COSTA RICA
Secretaria de Saúde apresenta números de atendimentos da campanha Março Lilás
07/04/2022
17:25
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta quinta-feira (7) o balanço final com o número de atendimentos realizados durante a campanha Março Lilás. O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher e a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
Conforme a Secretaria, todas as Unidades de Saúde, inclusive na zona rural, aderiram à campanha e funcionaram em horário alternativo para atender a comunidade, possibilitando à todas as mulheres realizar testes rápidos e exames preventivos (conhecido como Papanicolau). Também foram realizadas palestras, consultas, rodas de conversa, além de sorteios de brindes para as mulheres que participaram da campanha.
De acordo com o balanço, foram realizados 101 exames preventivos,24 testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B E C), 86 atendimentos psicológico em grupo, 9 vacinas e 17 consultas de enfermagem.
O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. É causado pela infecção persistente por alguns tipos do HPV (Papilomavírus Humano). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes, entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
“A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais, além do uso de preservativo”, relembrou o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird.
Vale ressaltar que o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer, e que as Unidades de Saúde estão prontas para coleta deste tipo de exame durante todo o ano.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tarifaço: delegações do Brasil e dos EUA iniciam negociações na Malásia após encontro entre Trump e Lula
Leia Mais
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro presidente octogenário em exercício no Brasil
Leia Mais
Empresas da Rota Bioceânica vão construir novo plenário da Assembleia Legislativa de MS
Leia Mais
Lia Nogueira acompanha governador Eduardo Riedel em entregas e lançamentos de obras em Dourados
Municípios