Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Abril de 2024

CULTURA - A Rosa de Fogo Cia de dança cigana se apresenta em março no Quintal da Música 

22/02/2022

16:30

ALESSANDRA PAIM

©DIVULGAÇÃO

A Cia de Dança Rosa de Fogo fará uma grande apresentação agora no dia 18 de março pra mostrar aos Sul-mato-grossenses todo o encanto e magia da dança cigana. O evento, a primeira Noite Cigana contará com diversas apresentações fomentando ainda mais a cultura e suas tradições dentro do universo cigano.  Além da dança cigana haverá também a dança flamenca apresentada pelos integrantes da Cia e convidados especiais. Há menos de 01 ano de existência a Cia já se apresentou em diversos eventos de Campo Grande: Praça Bolívia, Sarau de Segunda, Feira Cores e Sabores, Feira da Coopharádio, Praça do Peixe, Praça João Siuf (Espaço Ed & Cris) e entre outros. Com um acervo de artistas qualificados e experientes a Cia de dança se destaca na cena local com coreografias modernas e contemporâneas. O evento também contará com o grupo Sampri, com a participação do cantor Nuno Baes e também leitura de baralho cigano com Dani Sampaio. Para maiores informações do evento acessar no Facebook a página da Cia  Rosa de Fogo Cia de Dança | Facebook. A Página Expressando com Alessandra Paim entrevistou a bailarina, oraculista e integrante da Cia de Dança Rosa de Fogo, Dani Sampaio que falou tudo a respeito desse lindo projeto cultural. Dani muito obrigada pela entrevista e parabéns pela iniciativa de expandir essa linda cultura no cenário do MS. Precisamos de mais incentivos como esses para que a cultura de toda a sua forma ganhe força e destaque. Estendo os meus parabéns para toda equipe da Cia pelo trabalho incrível. Sucesso! 

Segue a entrevista na íntegra 

Expressando com Alessandra Paim - O que é a Cia de dança cigana? 

Dani_Sampaio A Cia de Dança foi formada por um grupo de amigos que estudavam a cultura cigana que integravam outro grupo, mas que decidiram obter maior autonomia e fundar um novo grupo. A Rosa de Fogo Cia de Dança. Os membros também são artistas experientes e provenientes de outras áreas profissionais e artísticas, que somam seus conhecimentos e talentos na companhia de dança, que se dedica à dança cigana, dança flamenca e dança do ventre. A Cia trabalha com essas culturas de forma tradicional, mas também com apresentações e performances mais modernas e contemporâneas. Sempre se apresenta nos mais diversos eventos e projetos culturais da cidade, além de produzir seus próprios eventos, buscando sempre construir parcerias e somar ao cenário cultural campo-grandense. 

Expressando com Alessandra Paim - Quanto tempo tem o projeto? 

Dani_Sampaio A Cia é nova e foi formada há menos de um ano (fundada em agosto de 2021), mas seus integrantes já possuem um vasto histórico artístico e bagagem cultural, além de experiência com a produção de eventos. 

Expressando com Alessandra Paim - Porque a escolha da dança cigana? 

Dani_Sampaio Pela admiração e identificação com a rica cultura cigana, que foi e é o ponto de convergência entre os membros da Cia.  

Expressando com Alessandra Paim - Quem são os integrantes que compõem o grupo? 

Dani_Sampaio Atualmente o grupo é formado por 3 membros, mas é aberto à inserção de novos integrantes! Brunno Guimarães é professor, coreógrafo e bailarino de dança do ventre há 15 anos. Estudou também outros estilos, como o street dance, tribal e flamenco. Dani Sampaio cursou teatro e pole dance em São Paulo, passou pela dança do ventre, flamenco, e atualmente é bailarina de dança cigana. Já Elenir, que possui descendência paraguaia, é também bailarina de dança cigana, com experiência na dança flamenca e na dança do ventre, e leva um pouco da cultura e essência paraguaia em suas apresentações. 

Expressando com Alessandra Paim - Qual o diferencial do grupo na hora das apresentações? 

Dani_Sampaio As performances vão desde as tradicionais até às mais modernas e inovadoras, e por isso não estão restritas apenas às músicas ciganas. O grupo expande seu trabalho com outros estilos musicais, fusões e expressões artísticas. Por exemplo: a Cia possui performances mais primitivas, com dança tribal, apresentações mescladas com a cultura paraguaia, e dança cigana artística com música popular brasileira, entre outros. A criatividade é um diferencial. 

Expressando com Alessandra Paim - Além da dança cigana a Cia também apresenta outras danças de outras culturas? Quais? 

Dani_Sampaio Sim, a Cia não trabalha apenas com a dança cigana, mas também com a dança do ventre e a dança flamenca, que também faz parte da cultura e da história do povo cigano. Esses números são apresentados também com fusões, como por exemplo, o flamenco árabe. 

Expressando com Alessandra Paim - Como foi a receptividade dos Sul-mato-grossense com a dança cigana? 

Dani_Sampaio A cultura cigana, em geral, é bem-vinda, pois desperta curiosidade, além de ser alegre, festival, mas também dramática. Os trajes coloridos chamam a atenção das pessoas, além, claro, do encanto da dança cigana. É uma cultura milenar que carrega um histórico de muita luta, tradições e que faz parte da realidade de muitas pessoas. 

Expressando com Alessandra Paim - Quais os eventos /festivais que o grupo já se apresentou? 

Dani_Sampaio Como o grupo foi criado há pouco tempo, há poucos festivais em seu histórico, mas os bailarinos já participaram de alguns festivais locais, como o Festival Canindé (onde o integrante obteve o 2° lugar na categoria Solo Masculino - Danças Típicas), Onça Pintada e Festival Dance a Vida (São Paulo/SP). 

Expressando com Alessandra Paim - Na sua opinião qual foi a melhor apresentação? 

Dani_Sampaio Sem dúvida a performance de Ruska Roma, apresentada pelo integrante Brunno Guimarães, o cigano Aarón, no Festival Canindé. 

Expressando com Alessandra Paim - Apresentações no MS e fora. 

Dani_Sampaio Festival Canindé 

Festival Onça Pintada 

Praça Bolívia 

Sarau de Segunda 

Feira Sabores e Cores 

Feira da Coopharádio 

Praça do Peixe 

Praça João Siuf 

Além de eventos privados, realizados por meio de contratação. 

Expressando com Alessandra Paim - Qual o maior desejo do grupo? 

Dani_Sampaio O maior desejo da Cia é continuar realizando seu trabalho, com cada vez mais reconhecimento, propagando a dança, a arte e a cultura por onde for, de forma inovadora, criativa e apaixonada. 

Expressando com Alessandra Paim - Projetos em andamento e futuro. 

Dani_Sampaio Atualmente a Cia trabalha na realização da primeira Noite Cigana, que será realizada dia 18 de março de 2022, em Campo Grande, em parceria com o Quintal da Música. O projeto propõe oferecer ao público uma noite colorida e encantadora de imersão à cultura cigana, em um ambiente diferenciado, com gastronomia típica, música, leitura de baralho cigano, e também diversas apresentações de dança cigana e flamenca, que serão executadas pelos integrantes da Cia e por convidadas especiais. A Cia trabalha para oferecer um evento ímpar a todos os campo-grandenses. Para os próximos meses, há a previsão de um Sarau em comemoração ao Dia Internacional do povo cigano, e também um novo evento em homenagem à padroeira do povo cigano, Santa Sara Kali, além do Espetáculo de Dança Despertar Das Rosas, pré agendado para junho. 

Expressando com Alessandra Paim - Pra quem tiver interesse na dança cigana o grupo oferece aulas para principiantes? 

Dani_Sampaio No momento, aulas particulares de Dança do Ventre e turmas de Dança Cigana a partir de junho. 

Expressando com Alessandra Paim - Qual foi a maior dificuldade que o grupo teve no começo? 

Dani_Sampaio Infelizmente muitos projetos culturais e artísticos locais, apesar de oferecerem espaço aos artistas, contam com pouca estrutura, além de não haver remuneração (cachê). A valorização dada aos artistas ainda está aquém do esperado, tendo em vista a contribuição que a arte e a cultura proporcionam às pessoas, contribuição esta que vai além da perspectiva de ser um mero passatempo ou entretenimento.  

Expressando com Alessandra Paim - Na sua visão O MS está mais preparado para eventos como esse de danças culturais? O que mais falta? Porque? 

Dani_Sampaio A arte e os artistas têm ganhado espaço, especialmente em Campo Grande, onde a Cia atua, pois é perceptível o crescimento referente ao número de projetos e eventos culturais populares, como por exemplo, as feiras realizadas nos bairros. O poder público entende essa necessidade, no entanto, é preciso desenvolver instrumentos mais democráticos para a inserção de artistas, de todos os segmentos, de todos os cantos da cidade; oferecer mais visibilidade, além de incentivar a produção cultural por meio de remuneração. 

Expressando com Alessandra Paim - Onde fica a Cia de dança cigana? 

Dani_Sampaio No momento estamos apenas com espaço disponível para criação, ensaio e reuniões referentes aos planos e projetos da Cia da Dança. A previsão de Studio aberto à novas turmas é para o mês de Junho. 

Expressando com Alessandra Paim - Momentos marcantes 

Dani_Sampaio Praça Bolívia. A Praça Bolívia é um grande evento cultural da cidade, com uma energia única que reúne diversos artistas e pessoas realmente interessadas em consumir arte e cultura, e por isso é sempre uma oportunidade especial poder performar no evento. Além de que mesmo tratando-se de artistas experientes, cada apresentação segue sendo especial. Ainda existe a adrenalina e aquele misto de friozinho na barriga com a emoção em subir no palco e apresentar um trabalho criado com tamanha entrega. 

Expressando com Alessandra Paim - Para quem tiver interesse de contratar a Cia de dança cigana qual o contato? 

Dani_Sampaio  Quem quiser contratar a Cia para apresentações de dança cigana, dança flamenca e dança do ventre, pode entrar em contato pelas redes sociais, ou diretamente com os membros, pelos contatos: 

67 - 99888-3072 (Dani) 

67 - 99253-8181 (Brunno) 

67 - 99859-7008 (Elenir) 

Expressando com Alessandra Paim - Podemos assistir as apresentações em plataformas digitais? Quais? 

Dani_Sampaio Algumas performances e apresentações estão disponíveis pelas redes sociais da Cia: Instagram @rosadefogocia e Facebook: Rosa de Fogo Cia de Dança. Pelas redes, as pessoas podem também acompanhar a agenda e programação de shows, eventos e apresentações, além de outras novidades. 

Expressando com Alessandra Paim - Quando será a próxima apresentação da Cia de dança cigana? 

Dani_Sampaio Ocorrerá no próximo dia 28/02, no Sarau de Segunda, evento Cultural realizado na Praça Cuiabá, a partir das 18h, aberto ao público. 

MENSAGEM 

“A cultura está acima da diferença da condição social. Sem a cultura e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva”, Dani Sampaio

REFERÊNCIAS DE PESQUISA 

Rosa de Fogo Cia de Dança | Facebook 

Dani Sampaio | Facebook 

Insta Yordana_cigana 

  • Jornalismo Independente

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: