CAPITAL
Sábado é de plantão de vacinação contra gripe e covid em 4 postos
Prefeitura abriu polo itinerante de imunização contra a Influenza no bairro Amambaí
11/06/2022
07:00
ADRIEL MATTOS
©DIVULGAÇÃO
A prefeitura de Campo Grande terá plantão de vacinação contra gripe e a covid-19 neste sábado (11) em quatro unidades de saúde. O atendimento será até as 17h.
A quarta dose (D4) da vacina contra o novo coronavírus está disponível para pessoas acima de 50 anos, imunossuprimidos maiores de 18 anos e trabalhadores da saúde. Para isso, o cidadão deve ter tomado a terceira dose (D3) há pelo menos quatro meses.
Adolescentes imunocomprometidos a partir de 12 anos e pessoas maiores de 18 anos sem comorbidades podem receber a D3 caso tenham tomado a segunda dose (D2) há quatro meses, e os maiores de 18 anos imunocomprometidos, há pelo menos 28 dias.
E quem busca a segunda dose, deve observar as datas marcadas no cartão de imunização. No caso da primeira dose, a recomendação é se cadastrar no site da prefeitura. Já aquele que tomou outras doses em outros municípios também precisa se cadastrar.
Para o público de 5 a 11 anos, os locais são os mesmos. Porém, qualquer criança só será vacinada por um dos pais ou responsável legal, ou com termo de consentimento devidamente assinado e apresentação de cópia de documento pessoal.
Além disso, após a aplicação, a criança deve ficar em observação por 20 minutos. Confira os locais abaixo.
Gripe – A vacina disponível na rede pública foi atualizada e é eficaz contra o vírus “Influenza” H3N2, que circulou no ano passado e matou tantas pessoas antes mesmo do período mais crítico de contágio por vírus respiratórios. A vacina da Influenza protege contra H1N1, H2N3 e Influenza B.
Podem se vacinar idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, trabalhadores da educação, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Os locais de vacinação são os mesmos polos de imunização contra covid. Haverá ainda um ponto de vacinação itinerante na Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados, na Rua Visconde de Taunay, 345, no bairro Amambaí.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mauro Cid volta a depor no STF e reafirma envolvimento de Bolsonaro na trama golpista
Leia Mais
Bolsa Família inicia pagamentos de julho nesta sexta-feira; veja quem recebe e confira o calendário completo
Leia Mais
Barroso rebate Trump e afirma: "No Brasil de hoje, não se persegue ninguém"
Leia Mais
Bolsonaro tenta justificar reuniões golpistas com críticas ao TSE e se distancia da própria defesa no STF
Municípios