TJMS
Desembargador federal do TRF3 recebe Ordem do Mérito Judiciário
14/04/2023
17:30
ASSECOM
Na tarde desta sexta-feira, dia 14 de abril, o desembargador federal Mairan Maia, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, esteve no Tribunal de Justiça para receber a Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grã-Cruz.
A honraria foi entregue pelo vice-presidente do TJ, Des. Dorival Renato Pavan, pelo Corregedor-Geral de Justiça, Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, e pelo Des. Carlos Eduardo Contar, que instituiu a forma de reconhecimento e já a havia concedido para o integrante do TRF da 3ª Região, este só não a havia recebido ainda.
Prestigiaram a entrega o presidente da Ajufems, juiz federal Ney Gustavo Paes de Andrade, e da juíza federal Monique Marchioli Leite, diretora da Seção Judiciária de MS.
A Ordem do Mérito Judiciário é composta pelo grau Grande Colar, privativo do Presidente do Tribunal de Justiça, e dos graus outorgados Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Saiba mais – No traje diário, os agraciados podem usar as rosetas correspondentes ao grau que ocupam, na lapela do lado esquerdo, e os militares a correspondente barreta, conforme os respectivos regulamentos de suas Forças.
As insígnias podem ser utilizadas em sessões solenes, oficiais e de gala, respeitada a dignidade da Ordem, e membros da Ordem só podem ser promovidos quando respeitado o interstício de dois anos após a nomeação ou promoção anterior.
A insígnia da Ordem é conferida a pessoas jurídicas, instituições civis, religiosas e às organizações militares, nacionais ou estrangeiras, que serão nela admitidas sem grau, sendo aposta em suas bandeiras ou estandartes ou entregues aos seus representantes legais.
A insígnia é constituída pelo tradicional símbolo da Justiça (balança e espada) na cor prata (branco), sobrepondo o mapa do Estado de Mato Grosso do Sul em azul, conforme tonalidade expressa na bandeira do Estado, envolto por uma grinalda formada por um ramo de café frutificado e outro de erva-mate, sendo todo o conjunto circundado por uma faixa em goles (vermelho), onde se escreve em sua parte superior “Mérito Judiciário” e na parte inferior “Mato Grosso do Sul”.
Toda a representação é ornamentada por raios solares, do resplendor de ouro, em forma de círculo, constituída de 20 raios de pontas bipartidas, apontando em todas as direções, significando o espraiamento da Justiça aos mais diversos pontos do território nacional.
As propostas de admissão e promoção na Ordem são privativas dos membros do Tribunal Pleno, já admitidos no grau de Grã-Cruz.
Todas as nomeações são feitas por ato do Presidente do Tribunal de Justiça, na qualidade de Grão-Mestre, depois de as respectivas propostas serem aprovadas pelo Conselho da Ordem, composto, além do Presidente, pelos ex-Presidentes em atividade, em número mínimo de, pelo menos, outros dois, que tiverem exercido o Grão Mestrado, sendo que o mais antigo exerce as funções de Chanceler.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Daniel Vorcaro deixa CDP de Guarulhos com tornozeleira eletrônica após decisão da Justiça Federal
Leia Mais
Moraes dá cinco dias para defesa de Augusto Heleno comprovar diagnóstico de Alzheimer
Leia Mais
Palmeiras e Flamengo disputam neste sábado o tetracampeonato da Libertadores em duelo que marca o auge da rivalidade recente
Leia Mais
Mega-Sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado; apostas seguem abertas até as 20h, horário de Basília
Municípios