ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
"O objetivo é reverter a organização atual dos concursos públicos", ressaltou Kemp
Kemp apresentou projeto que veda a eliminação de candidatos fora da quantidade disponível nos certames
21/06/2022
12:45
CHRISTIANE MESQUITA
deputado estadual Pedro Kemp (PT)
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) defendeu nesta manhã (21), durante a sessão plenária mista da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 177/2022, que proíbe a eliminação de candidatos fora da quantidade de vagas disponíveis em concursos públicos estaduais. “A matéria atende anseio de grande parte de pessoas que se submeteram a concursos públicos nos últimos anos aqui em Mato Grosso do Sul e ainda estão em processo de realização de concursos, e há uma insatisfação da forma com que o Governo do Estado vem organizando e estabelecendo as várias fases do concurso”, relatou.
O projeto abrange concursos em andamento e os que se encontram no prazo de validade ou de sua prorrogação. “Para que candidatos que tirarem a nota mínima tenham o direito de fazer a segunda fase e compor um quadro de reserva, com pessoas aprovadas. O que acontece atualmente é que apenas aquele quantitativo que conseguiu a nota mínima realiza a prova da segunda fase, os demais são todos eliminados, é uma injustiça com os candidatos e ineficiência na Administração Pública", destacou.
Pedro Kemp citou o exemplo de alguns certames ocorridos em Mato Grosso do Sul. "Entre os exemplos estão os últimos concursos para o Corpo de Bombeiros Militar [CBBMS], Polícia Militar [PMMS], e o de professores da Rede Estadual de Ensino [REE], em que a maioria foi eliminada, sem ter a chance de fazer a prova de segunda fase. Como resultado da metodologia do Estado, em pouco não haverá quantitativo para substituição das vagas dessas classes", argumentou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Filho diz que matou a mãe em Glória de Dourados após ser impedido de sair para comprar drogas
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Municípios