MEIO AMBIENTE
Santa Rita do Pardo realiza evento para recolher resíduos eletroeletrônicos e pilhas
Ação que acontece no dia 25 de junho, vai reciclar aparelhos e pilhas sem condições de uso
22/06/2022
09:15
ASSECOM
©Ângelo Baima
O município de Santa Rita do Pardo (MS), recebe no dia 25 de junho (sábado), um ponto de coleta especial para descarte de resíduos eletrônicos. A ação é promovida pela Prefeitura Municipal e pela Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil.
A população poderá descartar eletroeletrônicos de uso doméstico que já não possuem mais utilidade, como computadores, impressoras, telefones, geladeiras, TVs, carregadores, pilhas gastas e outros (acesse a lista completa aqui). Basta levá-los na área de lazer, localizada na rodovia MS 040, sentido Brasilândia, próximo ao corpo de bombeiros, das 17h às 22h.
Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou apenas em 2019 mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos. Menos de 3% disso foi reciclado no país. A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo.
Reciclagem de REEE - O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os nossos aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Como sabemos, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.
Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site Eletrônico Não É Lixo é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos. No portal do movimento também é possível baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.
Serviço
Dia: 25 de junho
Horário: 17h às 22h
Local: Área de lazer, localizada na rodovia MS 040, sentido Brasilândia, próximo ao corpo de bombeiros
Redes sociais: Eletrônico Não é Lixo
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula e Janja participam da romaria fluvial do Círio de Nazaré em Belém
Leia Mais
Zé Teixeira defende que cuidado paliativo não é eutanásia e destaca importância da abordagem humanizada
Leia Mais
Isa Pereira Nunes destrona Francielle Mattos e conquista título histórico na categoria Wellness do Mr. Olympia 2024
Leia Mais
Wesley Batista defende desburocratização para crescimento do Brasil
Municípios