ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto de Lei do deputado Neno Razuk propõe ações de conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres
10/02/2023
10:40
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
14 de Maio é o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares em mulheres. Para que a data seja aproveitada para estimular a prevenção, o deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou Projeto de Lei para que seja instituída a campanha “Com o Coração de Mulher”, a ser celebrado, anualmente, na semana da data.
O PL 14/2023, protocolado na quarta-feira (8), tem a finalidade de orientar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças cardiovasculares.
“O Brasil apresenta uma das mais altas taxas de mortalidade da América do Sul. As doenças cardiovasculares em mulheres já ultrapassam as estatísticas de câncer de mama e de útero. Os números da Organização Mundial da Saúde mostram que as doenças cardiovasculares respondem por um terço das mortes de mulheres no mundo, com 8,5 milhões de óbitos ao ano, ou seja, mais de 23 mil mulheres dia e representa mais que o dobro das mortes por todas as neoplasias associadas”, justificou o parlamentar sobre a importância de tratar o tema de forma consciente.
Prevenção
As mulheres têm aumento de prevalência de morte após a menopausa, o que agrava as perspectivas em um futuro bem próximo pelo envelhecimento e adoecimento da população feminina no Brasil.
“Na maioria das vezes, as doenças cardiovasculares podem ser prevenidas por ações de saúde pública que envolvem o controle de fatores de risco, assim como pelo manejo clínico otimizado dos pacientes. A redução das doenças cardiovasculares em mulheres no Brasil, é uma tarefa complexa, que depende de inúmeros agentes e de um esforço continuado, por isso a importância do Poder Público se envolver com campanhas de conscientização e prevenção”, defendeu.
Na semana da campanha, serão realizadas palestras, audiências públicas, seminários, conferências e outras ações, que visem à conscientização e à orientação sobre atividades de prevenção da saúde cardiovascular. De modo detalhado, essas atividades são relativas à educação alimentar e nutricional, com incentivo de hábitos saudáveis e redução de peso; e aos exames de prevenção e controle da hipertensão arterial.
O projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, continuará tramitando na Casa de Leis, com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias. Se aprovado segue para a sanção do Governador Eduardo Riedel (PSDB).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prédios abandonados no Jardim Santa Luzia serão revitalizados para geração de empregos
Leia Mais
Bataguassu realiza primeiro mutirão da saúde e atende mais de 850 pessoas
Leia Mais
Município de Bataguassu receberá R$ 408 mil na segunda parcela do FPM de Janeiro
Municípios