TCE-MS
Tribunal faz reunião para debater TAG do transporte público
09/11/2022
14:25
OLGA CRUZ
©DIVULGAÇÃO
O encontro realizado terça-feira, 8 de novembro, reuniu no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul os conselheiros Waldir Neves, Ronaldo Chadid, Márcio Monteiro e Osmar Jerônymo, com os representantes da AGEREG, SEFIN, MPE-MS e do Consórcio Guaicurus, para discutir sobre o não cumprimento de algumas cláusulas contidas no TAG - Termo de Ajustamento de Gestão do Transporte Público, firmado em novembro de 2020.
Na reunião, o relator do processo, conselheiro Waldir Neves, afirmou que por estar atento à situação que envolve o transporte público e o cenário atual econômicos pós-pandemia, atendeu à solicitação feita pelo Consórcio Guaicurus para discutir a situação do reequilíbrio econômico financeiro do contrato.
“O TAG firmado em 2020 é um mecanismo criado pelo TCE-MS para facilitar a solução dos problemas encontrados no transporte público de Campo Grande. Com isso, verificamos que das 18 Cláusulas presentes no termo, somente 5 delas foram cumpridas pela Concessionária, com destaque para a Cláusula Quinta, que trata do Reequilíbrio Econômico”.
Para o conselheiro, é preciso que o Consórcio e a Prefeitura encontrem juntos uma solução, e lembrou, que o TCE-MS é o pioneiro na criação do Termo de Ajustamento de Gestão. “Somos exemplos para os demais Tribunais de Contas do País, e como órgão de controle, o Tribunal de Contas tem que cumprir com o seu papel fiscalizador“, pontuou.
No encontro, o Consórcio Guaicurus, comprometeu-se em procurar soluções para cumprir com os demais pontos e em conjunto com a Prefeitura de Campo Grande apresentar as soluções até o próximo dia 20 de novembro.
Participando da reunião, o diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (AGEREG), Odilon de Oliveira Júnior, destacou que a reunião foi satisfatória e não descartou a possibilidade de um reajuste do passe de ônibus para o ano que vem. “Atualmente quem paga é o consumidor e essa remodelagem do sistema de transporte público é necessária para dar continuidade ao serviço. Até o dia 20 de novembro, nós, AGEREG e Consórcio Guaicurus, enviaremos por escrito ao TCE-MS e ao MPE-MS, as novas datas em 2023 para que as cláusulas restantes possam ser cumpridas”, revelou.
Participaram também da reunião, a Secretária de Finanças e Planejamento do Município de Campo Grande (SEFIN), Márcia Helena Hokama, o procurador de Justiça do MPMS, Aroldo José de Lima, e ainda, técnicos do TCE-MS e do Ministério Público de Contas (MPC).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios