Prefeitura abre Refis para recuperar R$ 40 milhões dos contribuintes
Programa segue até 10 de maio com descontos de 100% para pagamentos à vista e 30% em 12 vezes
21/03/2022
10:00
CAMPOGRANDENEWS
Gabriela Couto e Cleber Gellio
Central do IPTU nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (21) ©Cleber Gellio
Desde às 8h a Central do IPTU, localizada na rua Arthur Jorge, 500, no Centro de Campo Grande recebe os contribuintes para a primeira edição do Refis de 2022. O atendimento presencial no anexo ao lado da Prefeitura segue até às 16h. A expectativa era atender 700 pessoas nesta segunda-feira (21).
Segundo a chefe da divisão de arrecadação, Djanira Magalhães, só nas primeiras horas foram 60 senhas de atendimento distribuídas. "Acredito que a horas que for divulgado na imprensa a procura deve aumentar. Até amanhã devem chegar pelos Correios nas casas das pessoas 244 mil notificações de débitos com o municípios. Deste 174 mil são só do IPTU", afirma.
A Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças) o montante a receber é de R$ 40 milhões. Não foi divulgado a expectativa de quanto o Refis poderá devolver aos cofres públicos.
Os descontos têm as seguintes regras: no pagamento à vista 100% de desconto do juros e multa; para parcelamentos em 6 vezes são 75% de desconto nos juros e nas parcelas de 12 vezes o desconto é de 30%.
Já para aqueles que já negociaram a dívida no passado e não conseguiram cumprir com seus pagamentos, há a possibilidade de renegociar. Se o pagamento for à vista, o desconto é de 20% nos juros. Para parcelamento em seis vezes e desconto de 10% e para 12 vezes, o desconto é de 0,5%.
O pagamento tanto à vista, quanto no cartão de crédito pode ser feito no local. Mas os descontos também podem ser adquiridos pela internet. No site da prefeitura é possível renegociar a dívida sem sair de casa. Vale lembrar que em caso de negociação em nome de terceiros é necessário uma procuração.
Não agradou - Para os primeiros contribuintes que foram até o local, os descontos do Refis não agradaram. A pensionista Nadir Alves, 69 anos, foi tentar renegociar a dívida dos impostos de 2019, 2020 e 2021. Moradora do bairro Guanandi, a idosa já havia feito uma negociação anterior, pagando R$ 300 de entrada mais 11 parcelas de R$ 293, com 0,5% ao mês.
"Eu consegui renegociar com 12 parcelas de R$ 295 sem 0,5% de juros ao mês. Eu ganho R$ 1mil de pensão e mesmo assim fica pesado para mim quitar essa dívida. Vou ver se tem uma outra condição melhor", lamentou.
O aposentado Osmar Crispa, 78 anos, também não gostou da proposta, mas pagou. Recebendo apenas R$ 1,6 mil de aposentadoria ele quitou a dívida de IPTU desde 2016 por R$ 2 mil.
"Estou indo embora para o Paraná e tinha essa casa no bairro Vida Nova. Não é nem de 40². Consegui vendê-la e com o dinheiro paguei os impostos atrasados. Deu a metade do valor que ficaria, mas pra mim que recebo uma aposentadoria pequena fica difícil. A gente devia ter isenção disso", comparou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vini Jr. decide de novo, Brasil vence a Escócia e avança em primeiro no Grupo C
Leia Mais
Londres Machado se emociona ao se despedir da filha Grazielle em Campo Grande
Leia Mais
Michelle Bolsonaro diz que foi humilhada por Flávio em disputa interna do PL
Leia Mais
Jaques Wagner se afasta da liderança do governo no Senado após operação da PF
Municípios