Campo Grande (MS), Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

ENTREVISTA

Sustentabilidade & Qualidade de vida - Idealizador do Bosque Camburé fala da importância do local para a população e incentiva projetos no cenário cultural Sul-mato-grossense

16/06/2023

19:55

ALESSANDRA PAIM

©DIVULGAÇÃO

Que história linda que deu muito certo! Há 05 anos um morador do Oliveira II em Campo Grande teve uma atitude incrível de transformar um terreno baldio, um escape de depósito de lixo para um pomar urbano. Inclusive é o 1° pomar urbano de Campo Grande com uma vasta variedade de 100 árvores frutíferas e foram plantadas mais de 300 mudas de árvores. E esse lugar maravilhoso foi batizado como Bosque Camburé. E Camburé significa tronco indígena Tupi, significa “de coruja”. Foi uma singela homenagem feita para a família de corujinhas que habitam no bosque. Com a preocupação com meio ambiente, qualidade de vida o fundador e idealizador do projeto, Édio Guimarães vem batalhando para as melhorias do Bosque em prol dos moradores da região e preservação do meio ambiente local. Atualmente, existe a Associação dos Amigos do Bosque onde o presidente Édio junto com os demais integrantes busca maneiras de aprimorar cada vez mais o Bosque para atender toda a população com área de lazer, entretenimento, projetos sociais pras crianças, adolescentes e adultos. Há uma diversidade de projetos que o bosque disponibiliza para a comunidade, como futebol para as crianças, uma maneira de incentivar a criança a praticar esportes, ter foco, não ficar nas ruas, não entrar no mundo dos vícios. Tem projeto para ciclistas, Atividades funcionais para os adultos e muitas outras categorias que o Bosque oferece na região. Além desse leque de opções o Bosque Camburé trabalha também a parte cultural promovendo saraus, feirinhas onde os empreendedores têm a oportunidade de vender o seu próprio negócio nos eventos realizados no bosque. Édio conta com a ajuda dos moradores e parceiros com rifas para a melhoria do local e destaca a importância de apoio/recursos para aprimorar o Bosque Camburé, precisa de muita infraestrutura para o bosque se tornar um local 100% de lazer e diversão para toda população campo-grandense. A Página Expressando com Alessandra Paim teve um bate-papo muito legal com o fundador do Bosque Camburé que falou toda história desde o início até os dias atuais. Falou das dificuldades, dos momentos marcantes, dos eventos incríveis, da solidariedade da comunidade com o Bosque, dos projetos ainda em andamento que precisa de verba e muitas outras informações importantes do projeto. Fica o meu muito obrigada ao Édio Guimarães pela entrevista concedida. Foi um prazer entrevista-lo e saber um pouco mais desse projeto mágico que é o Bosque Camburé. Meus parabéns mais uma vez pela inciativa e preocupação com o meio-ambiente local, qualidade de vida, lazer e diversão da população. Obrigada por erguer essa bandeira e servir como exemplo pra muitos outros idealizadores. Mostrar que é possível fazer a diferença, basta acreditar e ter atitude. Estendo meus parabéns também aos apoiadores e os integrantes da Associação Amigos do Bosque e a todos os envolvidos que vestiram a camisa pra esse projeto acontecer. Desejo muito sucesso! 

Segue a entrevista na íntegra! 

Expressando com Alessandra Paim - O que é o Bosque Camburé? 

Édio_Guimarães – é um bosque urbano, no meio da cidade. Foram plantadas mais de 300 mudas de árvores areadas, muitas delas em extinção. Atualmente a população tem muita cultura, lazer, entretenimento, muito esportes para as crianças. Por isso a gente fala que o Bosque Camburé é o bosque da família 

 Expressando com Alessandra Paim - Como surgiu a ideia de criar esse local? 

Édio_Guimarães - a ideia do Boques Camburé surgiu da necessidade de transformar uma área que por um lado era usado pela população como lixão e por outro a omissão do poder público de limpar, cuidar da área, transformar numa área verde. 

Expressando com Alessandra Paim - Quem é o fundador do Bosque Camburé? 

Édio_Guimarães - eu sou o idealizador do projeto Bosque Camburé e presidente da Associação Amigos do Bosque. Entidade que hoje mantém e está à frente dos projetos locais. 

Expressando com Alessandra Paim - Qual o significado do nome Bosque Camburé? 

Édio_Guimarães - Nós fizemos uma votação com a população e tinham várias sugestões de nomes e escolheram Bosque Camburé. Porque Camburé? Vem do tronco indígena Tupi que significa de coruja. Ou seja, bosque das corujas. É uma homenagem que nós resolvemos fazer pra nossa família de corujas que habitam aqui. 

Expressando com Alessandra Paim - Quanto tempo o Bosque existe? 

Édio_Guimarães - comecei aproximadamente há 05 anos, plantamos muitas árvores, hoje tem mais de 300. 

Expressando com Alessandra Paim - Qual o objetivo desse projeto? 

Édio_Guimarães - o objetivo maior é trazer qualidade de vida para os moradores de toda região. Com muito verde, ar puro e trazer também os projetos sociais, esportivos culturais e principalmente na área do meio ambiente. 

Expressando com Alessandra Paim - Qual foi a maior dificuldade no início do projeto? 

Édio_Guimarães – foi trazer a população pro nosso lado. Pra população entender por que estávamos plantamos muitas árvores no sol, na chuva. No início a população não entende não apoia, não se interessa. Depois as plantas foram crescendo e perceberam a importância daquele trabalho todo. E também, vem a questão da falta de apoio dos órgãos públicos. 

Expressando com Alessandra Paim - Èdio, fale um pouco do 1° Pomar Urbano.  

Édio_Guimarães - O 1° pomar urbano de Campo Grande é um lugar muito especial. Eu comecei plantando pelo pomar por onde eu tinha já algumas mudas maiores e sempre plantava para os passarinhos. Pra quem gosta de fruta, para as crianças ou também de alguma forma alimentar alguém que tivesse passando fome, porque não? O pomar hoje tem mais de 100 frutíferas todas elas têm um ponto e esse ponto é georreferenciado, ou seja, ele tem umas coordenadas geográficas. Existe um projeto ambiental em andamento, em fase de conclusão. 

Expressando com Alessandra Paim - Quais são os projetos que existem no Bosque? 

Édio_Guimarães - o Bosque têm vários projetos principalmente na área esportiva pras crianças, incentivando as crianças a praticarem esportes, ocupar a cabeça, tirar da ociosidade, tirar do celular, do sofá, da rua. Nós fizemos várias parcerias e projetos pra poder fazer com que essas crianças pratiquem esportes. Nós temos no ciclismo por exemplo, uma parceria com a Fundesporte e Governo do Estado. Tem um Polo do projeto “MS Pedalando para o Futuro”. São aulas de ciclismo pra garotada. Nós temos também atletas que são campeãs de várias etapas de pedal. Tem também um projeto de futebol, é uma escolinha de futebol do Bosque Camburé que é uma parceria feita com a FUNESP e Prefeitura. Onde tem futebol nos períodos matutino e vespertino. É uma oportunidade que damos as crianças de exercitar, não se envolver com drogas e o futebol dá essa opção também. Há uma parceria com a Academia Dragão Imperial com o projeto” Kung Fu no Bosque”, inclusive tem uma menina chamada Ana Beatriz que é campeã brasileira na categoria Kung Fu. Um exemplo pra todos nós. Tem o “Programa Atividade”, esse programa é voltado pra aula de ginástica funcional pra todas as idades. Tem aulas de ritmos com professores da FUNESP e muitas outras coisas. Focamos também na área de cultura, tem vários shows, eventos, Festival de Sarau, no ano passado tivemos 2 edições que mais teve gente no Estado. Temos também as Feirinhas que ocorrem todo 2° sábado do mês a partir das 17h onde tem shows, gastronomia artesanatos, artes, moda. 

Expressando com Alessandra Paim - Como são realizados os eventos no Bosque Camburé? 

Édio_Guimarães – os eventos são realizados pela Associação Amigos do Bosque onde a gente monta toda estrutura pra shows ou através de parcerias do Governo do Estado e com a Prefeitura. 

Expressando com Alessandra Paim - Qualquer pessoa pode participar dos eventos? Quais os critérios? 

Édio_Guimarães – Sim, qualquer pessoa pode participar, vem gente de todo lugar de Campo Grande, não tem regras, todos são bem-vindos. 

Expressando com Alessandra Paim - Onde fica o Bosque Camburé? 

Édio_Guimarães – Fica localizado na rua Antonio João Escobar 404, Bairro Oliveira 2 ao lado da Unidade Básica de Saúde Familiar - Campo Grande MS. 

Expressando com Alessandra Paim - Quais os próximos eventos? 

Édio_Guimarães – o próximo evento será dia 8/07 nossa Feira Cultural às 17h, no dia 22/07 o 2° Arraiá do Bosque Cambure a partir das 18h com shows, fogueira, quadrilhas. 

Expressando com Alessandra Paim - Projetos futuros 

Édio _Guimarães - A Associação dos Amigos do Bosque completou 02 anos e já está credenciada pra pedir verbas, emendas, então vamos buscar essas parcerias com os órgãos públicos pra poder investir em infraestrutura, fazer banheiros, barracão cultural, cobrir nosso palco, cercar o campo de futebol, gramar, fazer as quadras de areia. Essa é a maior preocupação do momento, é a parte de fazer a infraestrutura no local. Tem uma série de coisas e isso aí vamos buscar junto com os órgãos públicos. 

 Expressando com Alessandra Paim - Qual a receptividade da população em relação ao Bosque? 

Édio_Guimarães – a partir do momento que mostrei o projeto arquitetônico pra população, eles abraçaram o projeto. Entenderam que nós estamos trazendo mais qualidade de vida, um ar mais puro, um meio ambiente pra dentro do bairro, todo o meio ambiente que cerca o bosque. Também ajudam a cuidar, o que temos hoje no bosque foi por meio de rifas, foram ações que a população ajudou, a população participou pra gente construir tudo. A comunidade está muito envolvida com o projeto. 

Expressando com Alessandra Paim - Há patrocínios pra manter o projeto?  

Édio_Guimarães – ainda não temos. É a nossa grande expectativa, a nossa busca. Nós temos já sinalizados algumas coisas pra esses dias. Tivemos muitas empresas olhando o nosso projeto, todas estão interessadas no Bosque Camburé 

Expressando com Alessandra Paim - Qual foi o momento mais marcante na sua opinião? 

Édio_Guimarães - eu acredito que o Festival do Sarau do Bosque foi um momento mágico por muitas divulgações e o Bosque passou a ser reconhecido, eu acho que foi o marco pro Bosque. Mas o momento mais marcante pra mim, foi quando eu plantei uma árvore chamada Quaresmeira roxa em homenagem ao meu cunhado que havia falecido naquele período de covid. Então, eu plantei aquela árvore com tanto carinho e o ano passado ela já floriu, ficou muito bonita. 

Expressando com Alessandra Paim - Qual o seu maior sonho? 

Édio_Guimarães - Executar praticamente 50 projetos sociais voltado para a população que temos aqui. Mas falta estrutura física pra trabalhar esses projetos todos, precisa de um lugar pra se reunir, cursos. O Bosque vai ser bem ativo pra isso e o que falta são recursos financeiros. 

Expressando com Alessandra Paim - Èdio, o que precisa melhorar na sua visão para o Bosque Camburé? 

Édio_Guimarães – principalmente a questão de infraestrutura no local.  

Expressando com Alessandra Paim - Para quem tiver interesse em colaborar para a manutenção e melhoria do Bosque quem podemos contatar? 

Édio_Guimarães - pode falar comigo Èdio Guimarães no celular (67) 99652-4235 que informo o número do PIX, passo os dados do banco da associação. É tudo no nome da Associação Amigos do Bosque. Pode entrar também nas redes sociais no Instagram @BosqueCambure e entrar em contato por mensagem. 

MENSAGEM 

“A mensagem que deixo é tenha Atitude! Queira transforar, queira deixar um legado. Tudo que estou fazendo aqui vai ficar para as próximas gerações e o Bosque será eternizado. É isso que interessa pra gente, é o legado que você deixa. É uma planta que cuida, que aduba, que rega. Ela vai crescer, vai frutificar, vai dar sombra, vai alimentar alguém que está com fome. Faça a diferença no lugar que você vive, tenha atitude”, Èdio Guimarães Fundador e Idealizador do projeto Bosque Camburé. 

REFERÊNCIAS DE PESQUISAS 

Instagram@bosquecambure 

Um rolê pelo Bosque Camburé 🌳 - Fala Povo - YouTube 

Antiga área de lixão no bairro Oliveira 3 é transformado em Bosque e recebe Feira Cultural - YouTube 

Feira Cultural do Bosque Camburé acontece neste sábado no Oliveira II | CGNotícias (campogrande.ms.gov.br) 

Bairro Oliveira II recebe nova feira cultural no Bosque Camburé neste fim de semana  | CGNotícias (campogrande.ms.gov.br) 

Obra no bosque camburê | Vaquinhas online (vakinha.com.br) 

Feira do Bosque Camburé será neste sábado no Oliveira II - Geral - Diário Digital (diariodigital.com.br) 

Com entrada gratuita Feira Cultural do Bosque Camburé é realizada neste sábado | Notícias de Campo Grande e MS - Capital News 

Bairro Oliveira II recebe Feirinha do Bosque Camburé neste sábado (uol.com.br) 

Feira cultural do Bosque Camburé é relizada neste sábado no Oliveira ll - Portal TOP Mídia News (topmidianews.com.br) 

Feira Bosque Camburé abre inscrições para comerciantes - PP (primeirapagina.com.br) 

Agendão CG: Fim de semana tem festas juninas e feira O Balaio com show de Francisco, el Hombre – SETESCC 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: