ELEIÇÕES 2022
PT retira o nome de Zeca da corrida eleitoral ao governo do Estado
Nota foi publicada pelo partido na manhã desta quarta-feira afirmando que novo nome será apresentado
06/04/2022
10:55
CAMPOGRANDENEWS
GABRIELA COUTO
Zeca do PT ©Kísie Ainoã/Arquivo
A diretoria executiva estadual do PT (Partido dos Trabalhadores) publicou nota informando que o ex-governador José Orcírio Miranda, o Zeca do PT, retirou sua pré-candidatura ao governo do Estado por motivos pessoais.
Conforme o documento, o partido confirmou que, nos próximos dias, irá apresentar um novo nome para pré-candidato a sucessão estadual. A expectativa é que uma série de conversas internas ocorram durante esta semana e uma coletiva de imprensa seja convocada para anunciar o futuro do partido para as eleições de outubro deste ano.
"Durante os últimos meses, conseguimos construir chapas representativas para deputadas e deputados estaduais e federais, temos três pré-candidaturas ao Senado, iniciamos a elaboração do nosso Programa de Governo, e estamos num forte processo de mobilização com os nossos encontros regionais e a criação dos comitês populares de luta e resistência, demonstrando a força e a disposição da nossa militância", assinou o presidente do partido, Vladimir Ferreira.
Dentre os motivos para manter um representante na disputa, está a necessidade de uma aliança no campo progressista, democrático e de esquerda, para garantir um palanque forte ao projeto nacional da eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Reafirmamos portanto, que o PT irá apresentar uma pré-candidatura ao Governo do Estado, que será construída com diálogo e serenidade, sabendo da nossa responsabilidade em contribuir para o fim do retrocesso por qual passa o nosso País e também de apresentarmos novamente um projeto inovador, popular e democrático para o Mato Grosso do Sul."
A reportagem entrou em contato com o presidente da sigla, que revelou detalhes do pedido. "Fui informado pelo deputado federal Vander Loubet que o Zeca pediu para retirar o nome dele para cuidar das questões jurídicas e porque está com uma consultoria. Mas ele sinaliza que pode ser candidato a deputado. Vamos continuar conversando para ter um candidato neste ano", afirmou o Vladimir.
Zeca chegou a atender a reportagem hoje cedo e disse que não estava sabendo. "Então, me tiraram", revelou. Em seguida, disse que estava brincando e que não poderia falar por estar em uma reunião.
O ex-governador retornou e confirmou que tomou a decisão após muito tempo pensando. "Não posso continuar segurando o PT por conta da indefinição para a disputa do governo. Eu não tenho estrutura nenhuma. É caro uma campanha dessas. Tenho uma pendência judicial, sem prazo para sair. Uma verdadeira injustiça. É muito ruim para o PT, para mim e para nossa militância ficar nessa situação. Já tenho 72 anos, não posso entrar numa aventura e sair devendo, como vou pagar depois?". Ele afirmou que se até o prazo permitido for considerado elegível vai disputar na chapa proporcional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump faz ameaças a Cuba, defende fim do regime e sugere Marco Rubio como futuro presidente da ilha
Leia Mais
Papy articula consenso na Câmara para buscar saída legal ao impasse do IPTU em Campo Grande
Leia Mais
Morre em Natal a atriz Titina Medeiros, de “Cheias de Charme” e “No Rancho Fundo”, aos 49 anos
Leia Mais
Barbosinha participa da apresentação da nova unidade móvel do Hemosul nesta segunda-feira em Campo Grande
Municípios