COSTA RICA
1ª Feira Lilás vai oferecer 3 oficinas de capacitação para mulheres do Município
12/08/2022
10:30
ASSECOM
Acontece no próximo sábado (13), a partir das 8 horas na praça Manuel Romoaldo Gonçalves (praça Central), a 1ª Feira Lilás de Costa Rica. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, com apoio da Casa do Trabalhador e Câmara de Vereadores, e contará com três oficinas de capacitação.
Conforme a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Costa Rica, Márcia Alves, o evento faz parte das ações do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
“Mais do que mobilizar e conscientizar, a Feira Lilás vem com a proposta de capacitar as mulheres. Serão ofertadas oficinas com cursos variados, que podem contribuir na geração ou complemento de renda, promovendo o empoderamento econômico e social das mulheres inclusive como porta de saída da violência doméstica para algumas delas”, explica a secretária.
A 1ª Feira Lilás contará com oficina de Cenografia de Festa infantil, oficina de Saboaria (produção artesanal de sabão) e oficina de Arte Coquedama (flores macramê). Todas as capacitações são gratuitas, para maiores de 16 anos e terá certificado de participação.
Além das oficinas, a Feira Lilás também trará exposições, apresentações culturais, vendas de artesanatos, doces e outros produtos artesanais.
Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás foi instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Inteligência da PM do DF monitora convocações para atos na Papudinha após decisão do STF
Leia Mais
Tarcísio admite ruídos com clã Bolsonaro, reforça apoio a Flávio e defende união da direita para 2026
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad articula apoio no Congresso para destravar acordo Mercosul–União Europeia e garantir até R$ 5 bilhões ao agro
Leia Mais
Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda-feira
Municípios