POLÍTICA
Reinaldo e Riedel se encontraram com Tebet antes de reunião tucana em Brasília
Ambos estão na Capital Federal para encontro nacional do PSDB
09/11/2022
14:29
CAMPOGRANDENEWS
JÉSSICA BENITEZ
©DIVULGAÇÃO
Já em terras brasilienses, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o chefe do Executivo eleito Eduardo Riedel (PSDB) se encontraram com a senadora Simone Tebet (MDB) pouco antes do almoço. Este foi o primeiro contato entre os novos governos, já que a emedebista faz parte da comissão de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Riedel deve assumir o Estado a partir de 1° de janeiro de 2023.
O trio sul-mato-grossense falou sobre como será a relação entre a gestão tucana e a petista e também acerca de emendas que devem ser destinadas de Brasília para cá. Embora tenha apoiado a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), Riedel vem dizendo desde o último dia 30, quando foi eleito, que manterá relação de civilidade com Lula. Conduta reforçada em entrevista à Folha de São Paulo no início da semana.
“Não acredito, sou hoje governador eleito do estado de Mato Grosso do Sul, a partir de 1º de janeiro exercendo a função, e o presidente Lula é presidente do Brasil. Nós vamos tratar absolutamente de maneira institucional a relação estado e governo federal em cima dos projetos que nós temos prestado, dessa relação que deve existir entre estado e União, do princípio federativo. Independentemente do meu apoio ao presidente Bolsonaro, o presidente Lula ganhou a eleição e será o presidente do Brasil e assim nós vamos conduzir o nosso mandato”.
Simone, que fez parte da corrida eleitoral no primeiro turno, se tornou uma das principais aliadas de Lula na segunda fase do pleito e regionalmente declarou apoio a Riedel. Sobre as emendas, o tema será discutido no período da tarde, após as 16h no horário de Brasília, quando a bancada federal tucana se reúne com o atual e o futuro governador.
Em vídeo gravado durante reunião de ambos com emedebista, a senadora fala que são 15 emendas, sendo cinco obrigatórias: Aeroportos de Três Lagoas e Dourados, Rodovias MS-419 e Sul Fronteira, além de tratar sobre segurança pública.
Além dos já citados, devem participar da reunião geral do PSDB os deputados federais Beto Pereira, Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira. A pauta foi ditada pelo presidente nacional da sigla Bruno Araújo que quer dar novo fôlego aos correligionários após a pior eleição da história à cúpula tucana.
Vale lembrar que pouco depois das convenções partidárias, em agosto deste ano, Azambuja assumiu o comando do diretório estadual e deve seguir à frente da legenda mesmo depois de terminar o mandato, agora em dezembro. Sérgio de Paula era o presidente regional e retornou à Casa Civil nesta terça-feira (8).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receitas para vencer uma eleição
Leia Mais
PGR rejeita delação de ex-presidente do BRB por falta de informação inédita
Leia Mais
Porto de Itajaí recebe navio da BYD com mais de 7,2 mil veículos
Leia Mais
Lula pede pacto contra feminicídio em Ponta Porã e cobra reação à violência contra mulheres em MS
Municípios