ENTREVISTA
Música - Renatto Mendes fala da sua carreira solo no MS e a paixão pela viola caipira
03/04/2023
16:00
ALESSANDRA PAIM
Com uma nova roupagem musical Renatto Mendes aposta na carreira solo. Depois de ter sua primeira banda formada aos 16 anos com amigos de escola, Renatto Mendes & Blues Note eles se apresentavam em escolas e no bairro onde moravam. Já em 2007 formou junto com seu irmão João Carlos, baixista a banda de Jump Blues e Blues tradicional Mr. Willie Blues Band tocando com grandes ícones do Blues como Ivan Marcio, Adriano Grinneberg, Décio Caetano, Fábio Brum. Após várias formações, gravaram um excelente material com o gaitista Robson Fernandes, em São Paulo que resultou na sua participação na 1° edição do Bonito Blues & Jazz Festival.Em 2013 a banda encerrou suas atividades. Renatto deu uma pausa de 03 anos retornando em 2016 como Renato Mendes & The Old Trouble. Conheceu o músico Rick Bergamo que formaram o duo Mendes & Bergamo, um duo de blues que se estendeu até 2020 e gravou o EP “Live Session”, um material totalmente autoral, se apresentou no Festival Bonito Blues & Jazz Festival 2020.Após a pandemia, Renatto Mendes encontrou a viola, a sonoridade que procurava para seu novo trabalho, seguindo com o blues, incrementando com o ritmo regional do nosso MS, o chamamé, Folk e as influencias brasileiras: Zé Ramalho, Raul Seixa, Luis Gonzaga, Dominguinhos, Guilherme Rondon, Paulo Simões, Geraldo Roca, Carlos Colman, Filho dos Livres, Zé Pretim, Pena Branca e Xavantinho, Goiano e Paranaense, Mestre Bambico, Renato Andrade, Almir Sater, Tônico e Tinoco, Rolando Boldrim, Jair Rodrigues.” Estou redescobrindo na música caipira novas formas de sentir a vida, sempre fui uma pessoa ligada a natureza as matas aos animais e ao místico lírico na viola. Tenho a liberdade de expressar sobre isso e sobre as idas e vindas do amor”, declara Renatto. A Página Expressando com Alessandra Paim teve um super bate papo com o músico e produtor Renatto Mendes que falou tudo sobre a paixão pela música e sua carreira solo. Segue a entrevista na íntegra.
Expressando com Alessandra Paim - Quem é Renatto Mendes?
Renatto Mendes_ músico há 17 anos, natural de Campo Grande MS. Sempre influenciado pela música negra norte-americana. Hoje redescoberto um novo trabalho na música regional, na viola caipira, na música brasileira.
Expressando com Alessandra Paim - Quando tudo começou?
Renatto Mendes_ tudo começou com influências de música em casa. Sempre foi muito forte, minha mãe sempre ouviu muita música, não era musicista, mas sempre gostou muito. Sempre eu ouvia indiretamente o que ela ouvia e cantava em casa, então essa influência começou desde pequenininho. Não aprendi a tocar desde pequeno, mas sempre gostei de estar com ela cantando
junto. Mas, musicalmente falando comecei com 15 pra 16 anos, onde ganhei uma guitarra dela e comecei a estudar blues e meu irmão João Carlos me influenciou diretamente pra ouvir e tocar blues.
Expressando com Alessandra Paim - Qual o estilo musical?
Renatto Mendes_ atualmente é viola caipira, música regional, mistura também
Expressando com Alessandra Paim – Repertório
Renatto Mendes_ hoje o repertório está muito divertido, dentro que muita gente conhece, dentro do que é esperado num show de viola caipira. Claro que tem reformulações de muitas músicas e até mesmo autoral que é o foco do trabalho. Tem desde Cuitelinho que é uma música antiga, cultural que ficou conhecida com a dupla Pena Branca e Xavantinho Trem do Pantanal.
Expressando com Alessandra Paim - Influências musicais
Renatto Mendes_ são infinitas, cada hora a gente adquire uma influência nova. Algumas influencias permanecem, Muddy Waters e, logicamente outros artistas daqui que não posso deixar de citar que eu trabalho hoje, faço produção de palco pra alguns artistas que me influenciaram diretamente a começar esse trabalho que são: Paulo Simões, Carlos Colman, Celito Espindola, Guilherme Rondon são artistas que eu trabalho que eu vejo a poesia sendo verdade na vida deles todas as vezes que a gente está na estrada. E isso foi muito abrangente pra que eu pudesse querer engrenar na viola caipira.
Expressando com Alessandra Paim - Shows/eventos no MS
Renatto Mendes_ após a pandemia está tendo um fomento muito grande em relação à cultura, em relação a volta dos palcos para os artistas. Está sendo muito bacana, muito valoroso e muito prazeroso trabalhar com diversos artistas diferentes. Além de músico, sou produtor, eu consigo visualizar de uma forma geral, vários tipos de artistas, vários estilos musicais que estão tendo o fomento do governo e está sendo muito bom. E as casas de shows que tem aberto mais a mente para “n” estilos diferentes, até por que o público também hoje acaba ouvindo de tudo. Os eventos que o Renatto Mendes participou: 1° Bonito Blues & Jazz Festival – 2012, MS Blues Festival – 2014, Motor Fest Três Lagoas – 2018, Festival de rua "Se essa rua fosse minha" Timbó SC – 2019, 7° Bonito Blues Jazz Festival- 2002, 8° Bonito Blues e Jazz Festival - Hernan Tamanini ARG – 2021, Festival de inverno de Bonito - Franke – 2022.
Expressando com Alessandra Paim - Renatto Mendes no MS
Renatto Mendes_ é uma mistura de tudo que eu tenho vivido, visto, tenho presenciado. Pode-se dizer que é uma mistura de blues e rock ’n’ roll com pantanal. Eu acho uma mistura interessante, trazer uma ideia que eu sempre fiz misturado com aquilo que eu tenho escutado, com que eu tenho aprendido a tocar. Então, as influencias da música pantaneira tem sido muito forte em cima daquilo que eu já sabia tocar.
Expressando com Alessandra Paim - Qual o diferencial de Renatto Mendes?
Renatto Mendes_ autenticidade em relação as coisas que eu tenho produzido. Tenho saído fora da casinha que outros artistas tem feito. Mas sem comparações, somente eu tentando me superar, tentando fazer melhor do que eu já tentei fazer em algum momento. Fazer o meu diferencial. Sempre pesquisando o que está rolando no meio e buscando ser melhor, ser mais prudente, mais certeiro nas coisas que tenho feito e produzido.
Expressando com Alessandra Paim – Autorais
Renatto Mendes_ tenho tido uma veia de composição muito bacana. Creio que até por influencias dos caras que tenho acompanhado. São muito fortes na questão de composições, são muito criteriosos com o que eles vão cantar, vão dizer do nosso Estado, a nossa identidade musical. Tem muita coisa que estou escrevendo ainda e muita coisa que já está pronto e estarão nos próximos projetos.
Expressando com Alessandra Paim - Projetos pra 2023
Renatto Mendes_ basicamente lançar vários singles e videoclipes esse ano.
Expressando com Alessandra Paim - Onde Renatto Mendes se apresenta em Campo Grande?
Renatto Mendes_ não tenho lugar fixo. A minha próxima apresentação será 21 de abril, na Cervejaria Canalhas (rua Dom Lustosa,214-Seminário) e será a estreia desse trabalho com banda, quero apresentar a cara da banda pra todos.
Expressando com Alessandra Paim - Por que a escolha da carreira solo?
Renatto Mendes_ foi justamente pela praticidade. Pra quem trabalha com banda, pra quem trabalha com projeto com outros parceiros/artistas sempre barra nas questões de dificuldades no desenvolvimento do projeto. Porque um ou outro tem uma situação que não pode responder na hora ou não pode fazer tal evento e acaba barrando movimentos dentro do projeto e tudo bem. E a carreira solo ela só consiste na minha decisão de fazer as coisas, eu tenho o domínio e controle de tudo, o aval de todos as decisões que eu possa tomar nesse trabalho, é totalmente minha. Em questões administrativas é mais prático a carreira solo e mais trabalhosa pra uma pessoa só, porém ela também se torna mais fácil pela parte administrativa.
Expressando com Alessandra Paim - Um momento marcante
Renatto Mendes_ foi quando subi no palco pela primeira vez meados de 2005. Foi maravilhoso.
Expressando com Alessandra Paim - CDS/DVD’s/EP
Renatto Mendes_ pra esse ano alguns singles e em seguida um EP e pro ano que vem, eu quero lançar um álbum e possivelmente, um DVD.
Expressando com Alessandra Paim - Qual foi a maior dificuldade pra essa versão solo de Renatto Mendes?
Renatto Mendes_ 1° lugar investimento financeiro e 2° lugar ter tempo pra conseguir desenvolver tudo.
Expressando com Alessandra Paim - Um sonho
Renatto Mendes_ ter o reconhecimento do meu trabalho a nível nacional
Expressando com Alessandra Paim - Contatos pra shows
Renatto Mendes_ (67) 99868-8669
MENSAGEM
“Eu quero mandar um convite em forma de mensagem, para que todos venham conhecer meu material nas plataformas digitais. Que venham prestigiar também ao vivo que tem uma linguagem muito gostosa e divertida o formato que apresento nos shows. Será um prazer ver pessoas que se interessem pelo meu trabalho, curiosas pra saber o que está acontecendo. E o que eu quero mostrar, me sigam nas redes sociais @originalrenatto,” Renatto Mendes cantor e produtor musical.
REFERÊNCIAS DE PESQUISA
YOUTUBE :
https://www.youtube.com/@originalrenatto
https://www.youtube.com/watch?v=8ENz2A8QN_I
https://www.youtube.com/watch?v=VnEGqVKO31k
https://www.youtube.com/watch?v=rb8GmdtpehE
https://www.youtube.com/watch?v=N29pXgZv3cA
https://www.youtube.com/shorts/uqmY89Be62A
https://www.youtube.com/shorts/X7zpJGGFm_g
https://www.youtube.com/shorts/zvgyvLVmfMk
INSTAGRAM: @ORIGINALRENATTO
https://www.youtube.com/shorts/ZSdsphXO720
FACEBOOK Renatto Mendes | Campo Grande MS | Facebook
Meu Mato Grosso do Sul | Retrospectiva 2021: Renato Mendes e Rick Bérgamo | Globoplay
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Municípios