Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Música regional – Ana Cabral fala dos seus 12 anos de carreira no MS 

Reforça a importância de mais espaço para as mulheres no cenário artístico cultural 

07/03/2022

17:40

ALESSANDRA PAIM

©DIVULGAÇÃO

Com uma voz incomparável Ana Cabral conquistou o público tocando MPB e fazendo releituras e covers de grandes nomes dentro da música brasileiraCampo-grandense, ela cresceu ouvindo o nosso repertório raiz como a polca paraguaia, chamamé, guarânia, rasqueado. Mas o gosto musical foi mais tendencioso para a Música Popular Brasileira que fez a artista construir a sua própria identidade musical. Com 12 anos de carreira no Estado Ana Cabral participou de festivais como o Festival Nacional Ela por Elas para representar o MS na categoria Musica Popular Brasileira. O festival deu visibilidade na carreira da artista com convites para shows em outros Estados tendo a oportunidade de expandir seu trabalho musical. Ana foi a idealizadora do evento I ELLAS FESTIVAL foi um evento criado para dar espaço e divulgação para as mulheres dentro do cenário musical e em outras artes também. Em 2013 grava um DVD ao vivo, com 10 músicas onde faz uma releitura com obras de compositores locais. Em 2016 compõe a música Roxa Flor que ocupa a sexta faixa do DVD comemorativo “Lei Maria da Penha” que retrata a realidade da mulher e qualquer tipo de violência contra a mulher. A musicista também é membro da Academia de Letras de MS, pelo seu trabalho de divulgação da cultura local. Ana Cabral conta que teve muita dificuldade de compor e foi no período da pandemia que despertou esse lado de fazer autorais: “Vem”, “Tempestade”, “O espelho”, “Tua Chegada”, “Dois de Fevereiro”. Para a homenagem do dia Internacional da Mulher, amanhã dia 08/03. Ana Cabral e banda junto com Juci Ibanez e banda farão um show maravilhoso na FETEMS às 19h. No endereço - rua 26 de agosto 2288. Ana muito obrigada pela entrevista concedida e sucesso na carreira musical e pela luta de mais espaços para o universo musical feminino poder divulgar seus trabalhos dentro da arte em geral!  

Segue a entrevista na íntegra! 

Expressando com Alessandra - Quem é Ana Cabral? 

Ana_ é uma cantora, compositora, violonista natural de Campo Grande MS. filha de Sebastiana Maria Cabral natural de Coxim. MS e de Gonçalves Delmondes Oricori, PE. 

 Expressando com Alessandra - Qual o estilo musical? 

Ana_ o estilo que mais toco, que eu mais apresento é a música popular brasileira. Porém, nos seus mais variados ritmos; eu tento buscar a MPB com a letra, com a harmonia, com a melodia, mostrando essa riqueza do Brasil. Essa mistura dos ritmos junto com as letras. 

Expressando com Alessandra - Quais os integrantes que compõem junto com Ana Cabral? 

Ana_ José Ribamar baterista, Marcondes contrabaixista, Juliana Amaral violonista, William Nogueira guitarra, Maria Rita teclado. Já a banda que formamos feminina, A Quintetas é formada pela Afro Jazz Jessica Candido, Ale Moura, Natalia Zieh . Maria Rita e Ana Cabral.  

Expressando com Alessandra - Qual o repertório musical? 

Ana_ eu busco contar uma história dentro desse show tendo começo meio e fim. Sempre com uma ideia de passar uma mensagem positiva pro público ou não (risos...). Eu acho que temos essa função, a galera da arte, tem essa coisa de colocar o público pra se questionar, pra refletir os tempos. Eu vou pensando e vou construindo essa história dentro do show, eu busco colocar no repertório músicas de vários autores de renomes nacionais e regionais e da minha autoria também. 

Expressando com Alessandra - Influências musicais, incluindo os regionais

Ana_ as minhas influências são inúmeras vou citar alguns: Caetano veloso, Gal Costa, Cassia Eller, Emilio Santiago, Maria Betânia, Belchior, Luiz Melodia, Chico Cesar e muitos outros. E regionais: Geraldo Espindola, Almir Sater, Maria Cláudia, Marcos Mendes, Ju Souc ... tem tantos... 

 Expressando com Alessandra - Autorais e releituras 

Ana_ autorais: eu tive muita dificuldade de destravar isso em mim, eu achava que não dava conta de compor algo que me agradasse e ao público também. No período da pandemia eu produzi muito, compus diversas letras/músicas e dentre elas destacam-se: “Vem”, “Tempestade”, “O espelho”, “Tua Chegada”, “Dois de fevereiro”. E foi um período que eu pude destravar esse lado, até então, eu fazia apenas releituras e covers e até criando uma identidade nessas releituras das músicas já conhecidas.  

Expressando com Alessandra - Ana fale um pouco a respeito da música “Roxa Flor”. 

Ana_ a música Roxa Flor ela foi idealizada para um concurso, no caso a Lei da Maria da Penha. Esse concurso era de combate a violência contra a mulher. Esse era o tema, e tínhamos que desenvolver uma letra e música de acordo com esse tema, ele ia concorrer a um prêmio e além disso, as 20 primeiras composições iam fazer parte de 1 DVD comemorativo daquele ano (2016) apoiado pelo Banco Mundial e ONU Mulheres e a minha música acabou entrando nesse DVD. 

Expressando com Alessandra - CDS/DVDS. 

Ana_ em 2013 fui convidada a gavar um DVD e um CD no caso uma gravação de DVD ao vivo. Eu aproveitei esse trabalho para fazer uma homenagem a todos os artistas daqui da terra, que são minhas referências também. Fizemos o lançamento no SESC e dividimos o palco com o Geraldo Espindola, um show muito bonito. 

Expressando com Alessandra - Fale da experiencia de ter participado do Festival Nacional Elas por Elas. 

Ana_ O Festival Elas por Elas em Natal foi um convite que surgiu da Taciane, da Camila Jara daqui de Campo Grande. E esse convite surgiu pra representar o Estado de MS com a música. Foram 03 dias de uma experiência fantástica, tive com diversos artistas de renomes nacionais. Sou muito grata por ter participado desse evento tão rico e importante pra questão da nossa ocupação, da nossa identidade. Levar a nossa marca do nosso Estado pra outro lugar e receber essa troca também de lá pra cá. Pra mim foi muito valioso. 

Expressando com Alessandra - Shows dentro e fora do MS. 

Ana_   eu tive trabalhos que enriqueceram muito a minha bagagem. Quando eu conheci a Conceição Leite que é diretora de teatro me convidou pra gente circular com o espetáculo dentro do Estado. E era mais ou menos umas umas 70 apresentações e eu acabei conhecendo o Estado tocando e cantando nos espetáculos e adquirindo uma experiência tão rica valiosa pra minha bagagem artística. Eu só fiquei mais apaixonada e encantada com o mundo das artes que juntou teatro e música ainda assim eu pude conhecer o meu próprio Estado. E a partir dai eu comecei a ter convites pra tocar fora do nosso Estado. Eu fui pra Bahia, RN, Brasília, Curitiba e tudo isso sou muito grata ao teatro a contação de história a musicalização infantil que também foi uma forma de abrir as portas e os caminhos pra Ana Cabral musicista.     

Expressando com Alessandra - Ana Cabral no MS. 

Ana_ MS é a minha casa é onde está a minha família, meus amigos, a minha raiz, as minhas influências e referências. As belezas naturais do Pantanal. O lugar onde cresci, acertando errando amadurecendo, o lugar que tive diversas oportunidades. É um lugar se eu tiver que sair daqui um dia, eu levarei sempre na minha bagagem e no meu coração.  

Expressando com Alessandra - Qual a música mais pedida pelo público nos shows? 

Ana_ as pessoas costumam pedir a tocar Dominguinhos. Acredito que num futuro bem próximo, as pessoas vão passar a conhecer as minhas músicas e vão pedir pra Ana Cabral tocar as suas autorais. 

Expressando com Alessandra - Qual foi o momento mais importante na vida musical de Ana Cabral? 

Ana_ tive diversos momentos que me marcaram muito. Shows que fiz e me emocionei muito com a presença dos amigos. Dos projetos a serem concretizados, sair do papel ir pra prática, isso é muito importante a questão da realização pessoal. Não posso citar um momento só, minha vida é marcada por grandes e bons momentos. 

Expressando com Alessandra - “I Ellas Festival”. Conte a respeito 

Ana_ O festival surgiu com o objetivo de credibilizar de estimular o trabalho produzido por mulheres. Ter as suas pautas femininas levadas em consideração, ampliando a forma de comunicação através da expressão musical. Valoriza o talento, o potencial dessas mulheres o processo de criação de cada uma delas. Ele potencializa o cenário artístico musical da cidade, que foi um projeto municipal e torna acessível o desenvolvimento desses trabalhos protagonizados exclusivamente por mulheres. Apoia essas artistas independes que tem a oportunidades de mostrar seus trabalhos musicais. Debate essa presença do protagonismo da mulher nas artes, destaca, da visibilidade. Essa foi a intenção do ela festival de criar um espaço de fala de comunicação através da música, mas também relacionado as artes em geral.       

Expressando com Alessandra - Ana qual a sua percepção sobre a sociedade em relação as mulheres no contexto musical? Melhorou? O que mais precisa pro destaque musical feminino possa expandir mais? 

Ana_ eu acredito que dentro do cenário artístico cultural as mulheres tem ganhando espaço, mas ainda assim não é suficiente. A gente precisa de mais oportunidades. As mulheres tem mostrado cada vez mais, uma produção fantástica, acho que o caminho seja esse, receber mais apoio, mais visibilidade. Se tivermos essa oportunidade muitas coisas vão melhorar pro acesso as mulheres dentro desse cenário e podermos ocupar de fato o nosso lugar. 

 Expressando com Alessandra Paim - Projetos futuros 

Ana_ tenho alguns projetos realizados pra esse ano. Um deles é a gravação do meu EP com 6 faixas autorais e o o 2° projeto é o retorno dos ensaios e apresentações das Quintetas. Nós somos um grupo de 05 mulheres, fazendo da música o nosso lugar de fala contra qualquer forma de opressão. 

Expressando com Alessandra - Contatos pra shows 

Ana_ (67) 99112-6191 

MENSAGEM  

“Agradeço a oportunidade e aproveito para fazer um convite pra vocês que dia 08 é do dia Internacional da Mulher faremos um show na FETEMS as 19H. Nesse dia tão importante, marcado para mais um dia de luta, que serve pra gente poder relembrar também toda a violência, a opressão e exclusão nas quais, nós mulheres estamos sujeitas histórica e diariamente. É dia da gente afirmar a importância da ocupação, da organização coletiva do combate a toda e qualquer forma de opressão e exploração pela vida de todas as mulheres. Muito Obrigada”, Ana Cabral, cantora, compositora e violinista. 

  

*Jornalismo Independente 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: