Dia da Mulher: Cassems é uma empresa que valoriza a liderança feminina
Na Caixa dos Servidores, líderes mulheres estão presentes em todos os cargos de trabalho
07/03/2022
18:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A liderança feminina é essencial para estabelecer a igualdade de gênero dentro de uma empresa e, assim, contribuir para a igualdade na sociedade. A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) valoriza a força de trabalho feminina e isso reflete no cotidiano da empresa. No plano de saúde, 74% dos colaboradores da são mulheres, nas mais diversas áreas de atuação e, inclusive, em posições de confiança. Toda a construção de um ambiente profissional mais igualitário, diverso e inclusivo tem a capacidade de gerar resultados que vão muito além do aspecto financeiro.
Maria Antônia Rodrigues é diretora financeira da Cassems e foi uma das grandes contribuintes para a fundação do plano de saúde, que hoje é um dos maiores do país. Graças ao trabalho assíduo dela e de outras mulheres, a história da assistência à saúde em Mato Grosso do Sul foi revolucionada. Maria fala sobre o papel das mulheres na construção da Caixa dos Servidores.
“Na Cassems, a liderança feminina sempre foi muito valorizada. Tanto que somos maioria nas diretorias, temos uma superintendente mulher, muitas de nós ocupam cargos nas gerências e coordenações. São mulheres que desempenham seus papeis com muita competência e eficácia. A liderança feminina é essencial para um adequado desenvolvimentos social e econômico da empresa”.
De acordo com a diretora financeira, a presença feminina esteve presente em todas as grandes decisões e debates para fundação da Cassems. “Juntamente dos servidores públicos de Mato Grosso do Sul, acreditamos na construção de um plano de saúde capaz de resgatar a dignidade, o respeito e a confiança dos trabalhadores do estado”.
Maria Antônia explica que o estudo foi fundamental para o desenvolvimento da sua carreira. “Desenvolver um trabalho de destaque na diretoria de finanças da Cassems é uma responsabilidade imensa, mas tenho uma equipe muito séria e competente e dialogo constantemente com as lideranças, com apoio e respeito. Sempre busquei e sigo buscando estudar, fiz o curso de direito, administração hospitalar, frequento palestras para aumentar meu conhecimento e habilidades, pois sei que me será útil em algum momento”.
A diretora de Clientes da Cassems, Jucli Stefanello, também compartilha a sua história. Ela foi criada na fazenda e iniciou a sua carreira ainda na juventude, na expectativa de ter autonomia financeira. “Desde muito menina, eu sempre gostei de desafios e inovação. Então, preparei a minha sala de aula com 17 anos e isso marcou muito a minha vida. Minha família era da roça e eu queria ter minha independência, ganhar meu próprio dinheiro. Então, conversei com meu pai e comecei a trabalhar em uma escola perto da lavoura que ele trabalhava. Também, dava aula dentro de uma igreja, para alunos de 3ª e 4ª série”.
Com força de vontade para trabalhar, Jucli também buscou nos estudos um caminho para aprimorar os conhecimentos. “Depois de casada e já com uma filha, fiz Pedagogia, pós graduação em Administração Escolar e, depois, fiz o curso de Direito e pós em Gestão Empresarial e Recursos Humanos”.
A atuação firme e presente de Jucli nos sindicatos de profissionais do estado lhe deu experiência e destaque para atuar na Cassems. “Trabalhei no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação, na defesa da classe de professores e, logo, veio o projeto para construir a Cassems. Buscamos crescer e trabalhar em prol dos beneficiários e da valorização da empresa. Hoje, estou muito contente com os resultados e frutos colhidos”.
Atualmente, a diretora de Clientes é vice-presidente do Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (Conesp) e afirma que tem orgulho da sua trajetória. “Estou sempre disposta a buscar mais e servir de exemplo para as mulheres que, assim como eu, saírem da roça em busca de novas oportunidades. A gente pode desbravar o mundo e fazer a diferença”.
Na Cassems, Jucli também conduz o “Núcleo de Experiência do Beneficiário”, um grupo formado por colaboradores do plano de saúde que filtram as críticas e sugestões dos beneficiários em espaços como ouvidorias, redes sociais e “fale conosco” para aprimorar o atendimento e melhorar a experiência dos clientes. “Tenho muito orgulho do trabalho que fazemos no núcleo. Realizamos encontros com lideranças do estado inteiro, atendentes do município, a gente faz a nossa voz ecoar por todo Mato Grosso do Sul”.
Para que mulheres tenham espaço de destaque e liderança na Caixa dos Servidores, o setor de Gestão de Pessoas precisa estar alinhado à valorização da igualdade de gênero. Por isso, Vanessa Trivellato, gerente de Recursos Humanos da Cassems, salienta que gerir profissionais é considerar as diferenças entre os indivíduos. “Temos que potencializar o desenvolvimento de lideranças de sucesso. Possibilitar um ambiente diverso é permitir qualidade de vida e das relações interpessoais, garantindo satisfação profissional e pessoal e gerando resultados positivos para o negócio, para os beneficiários e a sociedade. Respeitar a diversidade é garantir os valores e a perenidade de nossa organização”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel lamenta morte do Papa Francisco e destaca seu legado de fé e inclusão
Leia Mais
Nelsinho Trad lamenta morte do Papa Francisco e relembra construção da Praça do Papa em Campo Grande
Leia Mais
Camapuã entra no radar para extração de gás natural com estudo sísmico na Bacia do Paraná
Leia Mais
NOTA DE PESAR - Papa Francisco
Municípios