DOURADOS
Saúde disponibiliza vacina meningocócica C (conjugada) para as crianças não vacinadas até 10 anos
Também poderão se vacinar os trabalhadores da saúde
21/06/2022
15:50
ASSECOM
@Arquivo Assecom
A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização, informa que a vacina meningocócica C (conjugada) está disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município para as crianças e os adolescentes até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade não vacinadas, além dos trabalhadores da saúde.
“Temos duas vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde, que é a meningocócica C e a meningocócica ACWY por faixas etárias diferentes. O que vem sendo observado é que devido a baixas coberturas vacinais, desde 2016, piorando com a chegada da pandemia, é um aumento do adoecimento de inúmeras crianças e jovens em relação a doenças meningocócicas. Por isso, entendendo a necessidade de vacinação e de coibir o aumento da doença, o Ministério da Saúde amplia a oportunidade da vacina contra as doenças meningocócicas”, explica Edvan Marcelo Marques, responsável pelo Núcleo de Imunização.
Apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe.
Portanto, a única forma de controlar a doença meningocócica é manter elevadas as coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes.
Para vacinar é preciso apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto.
As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump embarca para Israel e afirma que reféns “podem ser libertados antes do previsto”
Leia Mais
Alexandre de Moraes é ovacionado em show de Alcione em Brasília aos gritos de “sem anistia”
Leia Mais
WhatsApp Web é usado em novo golpe que invade computadores e rouba contas bancárias
Leia Mais
China reage ao novo tarifaço de Trump e ameaça retaliar: “Não temos medo de brigar”
Municípios