Campo Grande (MS), Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

ENTREVISTA

PROJETO SOCIAL - Titanium - Professor de Jiu Jitsu aposta no esporte pra impedir que crianças e adolescentes carentes entrem  no mundo dos vícios

09/03/2023

16:15

ALESSANDRA PAIM

©DIVULGAÇÃO

O projeto Titanium completa em abril 01 ano de existência em Campo Grande. O fundador do projeto concedeu uma mega entrevista para a Página Expressando com Alessandra Paim pra falar tudo a respeito do C.T Titanium. Antoniano Bernardo trouxe o projeto de São Paulo, onde morou um tempo. Com apoio dos familiares, dos amigos e do irmão Leomar Bernardo. Ele fundou esse projeto voltado para crianças e adolescentes mais carentes, com intuito de trazer esse público para o mundo dos esportes, mas especificamente, para artes marciais, como o Jiu Jitsu. Mostrar a importância de praticar esportes para a saúde mental e física dessas crianças/adolescentes. Dispersar esse público do caminho errado, de drogas, bebidas alcoólicas e tabagismo. Fazê-las ter um comprometimento na vida, se dedicar mais na escola a obterem boas notas. Ter respeito e bom relacionamento com seus colegas e demais pessoas e sua família. Instigar o espírito de competição pros alunos. Ensinar as crianças a empatia com o próximo. O fundador falou todo o processo do início do projeto até hoje. Do retorno positivo dos alunos com o projeto, dos campeonatos, dos projetos futuros pra 2023, da viagem pra Beto Carrero e muito mais. Segue a entrevista na íntegra

Expressando com Alessandra Paim - O que é o Projeto Titanium?

Antoniano_   é um local onde as crianças tem um espaço que dá pra eles praticar um esporte. Hoje em dia não é um esporte barato devido aos valores, as competições, o valor do kimono. Não é um esporte muito acessível, até nas academias, a mensalidade hoje varia em torno de R$ 100 a R$ 280 e tem até acima desses valores. Então, o projeto trouxe na região carente que é o Parque do Sol, um projeto voltado para as crianças, este é o intuito, trabalhar mais com as crianças que querem praticar algum esporte. O projeto tem essa ajuda de fazer com que essas crianças tenham facilidade de aprender o Jiu Jitsu, de conhecer artes marciais. Disponibilizar acesso ao curso gratuito pra eles.

Expressando com Alessandra Paim - Qual o objetivo desse projeto?

Antoniano_ é fazer com que as crianças saiam da rua, tenham foco na sua saúde, porque quem pratica o esporte, quem quer competir quem quer praticar um esporte de qualidade, ele tende a cuidar mais do corpo, a manter a mente sadia, a procurar cada dia mais a melhoria da sua saúde. Então, uma criança que pratica o Jiu Jitsu por exemplo, e também outras artes marciais ela tende a buscar um comportamento diferenciado, melhoria na saúde, tentar se alimentar direito, tentar ficar com o corpo saudável. Com isso, evitando bebidas alcóolicas, as drogas e o tabagismo. Então, a criança que gosta do esporte, ela crescendo naquele ritmo que o cigarro atrapalha o desenvolvimento dela dentro do tatame, ela tem uma chance maior de não entrar nesse meio, de não querer acessar o cigarro, acessar as drogas de modo geral e sabendo que o álcool também atrapalha muito o desempenho em competições, nos treinos, do dia-a-dia. ele tende a se afastar da bebida. é o que a gente procura aconselhar as crianças e até o comportamento dos adultos, a gente pega no pé pra servir de exemplo, evitar tomar uma cerveja, um cigarro na frente da academia ou na frente dos alunos. Esse é o objetivo do projeto afastar as crianças desse meio e tirar elas definitivamente do caminho errado, afastar do meio dos vícios, fazê-las pegarem o gosto no esporte. Se tornando um atleta, treinando constantemente ou até mesmo um atleta de competição, não só voltado a competição, mas voltado ao seu temperamento em casa, comportamento, respeito, disciplina. Por isso o projeto busca trazer as crianças mais perto do esporte afastando do caminho do vício.

Expressando com Alessandra Paim - Como surgiu a ideia de apostar no projeto Titanium?

Antoniano_ a ideia surgiu quando ainda morava em São Paulo. Eu e meu irmão tínhamos um espaço aqui que já pretendia construí alguma coisa. E como eu fazia parte do projeto A Liga, eu fui um dos fundadores e quando decidi voltar pra Campo Grande, porque não ter um projeto em Campo Grande onde está toda minha família, amigos que construí há muito tempo. Eu fiquei 07 anos em SP e trouxe o projeto Titanium pra cá. Quando eu cheguei conversando com meu irmão em montar esse projeto aqui que pode dar certo e está dando muito certo. A gente pode fazer alguma coisa pra ajudar e o projeto está indo super bem, graças a Deus.

Expressando com Alessandra Paim - Quem é o responsável do Titanium?

Antoniano_    podemos dizer que não é só o antoniano que é o responsável, temos vários colegas, alunos, minha família que nos apoiou, abraçou a causa.

Expressando com Alessandra Paim -   Há quanto tempo tem o projeto?

Antoniano_ o projeto foi inaugurado 24 de abril de 2022.

Expressando com Alessandra Paim -   Quem pode participar?

Antoniano_   de início seria crianças de 06 a 15 anos que podem participar. E algumas mães fizeram pedidos pra levar seus filhos de 04 a 05 anos pra poder participar. Hoje a faixa etária é de 04 a 15 anos.

Expressando com Alessandra Paim -   Quais os pré-requisitos pra participar?

Antoniano_ há uma   ficha de cadastro que o aluno preenche perguntando sobre a questão da saúde, se toma medicamento controlado, se tem histórico de lesão de saúde. Caso negativo, pode participar. O que impede a criança de participar do projeto é o consumo de bebidas alcoólicas ou usar algum tipo de tabagismo como cigarro, cigarro eletrônico e narguilé. Tenho crianças que é hiperativa, crianças com TDHA e todos eles participam, damos uma atenção diferenciada, porém, tratamento igual pra todos. Pra eles se sentirem bem acolhidos no tatame e no projeto também. 

Expressando com Alessandra Paim -   Qual foi o retorno do projeto Titanium?

Antoniano_ não temo retorno financeiro. Isso não é uma pretensão do projeto. O projeto tem algumas despesas e desde o início é sanada por mim e meu irmão. O retorno de compensação que temos com as crianças, que querem aprender e isso é gratificante pra nós.

Tivemos muito retorno positivo tanto dos meninos quanto das meninas na questão de comportamentos nas escolas e em casa. Até alguns pais agradeceram, os filhos focaram mais nos estudos, a agente tem umas premiações para aqueles que tiram notas boas. Essa viagem do Beto Carrero foi uma premiação para queles que tinham uma qualificação boa na escola.

Expressando com Alessandra Paim -   A Titanium está localizada onde em Campo Grande?

Antoniano_ saída pra Sidrolândia, Parque do Sol, entre o Lajeado e o Jardim. Colorado. Na Rua Cenira Soares Magalhães, 395. Esquina, um sobrado.

Expressando com Alessandra Paim -   Um momento marcante

Antoniano_ tivemos vários momentos marcantes. Mas um momento que foi extremamente importante pra mim foi quando uma mãe me parou na saída do treino e falou que a filha dela tinha depressão, não queria sair de casa, tinha 13 anos e tinha um comportamento agressivo. E depois que ela trouxe a irmã dela p treinar, e um certo dia ela começou a treinar até hoje e a mãe disse que o comportamento dela mudou da água pro vinho em casa e na escola. Me deixou muito feliz de ouvir isso saber que o esporte causou um efeito imediato nessa jovem. Fiquei emocionado a gente fazer parte da vida de uma criança, você sente o que você está fazendo é uma coisa que está dando resultados.

Expressando com Alessandra Paim -   Como foi implantar esse projeto em Campo Grande? Teve apoio?

Antoniano_ foi complicado (...risos...,). Foi na época da pandemia a nossa obra. Eu e meu irmão tivemos dificuldades começamos com um material num valor e quando a gente chegou no meio da obra o valor do material dobrou o preço. Passamos uns perrengues pra manter a obra e finalizar. Foi difícil, buscamos uma ajuda, como tínhamos um projeto não-finalizado, não tinha um retorno e no meio político não tivemos nenhum apoio externo. Foi mais apoio de amigos que nos ajudaram. Em alguns momentos e outros abençoados, mas graças a Deus, deu tudo certo.

Expressando com Alessandra Paim - Qual foi a maior dificuldade no início do projeto?  E atualmente?

Antoniano_ a dificuldade financeira por conta de você manter pra estra investindo. Quando você investe no projeto pra ajudar, você não terá um retorno financeiro, é um retorno de coração. A dificuldade agora é de manter o projeto e temos alguns colegas que nos ajudam a manter, permanece essa mesma luta de manter as despesas gerais com energia, água.

Expressando com Alessandra Paim - Como são as modalidades dentro do projeto?

Antoniano_ atualmente temos o Jiu Jitsu é a modalidade que temos no projeto. Além de ser professor de Jiu Jitsu sou professor de karatê. Mas eu dou aula somente para o projeto do Jiu- Jitsu. No Karatê estou abrindo turma pra manutenção da academia e não entra pelo projeto. Futuramente, queremos incluir mais modalidades de esportes dentro do projeto Titanium como capoeira, muay thai, karatê voltado pro projeto e isso demanda um número de professores, demanda valores para ajudar a custear o trabalho dos professores porque eles precisam se deslocar, vir pro projeto, tirar um tempo. Então, tudo isso temos que dar um apoio financeiro pros professores também. No momento o que temos de modalidade de esporte no projeto é o Jiu Jtsu.

Expressando com Alessandra Paim -   Festivais/eventos

Antoniano_ temos uma parceria/apoio com o IDE que é um projeto que tem lá no Caiobá, onde sou voluntário. Eu dou aula de Jiu jitsu nas segundas, quartas e sextas. Agora teremos um evento daqui 02 meses pra levar 2 crianças do projeto que o IDE deu uma vaga gratuita e o projeto Titanium arcou com uma vaga pra estra levando 02 crianças pro Beto Carrero. É um evento que animou bastante as crianças. Mas só são 02 vagas e faremos um sorteio, pra avaliar 02 alunos contemplados pra viagem. Temos também a cada 02, 03 meses, nós fazemos um bolo pra comemorar o aniversariante e esse bolo é arcado por amigos, por familiares, por colegas, alunos e pelo próprio projeto a gente dá um jeitinho e faz esse bolo pra comemorar o aniversário dessas crianças. É uma coisa legal, eles sentirem que são acolhidos, e um bolinho que é uma coisa simples, mas acaba tirando um sorriso imenso, é uma alegria de uma festa pro seu aniversário. Ainda sobre os eventos, o ano passado tivemos a graduação de alguns alunos, foi muito legal. Não foi no CT. Titanium e sim na frente do CT. Tivemos autorização pra fechar a rua e tivemos apoio e teve tendas pro evento. Teve um grupo do Shopping que veio pra interagir com as crianças, foi muito legal, você ver as crianças felizes, animadas, se interagindo com os policiais. E estamos programando a próxima. Temos também os campeonatos da Federação sul-mato-grossense e nós estamos participando e nossa equipe, estamos aqui no MS há pouco tempo e minha equipe é de São Paulo, nossos atletas. E aqui tem TETRIS MS e esse ano conseguimos umas colocações muito boa nos campeonatos. Teve 2 campeonatos que ficamos em 4° lugar no ranking.

Expressando com Alessandra Paim - Projetos pra 2023

Antoniano_ continuar com as crianças focadas no treino e competições. Por que as competições fazem com que despertem a maior atenção deles no esporte e cria-se um hábito de foco e dedicação, dispersando essas crianças do caminho errado. Mesmo com dificuldades, temos um custo que não é barato pra estar levando as crianças para as competições, tem deslocamento, tem alimentação. A gente trabalha apertado no orçamento, mas o nosso objetivo agora em 2023 é estar participando de todas as etapas aqui no Estado, são 10 etapas e estamos na 2° etapa.

Expressando com Alessandra Paim -   O projeto está aberto apenas para os moradores Parque do Sol?

Antoniano_ não. O nosso objetivo é atender todas as pessoas que tem condições de estar deslocando aqui no projeto. O projeto é pra todas as regiões, todos os pais que tenham interesse em ingressar seus filhos no projeto. Qualquer criança que tenha condições de estar indo treinar será bem-vinda.

Expressando com Alessandra Paim -   Telefone pra contato

Antoniano_ (67) 98119-7550

Expressando com Alessandra Paim -   Um sonho

Antoniano_ é conseguir fazer com que as crianças entendam quanto o esporte pode ser gratificante na vida deles. Que eles possam entender que é uma mudança, que não é só fisicamente, que mudem a vida, o comportamento, o sentimento que aprendam a ajudar o seu colega. É o que a gente cobra muito no nosso tatame. Você sozinho, você não consegue treinar, você só consegue treinar se tiver um parceiro pra treinar. Então, o meu sonho é que as crianças entendam que é só através da parceria, da união, ajudar o seu próximo é que vai mudar a sua vida, que vai conseguir se valorizar, criar aquela empatia pelo seu colega. Nós precisamos um do outro a todo momento. E no Jiu Jitsu todo mundo é igual, todo mundo tem o mesmo nível de situação. Hoje você pode ganhar e amanhã você pode perder. Se não tiver aquele sentimento que você é forte e fraco ao mesmo tempo, que sabe muito e não sabe nada, que tem muito a aprender, mas tem muito a ensinar também. Se não tiver esse sentimento que é capaz de fazer alguma coisa de bom pelo seu semelhante ali dentro, você não vai aprender o Jiu Jitsu, não vai conseguir evoluir.

Expressando com Alessandra Paim -   Há muita procura da parte das crianças e adolescentes pra ingressarem na Titanium? Fale um pouco.

Antoniano_ a gente percebe que alguns pais colocam algumas dificuldades devido à distância e também o horário. Podiam acompanhar o seu filho nos treinos, ter esse comprometimento junto com a criança. Mas também tem pais que acompanham seus filhos a todo tempo, são corujas, ficam ali, quer ajudar, vê o que o professor ensinando, bem legal, a gente percebe que os pais são bem parceiros. A procura tem sido boa, dá pra melhorar? Dá sim, nas divulgações e estamos trabalhando pra essa melhora

MENSAGEM

“É que o esporte como todos os esportes não só o Jiu Jitsu eu acredito que ele faz mudanças maravilhosas na vida de uma criança, de um adulto. Aquele tem oportunidade de fazer um esporte, aproveita e faça. Por conhecimento, por necessidade de melhorar seu condicionamento físico, melhorar seu comportamento, sua mente. Sair daquela rotina, faça esportes, faça alguma coisa, não fique parado. O esporte tem como te auxiliar e ajudar muito sai saúde mental e física. E digo que todas mulheres deveriam praticar um esporte, praticar uma defesa pessoa, é muito bom pra todas, ajuda a se sentir bem, confiar em si mesmo, ajuda na autoestima. É um resultado extremamente positivo na vida”, Antoniano Bernardo, fundador do projeto Titanium.

REFERÊNCIAS DE PESQUISAS

Instagram @ ct.titaniumcgms

Antoniano Bernardo | Facebook

 

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: