDB), disse que a comunidade está tendo, “pela primeira vez”, a oportunidade de apresentar as principais reivindicações do Município e região. “Descentralizando as decisões, teremos um planejamento, e vamos saber onde está sendo investido o dinheiro público, de acordo com as aspirações principais da população”.
Dourados, conforme observou o representante do prefeito Alan Guedes, advogado Oscar Kruger, mostrou um dos principais gargalos do Município, na área da saúde. “O financiamento da macro complexidade precisa ser melhorado, o Governo precisa olhar pra isso, avançamos muito, mas precisamos mais. Temos um aeroporto em fase final, mas há necessidade de inserir o terminal de passageiros nessa programação e na área de ensino passamos de 27 mil para 34 mil alunos. “Estamos dando conta disso, mas precisamos de mais salas de aula, novas escolas, estamos elencando essas demandas e destacamos a importância de momentos como esse para avançar ainda mais na participação do cidadão nesse debate”.
O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan (PSDB), considerou decisiva a oportunidade de os prefeitos e a população em geral conhecer onde o Estado está investindo. “Nós temos uma área para o novo aeroporto, queremos a infraestrutura do Governo, temos uma demanda muito grande na área habitacional, já adquirimos a área com recursos próprios, mas precisamos de esgoto, asfalto, água e luz, que demanda um olhar do Estado. Isso não é diferente com os demais municípios, mas importante é que estamos tendo a oportunidade de participar desse Governo que é presente e atuante nas nossas vidas”.
Calendário
As etapas de debate do PPA começaram por Três Lagoas na terça-feira (20) e seguem até o dia 7 de julho, nos municípios de Bonito, Coxim, Corumbá e Naviraí, encerrando em Campo Grande. No encontro de Dourados estiveram reunidos lideranças representativas do município-sede e ainda de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.
Clóvis de Oliveira, Vice-governadoria
Fotos: João Garrigó
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios