ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputados alertam que professores estão sobrecarregados por excesso de burocracia
Pedro Kemp puxou o assunto na tribuna
28/03/2023
11:06
HELOÍSE GIMENES
©DIVULGAÇÃO
Na sessão ordinária desta terça-feira (28), o deputado Pedro Kemp (PT) fez um apelo para que a Secretaria de Estado de Educação (SED) atente para a realidade da saúde mental dos professores, que estão sobrecarregados com o excesso de burocracia e a fiscalização por parte da coordenação escolar.
“A recente morte do professor Tiago Bianchi, aos 42 anos, acendeu um alerta sobre a saúde mental dos nossos professores. Tiago desistiu de viver, pois enfrentava uma depressão e não conseguiu afastamento ou readaptação. Sem condição de entrar em sala de aula em razão do estado emocional, ele tirou a própria vida. Infelizmente, não é o único caso”, disse Kemp.
Segundo o parlamentar, os professores estão esgotados e necessitam do respaldo do Estado. “Além das atividades docentes, os profissionais precisam preencher fichas, relatórios, cadastros, planejamentos detalhados de aulas e avaliações. Não bastasse essa burocracia incompreensível, eles estão sendo fiscalizados pela coordenação. Eles estão sendo vigiados se estão ministrando aquilo que está no planejamento e até mesmo se estão de pé. O nível de cobrança está um absurdo. Isso acarreta diretamente na saúde mental”, afirmou.
Legislação
Presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado Professor Rinaldo Modesto (PSDB) informou que será realizada uma reunião para debater o assunto com a SED.
Professor Rinaldo ainda abordou a questão da segurança nas escolas. Na tribuna, o deputado cobrou a eficácia da Lei 3.437 de 2007, que instituiu a Política de Prevenção à Violência contra Educadores da Rede de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, e da Lei 5.582 de 2020, a qual criou o serviço de apoio psicológico e social ao aluno em situação de vulnerabilidade, regularmente matriculado na Rede Estadual de Ensino. “Temos leis e precisamos cobrar a eficácia delas, para isso é preciso o olhar diferenciado do Estado”, destacou.
Mara Caseiro (PSDB) falou da importância da implantação de equipe multidisciplinar para identificar comportamentos suspeitos nas escolas. Coronel David (PL) sugeriu que os deputados verifiquem a situação in loco e apresentem sugestões ao Poder Executivo, a fim de evitar tragédias nas escolas de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Municípios