ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputados aprovam projeto que prevê orçamento de R$ 22 bilhões para 2023
Lei de Orçamento Anual e Plano Plurial Anual foram aprovados em 1ª votação e ainda podem sofrer emendas
01/11/2022
11:50
Silvia Frias e Gabriela Couto
©FRANCISCO BRITTO
Deputados estaduais aprovaram, em primeira votação, a PPA (Plano Plurianual) e a LOA (Lei Orçamentária Anual), com estimativa de orçamento de R$ 22,030 bilhões para 2023, o que representa alta de 19,24% em relação ao calculado em 2022, que foi de R$ 18,475 bilhões.
Os projetos foram aprovados por unanimidade, por 20 votos, em sessão na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).
O projeto da LOA deve ser elaborado de forma compatível com o Plano Plurianual e com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). No total, a proposta de orçamento em 2023 é de R$ 22.030.788.200,00, sendo R$ 15.755.164.700,00 do orçamento fiscal e R$ 6.275.623.500,00 do orçamento da seguridade social (saúde, previdência e assistência social).
Cabe à Lei Orçamentária Anual prever receitas, fixar despesas e indicar programas e ações que serão realizados naquele ano. O documento informa projetos, atividades e operações especiais, com suas fontes de recursos.
A votação seguiu o calendário publicado pela Assembleia Legislativa. Os deputados devem oferecer emendas de 11 a 15 de novembro, mas o deputado estadual Gerson Claro Dino, que presidiu a sessão, diz que a intenção é antecipar para o fim deste mês a votação da redação final do projeto.
Pelo calendário anteriormente previsto, os projetos da PPA e da LOA devem entrar na ordem do dia para 2ª votação no dia 30 deste mês, com votação da redação final no dia 1º de dezembro.
Votação – Além da PPA e do LOA, outros três projetos foram aprovados na sessão e seguem para sanção do governo: o de autoria do deputado Evander Vendramini (PP), que obriga as operadoras de planos de saúde a considerarem, após o prazo de 30 dias do nascimento, o neonato submetido a tratamento terapêutico como dependente do titular do plano de seguro saúde. O de Lucas de Lima (PDT), institui o Agosto Azul e Vermelho como mês da conscientização sobre a saúde vascular e de Mara Caseiro (PSDB), que concede Comenda do Mérito Legislativo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Receitas para vencer uma eleição
Leia Mais
PGR rejeita delação de ex-presidente do BRB por falta de informação inédita
Leia Mais
Porto de Itajaí recebe navio da BYD com mais de 7,2 mil veículos
Leia Mais
Lula pede pacto contra feminicídio em Ponta Porã e cobra reação à violência contra mulheres em MS
Municípios