SAÚDE
Cassems realiza aula de culinária para mães de beneficiários com autismo
O tema do programa de prevenção ‘Cozinha Experimental’ da Cassems foi seletividade alimentar
06/06/2022
16:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
[Na última quinta-feira (02), a Cassems realizou mais uma edição do programa de prevenção “Cozinha Experimental”, com aulas de culinária saudável para beneficiários. Nesta edição, o tema foi Seletividade Alimentar, com um curso preparado especialmente para mães de beneficiários com autismo. Para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a dificuldade na alimentação pode ser comum, pois recebem interferência direta de estímulos sensoriais. O objetivo do programa foi repensar estratégias para uma alimentação nutritiva, prática e saborosa.
De acordo com a nutricionista Renata Loureiro, que ministrou o curso, é necessário buscar possibilidades para trazer uma alimentação rica em nutrientes e específica para pessoas com autismo. “É importante levar uma alimentação lúdica e simples, com alimentos anti-inflamatórios, evitando, por exemplo, utilizar trigo nas preparações. Então, fazemos trocas criativas, usando ingredientes como farinha de quinoa, beterraba, chuchu e abobrinha”.
Para a beneficiária Marilei Picinelli Vieira, mãe de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção de 6 anos, a Cassems é atenta às necessidades dos beneficiários. “O plano de saúde sempre tem esse olhar para nos atender e entregar os melhores serviços, sempre impecável. Eu estou encantada com o programa de prevenção, costumo ter medo de inovar na cozinha, mas participar da aula me deu coragem”.
A beneficiária Fernanda Garcia, mãe de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção de 4 anos, a alimentação de seu filho exige criatividade. “Existe a seletividade alimentar e ficamos sempre em dúvida sobre como processar os alimentos. Na correria, pode ficar mais difícil. Hoje, a nutricionista ensinou alimentos do dia-a-dia, fáceis de fazer e nutritivos. Estou com sede de aprender mais para cozinhar para o meu filho”.
Cozinha Experimental
Lançada em março de 2012, juntamente com a inauguração do Centro de Prevenção em Saúde, em Campo Grande, o programa de prevenção “Cozinha Experimental” já realizou mais de 150 cursos e atendeu mais de 2 mil beneficiários. Inicialmente, o programa possuía uma concepção mais formal, um pouco diferente do que se tornou hoje. Além de apresentar alternativas diferenciadas para uma alimentação mais saudável, os encontros buscavam superar a ideia de que a culinária nutritiva não poderia estar alinhada com preços acessíveis, sabores e tradicionalidade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sidrolândia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol; MS soma cinco casos em investigação
Leia Mais
Caiado e Ciro Nogueira trocam críticas e expõem divisão da direita rumo a 2026
Leia Mais
Hungria recebe alta após suspeita de intoxicação por metanol em Brasília
Leia Mais
Caravina quer assumir comando do PSDB para evitar extinção da sigla em Mato Grosso do Sul
Municípios