DOURADOS
Agetran inicia ações de conscientização da Lei Seca
Blitz educativas serão realizadas em pontos estratégicos de Dourados para promover a conscientização da população
19/06/2023
13:00
ASSECOM
Ação aconteceu na Avenida Marcelino Pires, em frente à Rodoviária (Fotos: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)
Graças a Lei 11.705, a “Lei Seca”, o Brasil é um dos poucos países do mundo com tolerância zero para quem dirigir alcoolizado e neste dia 19 de junho ela completa 15 anos de instituição. Em alusão a data, a Prefeitura de Dourados, através da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), iniciou uma série de atividades para promover a conscientização no trânsito.
Na Blitz Educativa realizada na Avenida Marcelino Pires, em frente à Rodoviária, forças de segurança se reuniram para entregar panfletos informativos sobre a Lei Seca, bem como convidar a participação dos motoristas na campanha, através de adesivos colados nos veículos.
“Ao longo do mês de junho, que é o calendário estabelecido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), nós iremos realizar várias ações como essa para conscientização da população e, assim, evitar os acidentes que tem ceifados a vida de muitas pessoas”, explica Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran.
De janeiro a maio deste ano, foram registrados apenas 17 acidentes envolvendo embriaguez ao volante em Dourados. Entretanto, a Agetran afirma que esse número é muito maior, mas como em vários casos a embriaguez não foi relatada, o fato não pode ser registrado estatisticamente.
Dirigir sob condição alterada por álcool ou outra substância psicoativa é proibido e considerado infração gravíssima. O teste do bafômetro, fotos, vídeos e relatos de testemunhas podem ser usados como provas para provar a embriaguez.
A multa prevista é de R$ 1.915,38, com suspensão do direito de dirigir por um ano e, em caso de reincidência em até um ano, a multa será o dobro.
As ações são realizadas pela Agetran em parceria com Detran, Sest Senat, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Guarda Municipal e o grupo Sucata Cultural.














Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sigilo fiscal da esposa de Alexandre de Moraes e de filho de ministro do STF é acessado sem autorização
Leia Mais
Bolsonaro tem novo mal-estar na prisão e segue sob monitoramento, informa Carlos Bolsonaro
Leia Mais
Mulher baleada por policial militar no Centro morre após atendimento em UPA de Campo Grande
Leia Mais
Acadêmicos de Niterói não captou recursos via Rouanet, mas recebeu R$ 1 milhão em repasse geral da Embratur
Municípios